O processo educativo é um dever dividido entre os pais e os professores. Mas a instituição de ensino pode adotar alternativas criativas, para auxiliar nesse processo educativo. A Phil Young’s English School aposta, desde 2008, em um projeto ecológico que alia conscientização de práticas ambientais sustentáveis e ensino de inglês através de atividades pontuais em situações reais, o Phil Green.

continua após a publicidade

O projeto Phil Green mantém duas vertentes: Phil Recycling e Student Vegetable Garden. A primeira delas é a instalação de um sistema completo de separação e reciclagem de lixo na escola. Os professores receberam treinamento sobre o sistema e incorporaram os conceitos de reciclagem em sala de aula. “Sendo assim, podemos afirmar que esse projeto impacta, semestralmente, 200 funcionários e 4.000 alunos. Essas pessoas podem repassar os conhecimentos para seus familiares e levar a informação adiante. Atualmente 100% do lixo das unidades da Phil Young’s é separado e o desperdício de insumos caiu em torno de 20%, resultado de uma nova mentalidade”, lembra o diretor Phil Young.

O Student Vegetable Garden consiste em uma horta comunitária voltada para os alunos das turmas de Phil Kids e Pre-Teens, entre 7 e 11 anos. Nela, as crianças aprendem sobre plantio e cuidado com verduras e legumes orgânicos, assim como a importância desse tipo de alimentação. No final do ciclo, os alunos colhem e comem o que plantaram, comemorando com um evento chamado Festa da Salada. “Os professores trabalham o vocabulário em inglês das palavras relacionadas à horta. E os pequenos tem mais facilidade, pois os conceitos são aplicados na prática. Todo o semestre, 500 alunos passam por esse processo de cuidado e aprendizagem”, comenta Young.

Como surgiu?

continua após a publicidade

O fundador da escola, Phil Young, atualmente mora nos Estados Unidos, mas participa de aulas em Curitiba, através de vídeo conferência.  Em uma de suas participações, no segundo semestre de 2007, Phil escolheu o tema sustentabilidade como pano de fundo de sua aula de inglês, para uma turma de pré-adolescentes. Ao começar o ensino, sugeriu uma breve contextualização sobre como o tema influencia o cotidiano. Um dos alunos argumentou que as pessoas falavam muito sobre os problemas do meio ambiente, mas são pouco ativas para amenizar os efeitos negativos de suas próprias ações na natureza.

“Diante deste comentário, propus que a turma fizesse uma lista de sugestões para que a escola se tornasse mais green (verde) e contribuísse positivamente para um mundo mais sustentável. Várias ideias interessantes surgiram”, conta Phil. A partir desse primeiro ponto, a escola decidiu fazer um diagnóstico da sua situação relacionada às práticas ambientais. Foi assim que surgiu o projeto Phil Green. (Ketilyn Almeida/ Literal Link)

Rede Massa conquista Top de Marketing 2015 da ADVB Paraná

continua após a publicidade

Anualmente, a ADVB-PR (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná) promove o Prêmio Top de Marketing. A entidade acaba de anunciar os vencedores da edição 2015, caracterizada pelo alto nível de criatividade dos cases inscritos. Os resultados são obtidos por meio de avaliação da comissão julgadora e com auditoria e metodologia da Datacenso.

Na categoria comunicação, a Rede Massa | SBT foi a vencedora com o case das ações realizadas pela TV Tibagi, emissora Rede Massa de maior cobertura do estado, com sede nas cidades de Maringá e Apucarana, que comemorou grande crescimento de audiência em 2015.

Para a gerente de marketing do Grupo Massa, Gislayne Muraro, o prêmio comprova a força da emissora em todo o estado, como também afirma que as ações desenvolvidas pela Rede caminham no rumo certo. “Este prêmio vem referendar a Rede Massa como grande força regional em comunicação no Paraná. Já temos o segundo maior alcance entre todos os meios de comunicação do estado, sendo vice-líderes em todas as praças em ,que atuamos, o que denota um reconhecimento de nosso trabalho no quesito audiência. O Top de Marketing nos enche de orgulho por também ser um reconhecimento, desta vez por parte de quem entende de marketing e vendas, atestando que temos feito um bom trabalho, bem planejado e executado, com foco em resultados, devidamente comprovados neste case”, finaliza.

O prêmio Top de Marketing tem como objetivo principal reconhecer as empresas que conseguem fortalecer seu produto, serviço ou marca, por meio de estratégias inovadoras e consistentes.

