Maitê Proença no Viver Fashion Mix

Uma semana para falar de moda, beleza, comportamento e, acima de tudo, debater a saúde e a força da mulher atual. Essa é a proposta da 2ª edição do VIVER Fashion Mix, uma realização do Shopping Mueller e da revista VIVER Curitiba. O evento acontecerá de 25 a 30 de outubro e terá uma programação especial, envolvendo bate-papos com especialistas, atrações culturais e a presença da atriz e escritora Maitê Proença, que virá à Curitiba, exclusivamente, para debater com o público sobre a força da mulher. O VIVER Fashion Mix integra a programação do Outubro Rosa preparada pelo Shopping Mueller, que exibe este mês a sua fachada externa totalmente iluminada na cor rosa.

A programação será aberta no dia 25, às 14h, com a ação Estúdio Rosa, um espaço em que clientes do Shopping Mueller poderão ser fotografados, declarando seu apoio à campanha Outubro Rosa. Esta ação será conduzida pelas voluntárias do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (Humsol). O espaço funcionará durante toda a realização do VIVER Fashion Mix, das 14h às 18h, no Piso Cândido de Abreu.

No dia 27, tem início um ciclo de bate-papos com especialistas, com o foco no estilo de vida da mulher atual e a conscientização do câncer de mama. As atividades acontecerão no Piso Cândido de Abreu do mall, em um espaço reservado e preparado para receber os convidados – sempre às 19h. O primeiro encontro terá a ginecologista Angela Carvalho, a life coach Tatiana Girardi e a psicóloga Eloá Andreassa, em um bate-papo descontraído sobre sexo e relacionamento.

No dia 28, a psicóloga Maria Marta Ferreira, a consultora de estilo Mariana Assad e a life coach Tatiana Girardi, guiarão uma conversa divertida sobre moda e autoestima.  A programação continua no dia 29, em um bate-papo sobre a conscientização do câncer de mama e as formas de prevenção, com a presidente do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (Humsol), Tania Mary Gomez, e o mastologista José Clemente Linhares.

E o encerramento da 2ª edição do VIVER Fashion Mix será no dia 30, em uma noite inspiradora com a presença da atriz e escritora Maitê Proença, que participará de um bate-papo sobre a força da mulher, junto com o diretor editorial da revista VIVER Curitiba, Luís Fernando Carneiro, e a life coach Tatiana Girardi. E às 20h45, os convidados poderão se divertir com a cantora e compositora Alexandra Scotti, em um pocket show de MPB.

Um pouco mais sobre o Outubro Rosa

Durante a realização da 2ª edição do VIVER Fashion Mix, das 14h às 18h, haverá também um plantão de prevenção e a distribuição de flyers informativos sobre o câncer de mama e brindes, com as voluntárias do Humsol. Elas estarão à disposição para tirar dúvidas do público – em especial das mulheres.

O objetivo do Shopping Mueller e da revista VIVER Curitiba é conscientizar o público sobre o Outubro Rosa, uma campanha de alcance mundial, realizada para orientar a sociedade, sobretudo as mulheres, sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoces do câncer de mama.

Programação VIVER Fashion Mix 2014

  • De 25 a 30 de outubro, das 14h às 18h

Ação Estúdio Rosa, conduzida pelas voluntárias do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (Humsol).

  • Dia 27 (segunda-feira), 19h

Bate-papo descontraído sobre sexo e relacionamento com a ginecologista Angela Carvalho, a life coach Tatiana Girardi e a psicóloga Eloá Andreassa.

  • Dia 28 (terça-feira), 19h

Bate-papo animado sobre moda e autoestima com a psicóloga Maria Marta Ferreira, a consultora de estilo Mariana Assad e a life coach,Tatiana Girardi.

  • Dia 29 (quarta-feira), 19h

Bate-papo sobre a conscientização do câncer de mama e as formas de prevenção com a presidente do Instituto Humsol, Tania, Mary Gomez, e o mastologista José Clemente Linhares.

  • Dia 30 (quinta-feira)

Às 19h

Encerramento do evento e bate-papo sobre a força da mulher, com a atriz e escritora Maitê Proença, o diretor editorial da revista VIVER Curitiba, Luís Fernando Carneiro, e a life coach,Tatiana Girardi.

Às 20h45

Show de MPB com a cantora curitibana Alexandra Scotti.

