Na edição deste ano, o Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba (FICBIC) leva ao público o Panorama do Cinema Mundial e Panorama do Cinema Brasileiro, seleções que reúnem filmes de diretores que já demonstraram excelência ao longo de suas carreiras e obras que mostram os novos caminhos da juventude da sétima arte.

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Com a curadoria assinada por Sérgio Alpendre, crítico de cinema e jornalista, a programação do Panorama do Cinema Mundial inclui produções importantes e que merecem ser vistas pelo público. São obras de diretores de diversos países, como O Sétimo Código (Kiyoshi Kurusawa, Japão), Dois Disparos (Martín Rejtman, Argentina), Pessoas-Pássaro (Pascale Ferran, França) e a estreia mundial de Dois Casamentos, do brasileiro Luiz Rosemberg Filho que teve todos os seus filmes censurados durante a ditadura e volta em 2014 depois de um longo período fora do circuito. Rosemberg participa de um debate sobre o cinema brasileiro na quinta (6/11) às 16h na Cinemateca de Curitiba.

Panorama do Cinema Brasileiro inclui curtas e média-metragem que refletem sobre diálogos cinematográficos entre as obras, além de explorar a transversalidade das linguagens, formatos e temas. Alguns filmes desta mostra são Frineia, de Aline Portugal, A Premonição, de João Gabriel Paixão, eReconciliados, de Pedro Faissol, além do média Cartas de Ourinhos, de Joel Yamaji.

Indo além das exibições de filmes, o FICBIC organizou um debate com o curador Sérgio Alpendre e jornalistas convidados dentro do contexto do panorama do cinema mundial, que vai discutir os filmes selecionados e abrir um espaço de crítica e reflexão acerca dos rumos cinematográficos.

Mais do que um painel do que aconteceu nos festivais internacionais em 2013 e 2014, o FICBIC pretende apontar caminhos ainda pouco vistos e pensados dentro do cinema contemporâneo. As duas mostras acontecem entre os dias 3 e 8 de novembro no Espaço Itaú de Cinema e na Cinemateca de Curitiba. Os ingressos são gratuitos e a programação completa está disponível no site do FICBIC.

Sobre o Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba

Realizado há 20 anos dentro da programação da Bienal de Curitiba, o Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba (FICBIC) passa a ser anual a partir de 2014. Serão mais de cem filmes exibidos entre curtas, longas e documentários nacionais e estrangeiros em uma programação totalmente gratuita. Além dos filmes, o festival conta com seminários, workshop, exposição de arte e ações sociais levando o cinema às escolas públicas. O Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba 2014 é organizado pela Bienal Internacional de Curitiba em parceria com UNESPAR- Universidade Estadual do Paraná, UFPR- Universidade Federal do Paraná, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná e Ministério da Cultura do Governo Federal por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Sobre Sérgio Alpendre

Sérgio Alpendre é crítico de cinema, professor, pesquisador e jornalista. Colaborador da Folha de S.Paulo desde 2008. Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA – USP. Coordenador do Núcleo de História e Crítica da Escola Inspiratorium. Oficineiro do programa Pontos MIS. Edita a Revista Interlúdio (www.revistainterludio.com.br) e o blog Chip Hazard (chiphazard.zip.net). Fundou e editou a Revista Paisà, publicação impressa sobre cinema (2005-2008). Foi redator fixo da Contracampo (revista eletrônica ,de crítica de cinema (2000-2010). Escreveu para veículos importantes como Bravo, Foco, Movie, Filme Cultura, UOL Cinema e Cineclick. Foi curador das mostras Retrospectiva do Cinema Paulista e Tarkovski e seus Herdeiros, editando também os catálogos de tais mostras. Participa de seleções e júris em festivais de cinema, além de ministrar cursos de história do cinema e oficinas de crítica por todo o Brasil.