Sobre a Rede Massa – A Rede Massa é afiliada ao SBT e o segundo maior veículo de comunicação do Paraná, atingindo mensalmente cerca de 6 milhões de telespectadores únicos. É a principal produtora de conteúdo regional do estado, com cerca de 600 horas mensais de programação local, produzidas totalmente em HD em suas 5 emissoras: a TV Iguaçu, com sede em Curitiba; a TV Tibagi, em Maringá e Apucarana; a TV Cidade, em Londrina; a TV Naipi, em Foz do Iguaçu e a mais nova emissora do estado, a TV Guará, em Ponta Grossa e Francisco Beltrão. A Rede Massa é a única emissora que cobre 100% dos 399 municípios do estado. (Fonte: Maximilian Santos | TIPCOMM).

Flash Curitiba agora é Flash Curitiba.com

 – Foto: Fabiana Guedes

O Blog Flash Curitiba, editado pela fotógrafa e comunicadora Alessandra Epaminondas, mais conhecida como Ale Maya, passou recentemente por uma grande transformação estrutural e digital, que visa atingir novos públicos em audiência. Lançado em 2011, dentro da plataforma Blogspot, o blog com conteúdo de variedade e social, que já atingiu mais de meio milhão de acessos únicos (mais de 10 mil visitações por mês), se renova para atuais desafios, passando a ser publicado pelo endereço vitual www.flashcuritiba.com

Projetado pela MKT Drops Digital Direct, o layout passa a ser mais clean, com fácil navegação, scrollbar mais intuitivo e com destaque melhor nas notícias. “Sentimos a necessidade de renovar a estrutura do blog, que estava hospedado dentro do Blogspot. Nossa ideia é criar novas ferramentas de interação com o leitor, por meio das mídias sociais, adicionar imagens mais atrativas, vídeos com coberturas especiais e até áudios especificos”, explica Ale Maya. O antigo blog  foi indicado ao prêmio TOP BLOG 2013 e 2014, ficando entre os 100 melhores blogs da plataforma no Brasil.

A comunicadora multimídia, que já atuou na televisão com seu próprio programa na CWB TV, no rádio por meio de sua atração de variedades e em rádionovelas na Rádio Cultura, em revistas e jornais como colunista, pretende juntar todas as suas experiências na nova apresentação do projeto, que contamplará Web TV Flash Curitiba, Podcast Flash Curitiba e coluna social digital com cobertura fotográfica, que entrarão gradativamente no registro atual.

“Esperamos para fazer as mudanças no período correto, ampliando de forma consistente nossa atuação. As novas ferramentas utilizadas no Flash Curitiba.com visam trazer uma audiência renovada, que sempre está em busca de novidades e ´antenada` nos diversos tipos de plataformas que a internet hoje oferece, além de fortalecer o vínculo e a interação com os atuais leitores”, finaliza a comunicadora.

A nova logomarca, criada pela Agência Café Tecnologia, já está atualizada para o novo domínio.

Para conferir o novo projeto do blog, basta

acessar www.flashcuritiba.com.

Hilda & Freud em Curitiba

Chega a Curitiba o espetáculo “Hilda & Freud”, inspirado nos textos da poetisa norte-americana Hilda Doolittle, ex-paciente de Sigmund Freud.

A montagem teatral descreve a intensa relação entre a escritora e o pai da psicanálise durante as suas inúmeras sessões de an&aa,cute;lise na Viena dos anos 30.

Como herança da I Guerra Mundial, Hilda Doolittle sofria com alucinações, medos e outros traumas que a atormentavam nas suas relações interpessoais.

O material literário de Hilda Doolittle sobre as sessões de psicanálise é um importante registro histórico sobre a prática e a metodologia psicanalista desenvolvida por Sigmund Freud na capital austríaca.

No elenco a talentosa atriz Bel Kutner e o ator, dramaturgo e psicanalista Antônio Quinet, membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano e Doutor em Filosofia pela Universidade de Paris.

O espetáculo será apresentado no dia 31 de Outubro (sábado), às 20 horas no Teatro da Reitoria.