Serviço:

VIVER Fashion Mix

Local: Shopping Mueller | Avenida Cândido de Abreu, 127 – Centro Cívico – Piso Cândido de Abreu

Data: 25 a 29 de outubro

Telefone: 41 3074-1000

Informações: www.shoppingmueller.com.br

Torneio Imprensa abre oficialmente a XI Copa Casteval de Golf  

A CASTEVAL, especializada na construção de condomínios horizontais em Curitiba, realiza nos dias 24 e 25 de outubro (sexta e sábado) a XI Copa Casteval de Golf no Graciosa Country Club. O evento que já é tradicional em Curitiba é uma oportunidade para conhecer mais o esporte.

São 100 participantes confirmados estão competidores  do Graciosa Country Clube,  Clube Curitibano, Joinville Country  Club ,do Alphaville Graciosa e do Las Palmas Golfe. Estarão presentes os melhores jogadores de Curitiba e região.

O empresário Osvaldir Benato, um apaixonado pelo esporte, explica que o objetivo é a integração e confraternização dos participantes, alinhados à valorização da técnica e a divulgação do esporte no Estado. “São muitos anos realizando o evento em nossa capital, nosso propósito é cada vez mais dar amplitude ao golfe ”, diz.

E vem aí mais uma edição do TORNEIO IMPRENSA DE GOLF

E nesta quinta-feira (23) ocorre a abertura do evento com a realização do Torneio Imprensa, também tradicional, uma confraternização entre a Casteval e os profissionais da comunicação e em seguida será servido almoço, durante o qual, será realizada a premiação dos primeiros colocados.

TORNEIO IMPRENSA

11h às 13h30 (Jogo e almoço)

23/10 – quinta-feira

Convidados: jornalistas e profissionais do marketing

COPA CASTEVAL DE GOLF

24 E 25 de outubro

Convidados: competidores  do Graciosa Country Clube,  Clube Curitibano, Joinville Country  Club ,do Alphaville Graciosa e do Las Palmas Golfe. Estarão presentes os melhores jogadores de Curitiba e região.(e imprensa)

Nova diretoria

A AsBEA-PR (Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura do Paraná) é uma instituição que conta atualmente com 10 empresas associadas colaboradoras, entre indústrias, associações como a Base Lojas Associadas, construtoras, e prestadoras de serviços, e 72 escritórios de arquitetura associados e busca contribuir para o desenvolvimento contínuo da arquitetura, sua valorização, respeito e reconhecimento no país. Esse tripé sustenta suas atividades e orienta seus objetivos para o fortalecimento da classe e seus escritórios, um investimento que só traz benefícios aos associado e à comunidade.

Associar-se à AsBEA-PR dá privilégios tanto aos escritórios quanto às empresas parceiras. A instituição, sem fins lucrativos, oferece aos primeiros diversas parcerias e convênios de suporte a suas atividades, como com a seguradora Berkley Internacional Seguros para seguros de responsabilidade civil, além de orientar seus associados em eventuais posicionamentos jurídicos, sempre defendendo a ética e os interesses da classe. A proposta da entidade é também estimular o relacionamento, parcerias, ações benchmarking e debates sobre a profissão entre seus membros.

A instituição também mantém o relacionamento institucional com órgãos públicos, instituições privadas e públicas e universidades locais para o desenvolvimento e po,sicionamento da arquitetura na região. Promove e apoia seminários e cursos, assim como mantém seus associados atualizados por meio dos boletins Conexão AsBEA-PR e de sua página no Facebook.

“A AsBEA-PR é muito mais do que uma representação dos escritórios de arquitetura no Paraná, é um selo de qualidade e uma garantia do padrão e confiabilidade aos consumidores, tanto de seus escritórios como de empresas associadas”, explica Keiro Yamawaki, presidente da nova gestão (2014/2016) que assumiu no início de outubro. A nova diretoria reforçará a presença da entidade no estado, fortalecimento da profissão e está planejando o Fórum Internacional de Arquitetura, que acontecerá dia 11 de novembro na PUC-PR e contará com a presença de arquitetos globais renomados.

Comida na Calçada

A edição deste sábado do projeto “Comida na Calçada”, do restaurante Olivença, será temperada pelo futebol. O jogo entre Real Madrid e Barcelona, às 14h, será transmitido nos telões da casa. E do meio-dia às 16h o público pode conferir os pratos especialmente preparados no deck diante da casa: sardinhas na brasa, espetada de camarões e a bifana, sanduíche de pernil suíno. Para acompanhar, vinho na taça a R$ 5 e double chope da Way Beer (pagando um, leva outro). O “Comida na Calçada” acontece sempre no último sábado do mês. Em caso de chuva nesta data, o evento é transferido para o fim de semana seguinte.