Serviço:

Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba – FICBIC 2014

Data: de 28 de outubro a 8 de novembro

Entrada Franca

Locais: Cine Guarani (Portão Cultural), Espaço Itaú de Cinema (Shopping Crystal), Cinemateca de Curitiba, Sesc Paço da Liberdade, Auditório Brasílio Itiberê, Equipamentos do Portal do Futuro.

Patrocínio: Petrobras, Copel, Sanepar e TIM

Promoção: Gazeta do Povo, Mundo Livre FM e RPC TV

Prato centenário é destaque no Restaurante Itamuri do Rafain Palace Hotel, em Foz do Iguaçu

Quem procura uma opção de alta gastronomia com referências culturais já tem local certo para frequentar, em Foz do Iguaçu. O restaurante Itamuri, doRafain Palace Hotel & Convention, oferece opções de pratos internacionais e, também, de comidas típicas. O empreendimento foi premiado no concurso gastronômico “Desafio dos Sabores”, realizado em homenagem ao centenário da cidade. O prato vencedor, “Surubim Grelhado ao Estilo Iguaçuense”, criação do chef Renilson Lipinski e o subchef Wagner Pereira, passou a integrar o menu fixo do restaurante.

A receita é sucesso entre hóspedes e atrai público da cidade e de diversas regiões vizinhas. A iguaria está disponível a la carte em opção para almoço e jantar. O “Surubim Grelhado ao Estilo Iguaçuense” é composto por lombo do peixe grelhado acompanhado por abacate, manga, pimentões amarelo e vermelho. O pescado é tradicionalmente conhecido na região pela textura da carne e o sabor agradável.

O restaurante Itamuri do Rafain Palace Hotel tem capacidade para 700 pessoas e funciona todos os dias, das 12h às 15h e das 19h30 às 22h30. Informações e reservas: (45) 3520-9494.

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O Surubim

Considerado carne nobre, o Surubim, ou Pintado, como é conhecido em outras regiões, tem origem nas bacias dos rios São Francisco, Prata e Paraguai. Com característica migratória, se adaptou às águas dos rios Paraná e Iguaçu e por isso foi escolhido para ser o  ingrediente principal do prato. O surubim representa a chegada de imigrantes de outros países a Foz do Iguaçu  resultando na presença de mais de 72 etnias na cidade.

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O Surubim apresentada manchas escuras na pele, longos barbilhões e é frequentador do fundo dos rios. É considerado um dos maiores peixes do Brasil e por não ter espinhas tem uma versatilidade maior dentro da gastronomia. 

A saborosa culinária marroquina da chef Joy Perine em aula-show na Versadas

A cozinha extremamente refinada e diversificada do Marrocos, com suas especiarias, legumes e frutos secos, será o tema da aula-show com a premiada chef Joy Perine nesta terça-feira, 28 de outubro, a partir das 19h15 na Versadas. Ela já ganhou prêmios como a Chef do Ano em 2008, da revista Veja, e Chef 5 Estrelas em 2013, do jornal Gazeta do Povo, e está comemorando 25 anos de profissão no comando da cozinha do consagrado restaurante Zea Maïs, em Curitiba. No cardápio da aula da Versadas, a chef ensinará a fazer sopa condimentada de grãos (Harira), codorna r,echeada e assada com aroma de hortelã e dacquoise com sorvete de rosas, uma sobremesa elegante composta por camadas de merengue crocante de avelã e rica em creme de manteiga. O investimento é de R$ 190,00. Mais informações e inscrições: (41) 3078-3312 ou versadas@versadas.com.br

Fashion Day Fabrizio Giannone

A marca de acessórios de luxo Fabrizio Giannone promove em Curitiba uma ação especial para suas clientes, batizada Fashion Day. Em dias diferentes, um mini estúdio fotográfico será montado dentro de cada loja e as peças da coleção verão 2015 estarão à disposição para serem usadas nas fotos.

Realizado em parceria com a Kodak, o evento acontece no ParkShoppingBarigüi nos dias 27 e 28 de outubro, das 11 às 23 horas. No Shopping Crystal, 29 e 30 de outubro, das 10 às 22 horas. No Shopping Mueller, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, das 10 às 22 horas.

