Palhaços moldados pelo ceramista Arley Lopes: exposição na Áustria e miniaturas feitas especialmente para o velejador Lars Grael.

continua após a publicidade

Com um currículo que inclui uma participação na Semana Cultura do Paraná na Áustria, em dezembro de 2008, o ceramista Arley Lopes vem conquistando fama por onde passa. No ano passado, moldou, sob encomenda, uma série de faróis de navegação, em argila, que enfeitaram o Deck Náutico da Casa Cor em homenagem a Lars Grael. Depois, as miniaturas seriam presenteadas ao velejador que as coleciona.

Autodidata desde que deixou a profissão de bancário, há 14 anos, para dedicar-se a transformar o barro em arte figurativa, Arley inspira-se em gravuras de livros e em quadros para compor suas figuras, mas seu principal tema é mesmo o do palhaço ou, como ele mesmo define, a cerâmica que faz rir.

“A figura do palhaço é a que me inspira e a que me tornou conhecido. Além do mais, a imagem do palhaço é sempre um enigma. Apesar da sua expressão sorridente, ele pode esconder uma imensa tristeza. E essa é a tradução de todo artista”.

continua após a publicidade

Com uma obra que ultrapassa mil peças, Arley dá cursos regularmente no Ateliê Recnato do Barro, no Alto da XV, em Curitiba, além de atender uma série de encomendas que inclui troféus para a Secretaria de Educação do Paraná, como ocorreu no governo Requião (2003-2010), até santarias. Uma das esculturas de cerâmica de que mais se orgulha foi uma réplica da imagem de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, utilizada pela Catedral Basílica de Curitiba nas procissões.

Durante a Feiarte Curitiba, o artesão nascido em Telêmaco Borba, no interior do Paraná, promete além de expor suas peças, ministrar aulas para crianças de 6 a 12 anos em um espaço reservado especialmente pelos organizadores da feira para as oficinas infantis.

continua após a publicidade

Do universo da arte em argila, Arley Lopes, que é casado e tem uma filha de sete anos, só faz restrição à arte abstrata. “Meu trabalho é essencialmente figurativo. Agora se precisar torná-lo abstrato, é fácil. Basta jogar o barro no chão”, brinca.

A Feiarte Curitiba – Feira Internacional de Artesanato, será realizada de 3 a 12 de agosto no recém-inaugurado Expo Renault Barigui. Com 5 mil metros quadrados de área útil, o novo centro de exposições foi projetado pelo arquiteto Manoel Coelho levando em conta os conceitos mais modernos de sustentabilidade. Fonte: Imprensa Diretriz