O Olivença inaugurou em Curitiba este conceito, que já é febre em São Paulo, de servir pratos selecionados de maneira informal e descontraída na frente do estabelecimento. Seguindo a linha ibérica do cardápio do restaurante, se destacaram a bifana, feita com pernil de porco (que sai por R$ 19) e a sardinha (porção com três sardinhas por R$ 24, acompanhadas de batatas e cebola no azeite). A Espetada de Camarão portuguesa, preparada na brasa com pimentão e cebola, sairá por R$ 19. Será servida com vinagrete de pimenta Cambuci.

Serviço:

Comida na calçada do Olivença

Data: sábado, 25 de setembro – EM CASO DE CHUVA, O EVENTO SERÁ REALIZADO NO PRÓXIMO SÁBADO

Horário: das 12h às 16h

Endereço: Rua Teixeira Coelho, 255 – Batel, Curitiba, PR.

Informações: (41) 3016-9988 | www.olivencarestaurante.com.br

Alunos de Comunicação Social doam cabelos para confecção de perucas

Alunos do curso de Comunicação Social do Centro Universitário Internacional Uninter fizeram do encerramento da 4.ª Semana de Comunicação “Sacasó Uninter” um projeto solidário. Os alunos da instituição cortaram seus cabelos e os doaram para a confecção de perucas destinadas às pessoas com câncer.

A ação nominada “Cabelicidade” foi uma iniciativa da aluna do sexto período de publicidade e propaganda, Thamy Lino que, após visitar a família em São Paulo, viu a prima deixar os cabelos crescerem para doar ao projeto, que recebe doações de cabelos na capital paulista. “Tive a ideia de trazer o projeto porque tive casos de câncer na família e com amigos, e isso me toca muito”, comenta.

O projeto tem como objetivo dar esperanças às mulheres vítimas do câncer por meio de uma ação que consiste em dispor os cabelos doados para a confecção de perucas, a ponto de fazer essas mulheres se sentirem mais confiantes e dispostas a combater esse mal. A ideia foi criada há quatro anos por Silvia Vezicato, em função de uma perda familiar.

Para Thamy, que abraçou esta causa em meados de setembro de 2014, tem sido prazeroso ajudar est,as pessoas, sendo elas adultas ou crianças. A ação também sensibilizou alunas como Camila Gomes, do sexto período de publicidade, que há muito tempo mantinha as madeixas longe das tesouras. “Depois de um ano sem cortar os cabelos não poderia ter oportunidade melhor. Meus cabelos vão ser muito úteis para a autoestima de uma criança ou mulher com câncer”, diz.

A organização do “SacaSó Uninter” fez a ação no último dia de palestras, convidando alunos a cortarem e doarem seus cabelos. “O resultado foi positivo e deixa uma lição de solidariedade para todos, durante as comemorações do Outubro Rosa”, salienta Nívea Canalli Bona, coordenadora do curso de Jornalismo da Uninter.

 Instituições de Curitiba são vencedoras do Concurso Volkswagen na Comunidade 2014

A Fundação Volkswagen, que é responsável por coordenar os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há 35 anos, revelou na tarde da última sexta-feira (17/10) os dez projetos sociais vencedores da 7ª edição do concurso “Volkswagen na Comunidade”. Entre os premiados, há duas instituições de Curitiba: a Associação Sagrada Família de Nazaré e a Associação Paranaense de Reabilitação | Escola de Educação Especial Nabil Tacla.

Cada um dos projetos contemplados receberá um prêmio em dinheiro, que deve ser investido em ações de transformação social. As instituições vencedoras e finalistas também ganham um curso de Gestão de Projetos Sociais.

A cerimônia foi realizada no Centro de Treinamento da Volkswagen do Brasil, em São Paulo, e contou com a presença do vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e presidente do Conselho Curador da Fundação Volkswagen, Holger Rust, e do diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil e superintendente da Fundação Volkswagen, Dr. Eduardo Barros, da diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti, entre outros executivos e colaboradores da empresa, além dos representantes das organizações premiadas e jornalistas convidados.

Neste ano, o “Volkswagen na Comunidade” teve recorde de inscrições: foram 569 projetos indicados por 139 colaboradores da Volkswagen do Brasil que atuam voluntariamente nessas organizações. Os projetos inscritos são realizados por 372 organizações sociais, localizadas em 23 Estados brasileiros. Para concorrerem ao “Volkswagen na Comunidade”, os projetos devem ser inscritos por colaboradores da Volkswagen do Brasil, estagiários e prestadores de serviços das quatro fábricas da empresa no Brasil, da unidade do Jabaquara, do Centro de Peças e Acessórios de Vinhedo (SP) ou dos escritórios regionais de vendas e serviços financeiros da empresa.
“Por meio do ‘Volkswagen na Comunidade’, a empresa demonstra seu compromisso com o desenvolvimento social. O concurso incentiva o engajamento dos colaboradores da empresa e também reconhece a dedicação deles ao voluntariado. Os prêmios entregues às instituições permitem que elas tenham condições financeiras e conhecimento sobre a gestão para colocarem seus projetos sociais em prática com excelência”, afirma o vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e presidente do Conselho Curador da Fundação Volkswagen, Holger Rust.

