Inclusão digital na melhor idade

Se alguém pensou que as novas tecnologias a serviço da comunicação são exclusividades dos jovens, está enganado. Já se foi o tempo em que as pessoas da terceira idade ficavam em casa apenas tomando chá e cuidando das plantinhas.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 1980 a 2000 o número de curitibanos com mais de 60 anos cresceu de 55 mil (5,4% da população geral) para 133 mil (8,4%). Hoje, a população local na faixa etária é de 150.560 habitantes e deverá chegar a 10% da população geral em 2012.

Um terço dos idosos já se aventurou na internet. A curiosidade e a novidade são fatores importantes para que o idoso dê os seus primeiros passos como internauta. Para muitos, a internet, além de ser útil, é também uma grande aliada contra a solidão e a tristeza.

Apesar de fácil, muitos idosos ainda são reticentes quanto ao uso de um computador e somente depois de algumas aulas, geralmente aplicadas pelos netos, é que se sentem seguros e tomam consciência da importância da inclusão digital. Aqueles que já venceram as barreiras das dificuldades iniciais de navegar pela internet podem agora descobrir um universo fascinante e cheio de conhecimento.

Luci Consulo (foto), 67 anos, aprendeu informática com a ajuda dos filhos e se orgulha em poder navegar pela internet. “O computador é fácil de mexer, quanto mais se pratica, mais se aprende”, revela a dona de casa. Ela gosta de se manter bem informada e diariamente acessa sites de notícias, lê seus e-mails e se comunica com os filhos que moram na Europa, via MSN (mensagem de texto on-line), e o Skype (espécie de linha telefônica via internet).

Quando um médico lhe receitou remédios para o colesterol e a pressão, Luci foi buscar informações sobre os produtos na internet. “É impressionante o acesso à comunicação nos dias de hoje”, finaliza ela.

Os idosos representam uma fatia pequena dos usuários da web. Segundo uma pesquisa do Datafolha, apenas 4% dos brasileiros da terceira idade, ou seja, com idade superior a 60 anos, têm o hábito de utilizar a internet diariamente. Outra pesquisa realizada pelo Ibope/NetRatings, em 2008, mostra que cerca de 18 milhões de brasileiros acessaram a internet de suas casas, 6,5% tinham idade média de 50 anos (1,2 milhão de pessoas), e apenas 1,4% com idade entre 60 a 65 anos navega na web.

De um total de 18,5 milhões de brasileiros que se conectaram à internet em casa, no período da pesquisa, 6,5% tinham mais de 55 anos (1,2 milhão de pessoas), sendo apenas 1,4% com idade superior a 64 anos. A pesquisa revelou também que os internautas idosos navegam das 7 às 11 da manhã e o principal objetivo é a comunicação e a busca pela informação.

O Instituto Datafolha revelou também que 41% da população acima dos 60 anos sente necessidade de voltar a estudar. Já 26% dos idosos gostariam de aprender a utilizar um computador com o objetivo de se conectar a internet.