Valorizar e difundir a produção documental realizada em escolas, universidades e cursos livres em todo o mundo. Esta é a premissa do FIDÉ – Festival Internacional do Documentário Estudantil, que há quatro anos acontece na França e, a partir de 2012, chega ao Brasil para sua primeira edição, na Cinemateca de Curitiba. 

continua após a publicidade

Assim como o evento francês, o FIDÉ Brasil não é uma mostra competitiva voltada a premiações, mas uma vitrine ampla e diversa para promover o trabalho de jovens realizadores oriundos de escolas, universidades e outros centros de formação.

Entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro serão exibidos documentários de vários países, legendados em português, com destaque para uma seleção especial de filmes apresentados nas últimas edições do festival na França. Além das sessões, haverá debates, encontros com profissionais, entre outras atrações. Cerca de uma centena de filmes foram inscritos nesta primeira edição e submetidos à curadoria do festival, resultando em uma programação que reflete as possibilidades infinitas da narrativa documental.

Origem 

O FIDÉ (sigla para Festival International du Documentaire Étudiant) nasceu do desejo de estimular e apoiar a produção de documentários, sendo o único festival dedicado exclusivamente às produções documentais estudantis na França. Ao longo de quatro edições, desde 2008, cerca de cem filmes e documentários sonoros foram exibidos ao público, originários de mais de 20 países, como Bulgária, Inglaterra, Rússia, Marrocos, Líbano, República Tcheca, Eslovênia, Birmânia, Espanha, entre outros. Além das sessões, o evento privilegia debates, performances teatrais de inspiração documental, animações musicais, etc. Em 2012, o público esperado para a quinta edição do FIDÉ na França é de 700 pessoas. No site www.fidebrasil.com é possível assistir ao trailer do festival de 2011. 

Um Filme para Dirceu marca sessão de abertura do FIDÉ

Premiado documentário de Ana Johann abre edição brasileira do Festival Internacional do Documentário Estudantil, em Curitiba

continua após a publicidade

Depois de receber o prêmio especial do júri no 45º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro, Um Filme para Dirceu tem sua estreia em Curitiba marcada para o dia 30 de novembro, na sessão de abertura do FIDÉ – Festival Internacional do Documentário Estudantil. Com direção de Ana Johann, este será o único filme da mostra não produzido por um estudante – todos os demais têm essa premissa –, fazendo parte da programação especial do evento. Após a projeção, Ana Johann participará de um bate-papo com o documentarista e professor Eduardo Baggio, um dos organizadores do FIDÉ.

A história de Um Filme para Dirceu começa em 2008, quando a produtora Capicua Filmes, da qual Ana é proprietária, recebe um telefonema de Dirceu Cieslinski – gaiteiro de São Bento do Sul que sonhava viver de música e dizia ver semelhanças na história da sua vida com o filme Dois filhos de Francisco. Seu objetivo era um só: gravar um documentário para ajudá-lo a se tornar conhecido e fazer um CD ao vivo. A diretora decide acompanhar a vida de Dirceu ao longo de três anos, concluindo a edição do documentário em julho de 2012. Com 55 horas de material gravado, o resultado é um filme de 80 minutos com muito humor e cenas surpreendentes.

continua após a publicidade

Um Filme para Dirceu passou recentemente pelo 45º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro – onde ganhou o prêmio especial do júri –, foi exibido na Mostra Internacional de São Paulo e selecionado para a sessão DOCTUBRE, no Festival Internacional de Documentários do México (DOCsDF 2012) que acontece em novembro.

FID&E,acute;

Realizado na França desde 2008, o FIDÉ (sigla para Festival International du Documentaire Étudiant) nasceu do desejo de estimular a produção e dar visibilidade aos documentários produzidos por estudantes ao redor do mundo. Em 2012, o evento chega ao Brasil, e a primeira edição nacional acontece na Cinemateca de Curitiba, entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro. Na ocasião, serão exibidos quase trinta documentários de diferentes países, com legendas em português.

Confira a seguir os filmes selecionados:

Abelardo  – Ane Siderman – Brasil/Argentina – 2012 – Universidade del Cine/Arg.

A galinha que burlou o sistema  –  Quico Meirelles – Brasil – 2012 – ECA/SP.

A long way home  – Alexander Gorelik – Rússia – 2008 – Université de Cinema et de la Télévision, Saint-Pétersbourg/Rússia.

Alteridade  –  João Menna Barreto – Brasil – 2012 – FAP/PR.

Ausência  –  Jardel Tambani – Brasil – 2012 – AIC/SP.

Birds get vertigo too – Sarah Cunningham – França – 2009 – FEMIS/França.

Capitán – Vinicius Ferreira – Cuba – 2012 – EICTV. 

Circus make me fly – Franziska von Malsen – França/Israel/Alemanha – 2010 – University of Television and Film Munich/Alemanha.

Conexão Munique – Carlos Segundo – Brasil/Alemanha – 2012 – Unicamp/SP.

Fragments d’un quartier  –  Lúcia Monteiro, Christophe Lecarpentier, Panagiota Anagnostou e Julien Duzer – França/Brasil – 2008 – Paris 3.

Grito Escrito  –  Willian Germano Rodrigues – Brasil – 2012 – Espaço de Arte/PR.

Guañape Sur  – János Richter – Itália/Peru – 2010 – Zelig Scuola di documentario, televisione e nuovi media/Itália.

IN  –  Bruno de Oliveira – Brasil – 2012 – FAP/PR.

Les oreilles n’ont pas de paupière  –  Étienne Chaillou – França – 2004 – ENSAD/França.