A Kodak vai disponibilizar uma equipe composta por fotógrafo, maquiadora e produtor de moda para proporcionar uma experiência especial para as clientes Fabrizio Giannone. As participantes fotografadas ganharão três pôsteres tamanhos 30cmx45cm.

Sesi Cultura Paraná apresenta o File Curitiba 2014 – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

O Sesi Cultura Paraná traz a Curitiba, a partir de 9 de Novembro,  o FILE Curitiba 2014, que acontece no Centro Cultural Sistema Fiep. Criado em 2000, o FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – se constitui em uma plataforma interdisciplinar internacional para incentivar o desenvolvimento de projetos inovadores e criativos na área das artes e das tecnologias, é uma iniciativa brasileira conectada à rede mundial das importantes produções do gênero.

Para esta edição, o SESI Cultura em conjunto com o FILE Curitiba 2014, tem o prazer de mostrar um recorte de projetos que o público poderá interagir através: de tablets, nas instalações interativas “Arart” e “Stary night”, de lupas, na instalação “Simulacra”, de microfone, na instalação “Fala” ou ainda deitando num robô tátil, na obra “Martela”, além de jogos do FILE GAMES e animações do FILE ANIMA+.

Instalações Interativas

Karina Smigla-Bobinski – SIMULACRA – Alemanha

https://vimeo.com/98139351

Em “SIMULACRA”, ao segurar uma lente de aumento diante do monitor, subitamente surgem imagens de mãos, pés e longos cabelos negros. A artista retirou a película polarizadora do monitor e a transferiu para as lentes de aumento. Por isso, as imagens só podem ser percebidas através das lentes.

Petros Vrellis – Starry Night – Grécia

http://vimeo.com/36466564

“Starry Night” é uma animação interativa baseada na obra-prima de Van Gogh “Noite Estrelada”. Os fluxos icônicos da pintura original ganham vida por meio de animação. Além disso, o espectador pode interagir com a pintura, alterando os fluxos ao tocá-la. Toda influência é temporária e, gradualmente, a animação volta a seu estado original. A trilha sonora ao fundo também reage ao fluxo.

Rejane Cantoni & Leonardo Crescenti – FALA – Brasil

http://youtu.be/7xU4STAh8cQ

“Fala” é uma máquina de falar autônoma e interativa onde humanos falam com máquinas, e máquinas falam com máquinas. Máquinas ouvem humanos e humanos ouvem máquinas numa conversa gerada por sinônimos, proximidades de significado e semelhanças fonéticas. Na instalação um microfone faz a interface com um &ld,quo;coro” de quarenta celulares, possibilitando ver e ouvir a conversa maquínica.

Ricardo Barreto & Maria Hsu – Martela – Brasil

http://vimeo.com/74665953

“Martela” é um robô tátil formado por 27 motores. Cada motor corresponde a uma unidade tátil que possibilita tocar o corpo com várias intensidades, combinações, direções e ritmos, segundo uma Composição. Há uma notação que permite a execução repetidas vezes, assim como também é possível realizar uma gravação direta no computador da máquina tátil.  É um instrumento de Tactila, uma forma de arte cujo meio é o “tato-toque”. O toque no corpo do usuário cria situações agradáveis ou de conflito.

Takeshi Mukai, Kei Shiratori & Younghyo Bak – ARART – Japão

http://vimeo.com/50747223

“ARART” é um aplicativo que dá vida a objetos. Ele liga a realidade às expressões provenientes de dispositivos móveis, acrescentando novas histórias e valores ao ambiente real. 

FILE GAMES

O FILE Games traz incríveis games de estúdios independentes, produções de grandes desenvolvedores e instalações de vários países unidos no mais importante evento artístico-cultural de arte e tecnologia da América Latina. Os games selecionados são diversos, mas têm como ponto em comum sua relação com a arte, seja ela por meio de inovações tecnológicas, gráficos ou jogabilidade.