“A diversidade de projetos e instituições que fazem parte do ‘Volkswagen na Comunidade’ cria uma grande oportunidade de troca de experiências entre os participantes, Fundação Volkswagen e voluntários. É um momento em que todos estão focados em fazer o bem”, diz o diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil e superintendente da Fundação Volkswagen, Dr. Eduardo Barros.

“O curso de Gestão de Projetos Sociais é um momento em que a Fundação Volkswagen oferece uma formação para as organizações. São diversos aspectos abordados: captação de recursos, estratégias d,e comunicação, discussão de casos concretos, entre outros. Acreditamos que proporcionar para as organizações essa ferramenta seja tão importante quanto o prêmio em dinheiro, pois auxilia na sustentabilidade dos projetos”, informa diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.

Prêmios do “7º Volkswagen na Comunidade”
O “7º Volkswagen na Comunidade” entregou o total dez prêmios às instituições sociais vencedoras, sendo que nove projetos foram contemplados pela primeira vez.

O 10º prêmio leva uma nomeação especial, o “Prêmio de Sustentabilidade”, que é oferecido à instituição que já foi contemplada na edição anterior do concurso e que melhor geriu durante o ano os recursos, recebidos na ocasião, otimizando e ampliando os resultados. Neste ano, o vencedor do “Prêmio de Sustentabilidade” foi a Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva, de Natal (RN), com seu projeto Viva a Cultura. Dessa forma, a instituição, que já havia recebido um prêmio como vencedor no ano passado, recebeu novamente um reconhecimento em dinheiro, para investir na continuidade de suas ações.
Em seu histórico, o “Volkswagen na Comunidade” já entregou 62 prêmios em dinheiro, beneficiando 14.125 pessoas diretamente. As sete edições já realizadas somam 2.853 projetos inscritos em todo o Brasil.

Conheça as instituições vencedoras do “7º Volkswagen na Comunidade” e seus projetos:

Associação Sagrada Família de Nazaré, de Curitiba (PR)
 Projeto: Juventude: um sinal de esperança
 O valor do prêmio será usado para aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas de pequeno porte para a chácara que acolhe homens em situação de alcoolismo e dependência química. Por meio de laborterapia e acesso à terra, os acolhidos cultivam milho, feijão, alho, cebola e hortaliças, desde a preparação, plantio, colheita e até conservação do solo, visando a preservação do meio ambiente, geração de trabalho e renda e alimentação para os animais da fazenda.

Associação Paranaense de Reabilitação | Escola de Educação Especial Nabil Tacla, de Curitiba (PR)
 Projeto: O uso da informática e da tecnologia assistiva no processo de ensino: aprendizagem do aluno com deficiência física neuromotora
 O projeto prevê a criação de um laboratório de informática para auxiliar os alunos com deficiência física neuromotora no processo de alfabetização. Possibilitará ao aluno com paralisia cerebral a escrita, usando tecnologias assistivas adequadas ao computador, tornando esse a ferramenta essencial para o exercício da expressão desses alunos, ampliando sua participação social.

Casa Crescer e Brilhar, São Vicente (SP)
 Projeto: Bem me quer
 O projeto irá estruturar e ampliar as oficinas de cabeleireiro profissionalizante e artesanato, visando à melhoria da qualidade de vida de mulheres em situação de vulnerabilidade social (incluindo as mulheres do sistema prisional). Para que suas ações sejam autossustentáveis, as oficinas oferecem qualificação profissional, tendo como meta a geração de renda e oportunidades de trabalho.

Núcleo de Apoio ao Pequeno Cidadão, de São Bernardo do Campo (SP)
Projeto: Rádio Cidadão – comunidade em ação
O projeto pretende que estudantes do 3º ao 5º ano do ensino fundamental se apropriem efetivamente da leitura e da escrita, produzindo programas de rádio para serem veiculados na internet, além de um curta-metragem. Com isso, ocupa o espaço dessas crianças como cidadãos; aproxima as famílias e a comunidade do espaço escolar, valoriza os saberes da comunidade e possibilita que os participantes sejam capazes de se expressar, verbalizando suas ideias sobre temas diversos de forma clara e objetiva.

Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, de Ibaté (SP)
Projeto: Pedia Suit: uma nova abordagem da estimula&,ccedil;ão sensorial
O projeto tem como objetivo realizar a compra de equipamento que favoreça a normalização do tônus muscular, aumentando a variedade de movimentos ativos, força, resistência e controlando os grupos musculares que acabam de ganhar força, permitindo melhora de suas habilidades funcionais, visando à independência do indivíduo.

IA3 – Instituto de Acolhimento e Apoio ao Adolescente, de Pindamonhangaba (SP)
Projeto: Vem ser
Projeto de qualificação profissional em técnicas artesanais (produção de papel artesanal, patchwork, bordados, forrações, costura, entre outros) que utiliza como parte de seus insumos o reaproveitamento de materiais (retalhos, uniformes usados, saco de cimento, papeis diversos, etc.). Tem como principal objetivo a geração de trabalho e renda aos beneficiários, estimulando neles uma conduta empreendedora.

Lar Carlos Augusto Braga, de Vinhedo (SP)
Projeto: Valorizando potenciais
A instituição pretende melhorar a qualidade nos atendimentos dos usuários que apresentam múltiplas deficiências, por meio da aquisição de equipamentos e produtos de estimulação e tecnologia assistiva, que buscam diminuir deformidades corporais, proporcionar melhor funcionalidade e conforto. Dessa forma, contribui-se também com a redução das crises de ansiedade e de autoagressão; potencializando as habilidades motoras, sensoriais, afetivas, e sociais.

Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, de São Paulo
Projeto: Brinquedoteca da Apae de São Paulo
Com a aquisição de novos brinquedos e mobiliário adequado, a instituição deseja oferecer um ambiente que seja acolhedor, limpo, confortável, seguro, diferente e mágico para os atendidos e seus acompanhantes em todas as faixas etárias. Além disso, irá oferecer formação técnica aos profissionais para que possam proporcionar a integração entre as crianças, dando oportunidade para brincar, aprender a jogar, a participar, a esperar a sua vez, a competir e a cooperar.

Associação Sociocultural Bataka, de Belo Horizonte (MG)
Projeto: Em busca da autoestima através da dança
Com as aulas de danças afro-brasileiras, o projeto desperta nos participantes a busca e fruição consciente de sua identidade brasileira, permitindo que exerçam a cidadania por meio da arte e da cultura. Com isso, oferece educação artística e profissional para inclusão no mercado artístico, propicia diálogos entre a dança afro-brasileira e outras áreas artísticas (música, artes plásticas e teatro) e aborda a prática artística da dança afro-brasileira na contemporaneidade.

Prêmio de Sustentabilidade
A “Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva”, de Natal (RN), ampara crianças e adolescentes em tratamento oncológico e hematológico crônico, assim como suas famílias. A instituição oferece hospedagem, transporte, alimentação, roupas, calçados, brinquedos, cestas básicas, auxílio para aquisição de medicamentos e passagens, além de atendimento odontológico, pedagógico, nutricional e social. Com o projeto vencedor do Prêmio de Sustentabilidade “Viva a Cultura”, a instituição dará continuidade ao atendimento de cerca 800 adolescentes e crianças, de 3 a 18 anos, com câncer e doenças hematológicas crônicas cadastrados na instituição. O projeto prevê atividades como música, teatro, literatura, expressão corporal e desenho, além de práticas terapêuticas de reinserção social. Com o prêmio, a instituição pretende adquirir materiais, equipamentos e custear parte da equipe.

Sobre a Fundação Volkswagen
 
Ao longo dos seus 35 anos de existência, a Fundação Volkswagen é responsável por coordenar o investimento social da empresa no País, por meio de projetos com foco em educação e desenvolvimento social. Tem como objetivo promover a qualidade de vida das pessoas nas comunidades de baixa renda e melhoria na qualidade da educação pública. A estrat&ea,cute;gia de atuação baseia-se no desenvolvimento de um trabalho articulado em rede, por meio de parcerias entre os setores públicos, privados e a sociedade civil organizada (Organizações não-governamentais – ONGs), para, conjuntamente, implementar projetos que influenciem políticas públicas e que sejam sustentáveis a longo prazo.

A Fundação Volkswagen, por meio de seus projetos educacionais, já beneficiou na última década, até o fechamento de 2013, 1.325.224 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a 15.993 educadores da rede pública de ensino de 386 cidades. No período, 1.976 escolas e instituições foram beneficiadas. Os projetos de educação também apresentam resultados expressivos na frequência de participação de alunos em aulas e na melhoria do desempenho escolar.