Manque de Preuves –Hayoun Kwon – França – 2011 – Le Fresnoy/França.

Mauro em Caiena  –  Leonardo Mouramateus – Brasil – 2012 – UFC/Ceará.

Memória a Dois  –  Anderson Simão, Evandro Scorsin e Nuno Chinaglia Poli – Brasil – 2009 – FAP/PR.

Metro – Guilherme B. Hoffmann – Brasil/França – 2012 – Paris 8.

Oh God, dear God!  – Julia Poplawska – Polônia – 2010 – Andrzej Wajda Master School of Film Directing/Polônia.

Popartrz – Adam Palenta – Polônia – 2008 – Andrzej Wajda Master School of Film Directing/Polônia.

Reverberações – Itamar Assumpção – Claudia Pucci e Pedro Colombo – Brasil – 2012 – ESPM/SP.

Senhores  –  Guilherme Delamuta – Brasil – 2012 – FAP/PR.

Ser Campeão é Detalhe: Democracia Corinthiana – Gustavo Forti Leitão e Caetano Tola Biasi – Brasil – 2011 – Unicamp/SP.

Sinestesia – Henrique Vianna – Brasil – 2011 – CU-SENAC/SP.

Trys ketvirtines – Gintare Rakickaite – Lituânia – 2010 – Vilnius Academy Of Arts/Lituânia. 

Tudo Volta Para o Mesmo Lugar  – M,arcus Curvelus – Brasil – 2012 – UFBA/Bahia.

Uma cabeça para cada cabelo  –  Renato Ogata – Brasil – 2012 – FAP/PR.

Serviço:

FIDÉ – Festival Internacional do Documentário Estudantil

Dias: 30/11, 01 e 02/12 (sexta a domingo)

Horários: Sexta-feira a partir das 19h, sábado e domingo das 15h às 22h.

Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1174)

Entrada franca. 

Informações:

Site oficial: www.fidebrasil.com

Fanpage: www.facebook.com/fidebr

E-mail: fidebr@lesimpatientes.org

Museu Oscar Niemeyer tem entrada gratuita neste domingo

Apresentações de música, dança, visita mediada e oficinas com a artista Eliane Prolik serão oferecidos ao público

O Museu Oscar Niemeyer (MON) realiza no dia 2 de dezembro, o “Domingo Social”, com entrada gratuita e programação especial.  Desta vez há oficina com a artista do mês, Eliane Prolik, apresentação musical, danças performativas e visitas mediadas à exposição “Degas, poesia geral da ação. As esculturas – Coleção MASP”. O ingresso é gratuito para todas as atividades e precisa ser retirado na bilheteria do museu até as 17h30.

A artista homenageada de dezembro, Eliane Prolik, realizará oficinas artísticas com técnica de recorte e colagem sob o tema “aceite”, às 14h, 15h15 e 16h30, no espaço da Ação Educativa. As vagas são limitadas.

As visitas mediadas à exposição “Degas, poesia geral da ação. As esculturas – Coleção MASP” estão marcadas para dois horários: a partir das 11 horas com o acadêmico Jorge Henrique Lima De Carvalho, e às 15h30 com a arte-educadora do MON, Telma Richter. A apresentação musical, com o conjunto Cinco de Cordas começa às 14 horas e se estende até 17h45.

As danças performativas, com curadoria de Rosemeri Rocha, começam às 15 horas, com apresentação de “Visita Guiada”, de Patrícia Machado; “Permanencia In – Experimento Sobreposto”, de Fernanda Dantas; “S, 5678”, “Caixa Mágica”, ”Intangível”, “Coral”, “Vídeocartas”, dos integrantes do Projeto de extensão de Videodança da FAP e “Trilhos”, de Ana Hope, Guilherme Borba, Murillo Marchesi, Thaís Cardoso e Caio Baú.

Serviço
Domingo Social no Museu Oscar Niemeyer
Dia 2 de dezembro de 2012 (domingo)
Entrada gratuita – os ingressos precisam ser retirados na bilheteria até as 17h30
Horário: 10h às 18 horas
Rua Marechal Hermes, 999. Centro Cívico. Curitiba – PR

Oficina artística
Eliane Prolik – Artista do mês de dezembro
Oficina: “Aceite”
Técnica: Recorte e colagem

Horários: 14h, 15h15 e 16h30
Local: Espaço da Ação Educativa

Apresentação musical
GrupoCinco de Cordas

Horário: 14h às 17h45
Local: 1º Piso

Dança Performativa
Curadoria: Rosemeri Rocha
Horário: 15 horas
Local: Sala 2, 1º andar

Programação
 “Visita Guiada” de Patrícia Machado

Criação: Alessanddra Lange, Ane Adade , Airton Rodrigues, Juliane Engelhardt, Luana Teodoro,Patrícia Machado e Simone Bonish 

“Permanencia In – Experimento Sobreposto”, de Fernanda Dantas

“S, 5678”, “Caixa Mágica”, ”Intangível”, “Coral”, “Vídeocartas”

Criação: Integrantes do Pro,jeto de extensão de Videodança da FAP

Coordenação: Demian Garcia e Bruna Spoladore

“Trilhos”

Criação: Ana Hope, Guilherme Borba, Murillo Marchesi, Thaís Cardoso, Caio Baú.

Coordenação: Demian Garcia

Visita mediada
Exposição:” Degas: Poesia Geral da Ação. As esculturas- Coleção MASP” Mediadores: Jorge Henrique Lima De Carvalho, acadêmico, e Telma Richter, arte- educadora do MON.
Horário: 11h e 15h30
Local: sala 7