Ed Key & David Kanaga – Proteus – Estados Unidos

 “Proteus” é um jogo sobre exploração e imersão em um mundo onírico parecido com uma ilha no qual a trilha sonora é criada por seus ambientes. Apresentado e controlado como um atirador clássico na primeira pessoa, o meio básico de interação é simplesmente sua presença no mundo. As ilhas geradas no processo abrigam criaturas naturais e imaginárias, vales tranquilos e ruínas com poderes mágicos.

Minority Media Inc. – Papo & Yo – Canadá

“Papo & Yo” é a história do menino Quico e de seu melhor amigo, o Monstro. O Monstro é uma fera enorme com dentes afiados, mas isso não impede Quico de querer brincar com ele. O Monstro, porém, tem um problema muito perigoso: o vício em rãs venenosas. Basta ver uma rã pulando que ele se transforma tomado por uma ira violenta, que põe todos em risco, inclusive Quico. Mesmo assim, Quico ama seu Monstro e quer salvá-lo.

Queasy Games & I Am Robot and Proud – Sound Shapes – Canadá

Plataforma musical onde tudo no mundo produz música. Apresentando músicas de Beck, deadmau5, Jim Guthrie, com gráficos de Capy, Superbrother, Pixeljam e Pyramid Attack.

Right Square Bracket Left Square Bracket Games – Dad – Canadá

Experimente uma sobrecarga sensorial alucinante e psicodélica com “Dyad”! Embarque em uma jornada interativa transformadora através da campanha Modo de Jogo de “Dyad” e prepare-se para as variações táticas enlouquecedoras do Modo Troféu servidas para apenas os mais habilidosos. Ouopte por sentar-se e relaxar com o modo Remix alucinógeno de “Dyad”. Transcendência espera!

FILE ANIMA+

FILE Anima+ apresenta diferentes gêneros de animação, que vão desde curtas e longas-metragens experimentais até filmes de grandes estúdios, inclusive animações interativas.

Destaques das animações

Rosana Urbes – Guida – Brasil

“Guida”, uma doce senhora que há 30 anos trabalha como arquivista no Fórum da cidade, tem sua rotina e,ntediante modificada ao se deparar com um anúncio para aulas de modelo vivo em um centro cultural.

Wesley Rodrigues – Viagem na chuva – Brasil

A chuva, assim como o circo, percorre um longo caminho até seu lugar de destino. Quando se vão, ficam as lembranças.

Ludo Gavillet – Monsterbox – França

Uma menininha entra em uma floricultura onde há um velho rabugento. Porém, ela não está lá para comprar, e sim para procurar casinhas para os monstros.

Mélanie Tourneur – Animal – Bélgica

Esta é a história sobre um jovem raposo e uma peque na coruja em uma floresta azul escura aprendendo um sobre o outro. Eles começam a brincar, mas seu instinto de animal selvagem será muito forte para esse jogo de esconde-esconde.

Sobre o FILE:

O FILE é um festival brasileiro de arte e tecnologia que mostra inovações na interconexão entre arte, ciência e tecnologia. Há 15 anos o FILE realiza mostras anuais em São Paulo e no Rio de Janeiro e já realizou edições em várias cidades do Brasil e do mundo. O FILE trouxe pela primeira vez para o Brasil, Estados Unidos e Japão a tecnologia 4K, projeção de filmes em altíssima definição, e a primeira transmissão em tempo real de um filme 4K. Foi responsável ainda pela visita inédita ao Brasil, em 2005, do pesquisador americano Ted Nelson, criador do nome e da ideia de hipertexto e hipermídia.

Serviço:

FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

CENTRO CULTURAL SISTEMA FIEP

Local: Av. Cândido de Abreu 200, Centro Cívico.

Datas e horários: de 09 a 16/11 das 10h às 18h, à partir de 17/11 de quarta à domingo das 10h às 18h A exposição pode ser visitada até o dia 07 de Dezembro.

Informações:3271.9560
Entrada gratuita