Obs.: Não Haverá bilheteria no local

Produção local: Robson Mello

Informações: (41) 9666-2500

Evento internacional de agronegócio discute logística no bloco sul-americano

3º Fórum de Agricultura da América do Sul terá entre seus palestrantes o professor Paulo Resende, da Fundação Dom Cabral, e Javier Gimenez, da South American River Company

Na busca pela eficiência dos corredores logísticos, pelo melhor modal de transporte e redução de custos, os países sul-americanos estão em constante procura por novas rotas de escoamento para suas produções agropecuárias. Durante o 3º Fórum de Agricultura da América do Sul (Agricultural Outlook Forum 2015), que acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro, em Curitiba (PR), especialistas e autoridades do bloco vão discutir, em um dos painéis do evento, essa infraestrutura como diferencial competitivo à produção e à exportação para o agronegócio.

“A ideia é debater novos projetos – recém-concluídos, em conclusão ou em planejamento – que estão mudando o mapa de escoamento da produção agropecuária. E mais do que isso, queremos discutir a questão de maneira mais ampla, abordando a América do Sul como um todo. Para isso, vamos mostrar soluções como a encontrada pelo Paraguai, que, para dar vazão à sua crescente produção de soja, recorre à Argentina pelos rios Paraguai e Paraná”, explica Giovani Ferreira, coordenador do evento e do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo.

No Brasil, por exemplo, destaca-se o crescimento dos portos do Arco Norte. “Essa ascensão começou realmente quando a fronteira agrícola do Centro-Oeste ganhou volume. O que exigiu que buscássemos alternativas. Esses portos ainda possuem baixa ocupação e quando você conecta a possibilidade do transporte multimodal com portos ainda não saturados e mais próximos do seu mercado, a combinação é perfeita”, analisa o professor doutor Paulo Resende, da Fundação Dom Cabral, um dos palestrantes do painel.

Resende é doutor em Planejamento de Transportes e Logística, pela University of Illinois at Urbana Champaign (EUA,) e mestre em Planejamento e Engenharia de Transportes, pela Memphis State University, Tennessee (EUA). Além dele, participará do painel, nomeado “Novas rotas na geopolítica de integração regional”, o especialista Javier Gimenez, diretor comercial da South American River Company (Sarcom), companhia logística portuária do Paraguai.

De acordo com Resende, “os maiores questionamentos dos debates serão por que o baixo número de investimentos em infraestrutura na América Latina, por que ainda não trabalhamos a conexão logística latino-americana e finalmente por que nós não aceleramos a participação privada nos projetos de infraestrutura”, adianta o especialista.

Inscrições:

O evento já está com as inscrições abertas para a edição deste ano, que terá como fio condutor dos debates o tema “Sociedade Urbana, Economia Rural”. Os interessados devem acessar o site oficial do fórum (agrooutlook.com.br). O pacote completo inclui entrada para os dois dias, dois almoços, um jantar e coffee breaks.

Serviço

3° Fórum de Agricultura da América do Sul – Agricultural ,Outlook Forum 2015
Data:
12 e 13 de novembro de 2015
Local: Museu Oscar Niemeyer – Curitiba (PR) – Brasil
Mais informações: agrooutlook.com.br   

Sobre o Fórum de Agricultura da América do Sul

O 3º Fórum de Agricultura da América do Sul (Agricultural Outlook Forum 2015) é uma realização do Agronegócio Gazeta do Povo (AgroGP), plataforma de conteúdo do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), sediado em Curitiba, no Paraná, Região Sul do Brasil. Focado em soluções de mídia e comunicação para a promoção do setor, da América do Sul à América do Norte, Ásia, África e Europa, o AgroGP se apresenta como como um dos elos da cadeia produtiva do agronegócio, essencial ao desenvolvimento sustentável e ordenado da atividade. 

O projeto piloto do Fórum foi realizado em 2013, fruto de uma aliança estratégica entre o AgroGP e o Conselho Agropecuário do Sul (CAS) – conselho de ministros que reúne os ministérios da Agricultura de seis países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. A 1ª edição do evento levou para Foz do Iguaçu mais de 500 participantes e 30 palestrantes de dez países para discutir os desafios e oportunidade do novo ciclo de expansão da produção mundial de grãos.

Em 2014, a partir do tema “Inovação e Sustentabilidade no Campo”, os debates passaram a discutir a América do Sul enquanto bloco, apontando caminhos para manter a competitividade em um mundo globalizado e fortalecer o posicionamento da região como o grande player do lado da oferta.

Informações para a imprensa
Centro de Comunicação
Camila Castro | Bruna Robassa
atendimento@centrodecomunicacao.com.br
Tel.: (41) 3018.8062 | 9972.1904