Jornalista paranaense vai a Tóquio a convite do Consulado Geral do Japão

– Foto: Rubens Nemitz Jr.

A jornalista Fernanda Yanaze Maia, que atua na Comunicação do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), embarca para Tóquio hoje, 21, a convite do governo japonês, intermediado pelo Consulado Geral do Japão em Curitiba, para conhecer a cultura, economia e a política oriental.

O programa vai levar um grupo de dez descendentes de japoneses da América Latina, sendo duas brasileiras, entre elas a jornalista paranaense. A programação oficial inclui encontro com autoridades do governo, visita ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, além de palestras com especialistas nas áreas de economia, política e tecnologia. (Fonte: Marcela Weiller/ GRPCOM – Grupo Paranaense de Comunicação).

Os Pálidos

Foto: Elenize Dezgeniski

A CiaSenhas de Teatro apresenta, a partir do dia 31 de Agosto, seu novo trabalho: Os Pálidos. A peça acontece na sede da companhia, na Rua São Francisco, em dias alternativos e com entrada franca.

Os Pálidos é criado a partir de dois polos: a relação com a espectação, já experimentada em outros trabalhos do grupo, e a reflexão sobre o momento atual do Brasil.

Tendo como ponto de partida dois clássicos de Luis Buñuel, O Anjo Exterminador e O Discreto Chame da Burguesia, Os Pálidos reflete sobre estados de inércia, paralisação e anestesia, em um ato urgente de pensar o mundo e a cena. 

A peça, com texto e direção de Sueli Araujo, acontece em dois ambientes simultaneamente, dividindo a plateia e propondo um diálogo permanente com o público, recortando-o e sugerindo todo tipo de cisão. Em cena, em vez de personagens tradicionais, os atores exploram vozes contraditórias, visões de mundo e formas de pensamento e conduta que tentam forjar uma atitude, construir um gesto que faça a diferença no mundo. Porém, são seres paralisados, medicados e em estado de absoluta suspensão. Em dissonância a esse estado das coisas, a cena é revestida com diversos tipos de plantas, investindo na possibilidade de percepção da vida para além da quase morte e apatia das figuras da montagem.

Ao mesmo tempo em que o espetáculo aciona um tipo de humor desestabilizante e estabelece pontos de relação com o espectador, cria espaços de discussão sobre criação de condições de sobrevivência e de formas de estar junto. São situações em que um tipo de micropolítica está sugerida.

Em Os pálidos, artistas e público buscam saídas e entradas em um jogo potente de presença. Trabalha com a ideia de que, segundo Eliane Brum: “estamos esvaziados de ilusões e de formas, aquele que precisa construir um rosto tem medo. Em vez de disputar democraticamente, o que dá trabalho e envolve perdas, prefere o caminho preguiçoso da adesão. E adere àquele que grita, saliva, vocifera, confundindo oportunismo com força, berro com verdade”.  É sobre o contexto atual que vivemos e sobre escolhas.

A peça foi viabilizada pelo Edital Teatro para Adultos – Fomento 2015. Reserve seu lugar através do email: ospalidos@gmail.com

Sobre Ciasenhas de Teatro:

A CiaSenhas de Teatro, companhia que atua em Curitiba desde 1999 é formada por artistas-pesquisadores das Artes Cênicas. Desde sua fundação a companhia desenvolve trabalho continuado na cidade e têm procurado nortear suas atividades segundo três princípios fundamentais: investigar a linguagem cênica com enfoque no trabalho do ator-criador e no desenvolvimento de dramaturgia original, disponibilizar seus espetáculos às mais diferentes platéias e promover ações para o fortalecimento estético e político do teatro de grupo. É a partir destes fundamentos que a Companhia, através de seus integrantes, constrói uma trajetória de 16 anos de atividades em diálogo com a cena contemporânea brasileira. Acrescenta-,se à realização dos espetáculos, ações que fomentam o encontro e o diálogo entre artistas e público. A Mostra Cena Breve Curitiba – a linguagem dos grupos de teatro, o CiaSenhas ACIONA! e o projeto Gilda são exemplos destas ações.

