Livros do Instituto Memória vão representar o Brasil nos EUA

Vários autores paranaenses tiveram seus livros selecionados para o “LVIII Seminar on the Aquisition of the Latin American Library Materials (SALALM)”, a realizar-se em Coral Gables, Florida, patrocinado pela University of Miami e Florida International University (FIU). A tradicional livreira paulista Sonia Silva – fornecedora de material brasileiro para várias coleções latino-americanas de bibliotecas de universidades da América do Norte e da Europa – selecionou a partir de três critérios de qualidade: Interesse Social e Desenvolvimento de conteúdo – Projeto Gráfico – Projeto de Capa.

 O Instituto Memória, uma promissora editora paranaense, vem se destacando por editar livros independentes e escoar a produção em um mercado diferenciado. “Ao invés vez de exportar cultura via traduções descompromissadas com nossa identidade, exportamos cultura e posicionamos nossa identidade internacionalmente” afirma o editor Anthony Leahy (foto acima).

Veja os livros selecionados:

   – Dicionário de Curitibanês e Curitibanices de Anthony Leahy

   – Curitiba 317 Anos de Memória, Tradição e Identidade de Anthony Leahy

   – Assassinatos de Homossexuais e Travestis de Enézio de Deus

   – O vampiro não tem medo de crítica de Sueli de Jesus Monteiro

   – Batendo de Frente no Legalismo Evangélico Brasileiro de Alexandre de Souza Lacerda

   – Iconografia de Euclides da Cunha de Felipe Pereira Rissato

   – Magia, Prosperidade e Messianismo: Práticas, Representações e Leituras no Neopentecostalismo Brasileiro de Wander de Lara Porença                                 

  – Tempos Belicosos: a Revolução Federalista no Paraná de Rafael Augustus Sêga                                         

  – Conspiração Nazista nos Céus da América: Hitler e os planos da Alemanha Antártica com Base na População Germânica do Brasil de Milton Ivan Heller

   – Crise Econômica E Sindicato No Brasil: 1980 A 1994 de Antônio Benedito de Siqueira

 Salalm: história e missão

O Seminário sobre Aquisição de Materiais Latino-Americana de Bibliotecas (SALALM) realizou sua primeira reunião em 1956, quando cerca de 30 bibliotecários e professores e um livreiro internacional se reuniram na Chinsegut Hill, na Flórida, para discutir e tentar resolver os problemas “preocupados com a seleção, aquisição e processamento de materiais de biblioteca das nações latino-americanas e os territórios dependentes do Caribe”. “A conferência foi originalmente concebida como um esforço único, mas tornou-se imediatamente evidente que um estudo mais extenso dos problemas seria necessário, e concordaram em continuar a discussão por meio de seminários anuais”.

As Missões primárias da SALALM são o controle e divulgação de informações bibliográficas sobre todos os tipos de publicações da América Latina e do desenvolvimento de coleções de bibliotecas em apoio à pesquisa educacional.

Para saber mais acesse: http://salalm.org/

Para saber mais sobre o Instituto Memória de Curitiba acesse:

 www.institutomemoria.com.br