O bailarino, diretor e coreógrafo de celebridades, o norte-americano Brian Thomas, retorna a Curitiba ao lado da cantora e coreógrafa Francesca Maria, também de Nova York, e da curitibana Eliane Fetzer para terceira edição do Jazz Central 2013 – Mostra Internacional de Jazz, que acontecerá de 19 a 28 de abril, no Teatro Fernanda Montenegro, em Curitiba. A mostra, voltada para bailarinos e coreógrafos, terá uma programação extensa com cursos, workshops, palestras e espetáculos ao público, no Teatro Fernanda Montenegro. O Jazz Central 2013 encerra no dia 28 de abril, às 19 horas, com uma coreografia especial criada por Brian Thomas e Francesca Maria especialmente para o evento. Na ocasião, Francesca Maria cantará ao vivo no palco do teatro com seus backup dancers. A mostra inclui ainda o projeto social Adote Uma Estrela, em que crianças e adolescentes carentes terão aulas gratuitas com Brian Thomas e Francesca Maria. Com a aprovação do Ministério da Cultura, o evento será mais amplo este ano e acontecerá também em São Paulo, de 3 a 5 de maio, no Teatro Eva Wilma, com a participação de Brian Thomas.

continua após a publicidade

Documentário “Pelos Traços de Poty” estreia na Cinemateca de Curitiba

 “Pelos Traços de Poty” é um documentário expositivo curta-metragem de 15 minutos com direção de Karla Nascimento.  Com viés biográfico retrata a vida e a obra do artista plástico Poty Lazzarotto, o artista plástico curitibano Poty.

Filmado inteiramente na cidade de Curitiba em tecnologia digital, sendo a fotografia e a montagem assinadas pelo premiado diretor Beto Carminatti, já a trilha sonora original foi composta por Rodrigo Janiszewiski e Fabiano O Tiziu.

Através dos desenhos do Poty é possível ter uma experiência estética única, no documentário o público tem a possibilidade de (re)ver inúmeros trabalhos, entre capas de livros, vitrais e principalmente painéis em azulejo e em concreto. Trabalhos que permitiram a ele imprimir sua marca em Curitiba como nenhum outro artista. Seguir seus passos é redescobrir a Curitiba que tanto lhe encantou.

continua após a publicidade

No filme o público confere as entrevistas de João Lazzarotto (irmão do Poty), Maria Ester (pesquisadora), Regina Casillo (historiadora de arte), Adoaldo Lenzi (artista plástico), Domicio Pedroso (artista plástico), Carlos Dala Estella (artista plástico) e de Daniela Pedroso (arte-educadora)

O artista nascido em Curitiba em 1924, desde criança se mostrava apaixonado por desenhos e gravuras. Em 1946, partiu para estudar no Rio de Janeiro onde trabalhou com nomes consagrados do modernismo, como Portinari e Di Cavalcanti. Depois foi estudar em Paris. Na volta ao Brasil, fixou-se em São Paulo, onde realizou uma série de painéis e murais. Ao voltar para Curitiba, dedicou-se a cobrir a cidade com suas obras. O último trabalho foi um painel em mosaico, para o Teatro Calil Haddad, de Maringá, concluído em 1997, mas somente inaugurado em 2000, dois anos depois de sua morte.

continua após a publicidade

O curta foi viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura de Curitiba e incentivado pelo Banco do Brasil na modalidade do Mecenato. Foi ainda selecionado pelo Centro Técnico Audiovisual – CTAV para realizar os serviços de transfer para 35mm e mixagem de som. O ICBA apoiou o projeto realizando as traduções dos diálogos para as línguas inglesa e espanhola.

Desempenho em festivais de cinema até o momento:

Festival de Cinema Curta Amazônia – Melhor Direção de Fotografi

Festival Iberoamericano de Sergipe – Seleção oficial

Outras informações sobre o documentário:  http://pelostracosdepoty.blogspot.com.br/

Serviço

Estreia do documentário “Pelos Traços de Poty”

Dia: 26/03 (terça-feira) às 20h

Local: Cinemateca de Curitiba – Rua Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco

Entrada gratuita

Classificação indicativa: Livre

Fonte: Assessoria de imprensa do documentário “Pelos Traços de Poty”

Aula show de bacalhau será realizada na Versadas

A Versadas promove aula show com pratos feitos à base de bacalhau com o chef João Luiz, do Camponesa do Minho. O restaurante, em Curitiba desde 1979, é considerado o mais tradicional de gastronomia portuguesa na capital paranaense. A aula será na Versadas na próxima terça-feira, 26 de março, às 19h15. No cardápio, Coquille de Bacalhau, Bacalhau à Gomes de Sá, Bacalhau na brasa e a sobremesa Ovos Moles de Aveiro. O investimento é de R$ 150,00 e as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (41) 3078-3312.

Versadas – Rua Desembargador Costa Carvalho, 312, Batel, Curitiba.