Ficha Técnica:

Dramaturgia e Direção – Sueli Araujo

Atuação: Anne Celli, Ciliane Vendruscolo, Greice Barros, Luiz Bertazzo e Rafa di Lari

Cenário e Figurino – Paulo Vinícius

Designer de Som – Ary Giodani

Designer de Luz – Wagner Corrêa

Direção de Produção – Marcia Moraes

Produção Executiva – Edran Mariano

Assistente de Produção – Mariana Freitas

Designer Gráfico – Adriana Alegria

Assessoria de Imprensa – Fernando de Proença

Fotos – Elenize Dezgeniski

Serviço:

Os Pálidos

31 de agosto a 01 de outubro

Segunda a quinta às 20h

CiaSenhas de Teatro

Rua São Francisco, 35 – Centro

Fone: 3222-0355

Classificação etária: 12 anos

ENTRADA FRANCA através de reservas pelo: ospalidos@gmail.com

(Fonte:Fernando de Proença)

Barreado beneficente do Quality arrecada mais de R$ 2 mil

– Evento, organizado pela Endeleza, teve como objetivo garantir duas refeições diárias para crianças carentes

Mais de cinquenta pessoas estiveram presentes no Barreado beneficente do Quality Hotel Curitiba, realizado no último sábado (15). O evento, organizado pela Endeleza, tinha como objetivo arrecadar dinheiro para duas refeições diárias para 213 crianças da escola primária do Quênia, na África, durante um mês. E conseguiram. Foram arrecadados mais de dois mil reais – cada colaborador do evento pagou R$ 45,00 por refeição, e também haviam itens de decoração e lembrancinhas  do país africano para venda.

Rodrigo Bassinelli, gerente geral do Quality Hotel Curitiba, ressalta o orgulho e alegria que sente ao receber um evento com uma finalidade destas no hotel. “Ajudar o próximo sempre é muito bom, mas quando tem envolvimento com crianças a ajuda fica ainda mais especial e prazerosa. O Quality está de portas abertas para eventos assim. Neste caso, sabemos que o dinheiro realmente chega para as crianças que tanto precisam. Estou satisfeito em colaborar com a ação”, ressalta.

Esta não é a primeira vez que o hotel participa de uma ação do Endeleza. Recentemente também recebeu a Festa Junina da Instituição, e contribuiu para a arrecadação de dinheiro que beneficiou as crianças africanas com 9.745 refeições. (Fonte: Helena Matta/Literal Link)

Wilson Picler avança por fora e consolida candidatura

Na primeira reunião preparatória com os possíveis candidatos a vereador pelo Partido Ecológico Nacional -PEN51, para as próximas eleições municipais de Curitiba, o presidente do partido no Paraná, Wilson Picler expressou as razões que o levaram a aceitar o convite para ser o pré-candidato do partido a prefeito.
Somente depois do lançamento de sua pré-candidatura à prefeitura, feito pelo presidente nacional do PEN51, deputado Adilson Barroso, é que Picler começou a reavaliar sua carreira política. As manifestações de apoio o surpreenderam e mostraram que existia ali um caminho a ser trilhado.
No final de seu discurso aos mais de setenta participantes do encontro, Picler lançou seu grito de guerra:
“Eu acho que o certo para nós agora é disputar a eleição.
Porque vocês querem ser eleitos e isso é bom para a chapa. Traz votos de legenda.
E eu quero o voto do povo!!!
Não quero mais acordo político de espécie alguma.
Eu que,ro o apoio do povo!!
É o povo quem tem que dizer se me quer na política ou não.
Então é por isso que estamos reunidos aqui hoje.
Para reunir nosso exército, para nos prepararmos!
Vamos a luta!!
Foi aplaudido de pé, efusivamente.

(Fonte: Assessoria de Imprensa PEN)