Exposição “Dois Olhares”

O curador Carlos Zemek (foto) convidou os artistas J.Bonatto e Vanice Ferreira para a exposição “Dois olhares”. O vernissage será em 23 de outubro, 19 horas, no Centro Cultural e Gastronômico Alberto Massuda, rua Trajano Reis, 443, bairro São Francisco, Curitiba.  No evento, a escritora Andréa Motta, do Centro Feminino de Cultura, autografará a coletânea de crônicas “A bordo do mundo”, da editora Instituto Memória. O objetivo de Carlos Zemek é abrir espaço para olhares diferentes sobre o entorno e o mundo. J.Bonatto, artista premiado, já participou de amostras no exterior,  Itália, Alemanha, Austrália, Inglaterra, Japão, Coréia do Sul, Espanha, USA, África do Sul, França, Nova Zelândia, entre outros. Vanice Ferreira, participou em exposições em Curitiba e na Argentina. Entrada franca

A cozinha vira sala de aula

A Versadas está lançando o projeto Harmonize. Por meio de aulas de culinária, departamentos de Recursos Humanos podem avaliar suas equipes, observando e compartilhando os resultados no final da aula. O objetivo desta inovadora proposta, numa metáfora ao que acontece na rotina empresarial, é com a organização, compreensão das receitas, preparação dos ingredientes e execução das  tarefas, criar ferramentas estimulantes para a avaliação e motivação de suas equipes. O resultado dependerá da competência de cada um e do entrosamento das equipes avaliadas. A Versadas segue a tendência de grandes e pequenas empresas de todo o mundo, que apostam em ações como esta e com criatividade criam novas experiências, para estimular, incentivar e avaliar seus times, tornando mais visível e acessível a importância de alcançar metas.

Bienal Internacional de Curitiba lança antologia poética “Fantasma Civil”

No dia 21 de outubro (segunda-feira), a Bienal Internacional de Curitiba 2013 realizará o lançamento da antologia poética “Fantasma Civil”, no Palacete Wolf. O livro, que integra as ações de literatura da Bienal Internacional de Curitiba, reúne 42 poemas de autores brasileiros que mantêm alguma afinidade com a cidade. O evento começará às 17h e contará também com leitura dos textos da publicação.

No dia seguinte, 22 de outubro (terça-feira), alguns dos autores estarão na Livraria da Vila (Shopping Pátio Batel) para um bate-papo sobre a antologia. Na conversa, que começa às 19h30, estarão presentes Luci Collin, Leonarda Glück, Roberto Prado, Sergio Viralobos e Vanessa Rodrigues. A mediação fica por conta de Ricardo Corona, curador convidado da Bienal e organizador da antologia.

Com projeto gráfico da artista visual Eliana Borges, a publicação é composta de folhas soltas acondicionadas em uma caixa. Cada página traz impressa, além do poema, a imagem que este menciona. A publicação estará disponível gratuitamente nas Tubotecas para que os moradores de Curitiba tenham acesso à obra poética.

Bienal pela cidade

Nesta edição, a Bienal Internacional de Curitba tem uma série de atividades de cunho literário. Além do lançamento de “Fantasma Civil”, atores estão fazendo leituras dos poemas que integram a antologia em diversas linhas de ônibus da cidade. A leitura também será feita em travessias de barco, no lago do Passeio Público no dia 19 de outubro. Os participantes embarcam em duplas para um trajeto em que os poemas serão recitados.

A poesia na programação da Bienal também agrega espaços como o Jardim Botânico e a Casa da Memória. A estufa do parque abriga a instalação poético-sonora O sexo vegetal”, de Sérgio Medeiros. Já a Casa da Memória, no Largo da Ordem, será o cenário da projeção do ,poema “aA Momento de Simetria”, do autor argentino Arturo Carrera, no dia 9 de novembro.

Outra ação de literatura pode ser acompanhada na internet. Todas as segundas, quartas e sextas-feiras, o Twitter da Bienal (twitter.com/bienalcuritiba) publica micro-contos do escritor curitibano Dalton Trevisan, selecionados por Ricardo Corona. Formado em Direito (UFPR), Trevisan escrevia contos na revista Joaquim (década de 40), ganhou diversos prêmios, dentre eles o Prêmio Jabuti e o Prêmio Camões.

Poetas participantes da antologia

Adalberto Müller, Ademir Demarchi, Afonso José Afonso, Alexandre França, Alice Ruiz, Amarildo Anzolin, Andréia Carvalho, Anísio Homem, Bárbara Lia, Bianca Lafroy, Bruno Costa, Camila Vardarac, Carlos Careqa, Cristiane Bouger, Édson De Vulcanis, Emerson Pereti, Estrela Ruiz Leminski, Fernando José Karl, Greta Benitez, Hamilton Faria, Helena Kolody, Homero Gomes, Ivan Justen Santana, Josely Vianna Baptista, Leonarda Glück, Lindsey R. Lagni, Luci Collin, Marcelo De Angelis, Marcelo Sandmann, Marcos Prado, Marília Kubota, Mario Domingues, Paulo Leminski, Priscila Merizzio, Ricardo Pedrosa Alves, Roberto Prado, Roosevelt Rocha, Sabrina Lopes, Sérgio Viralobos, Vanessa C. Rodrigues, Wilson Bueno e Zeca Corrêa Leite.

Patrocínio

A Prefeitura Municipal de Curitiba/Fundação Cultural de Curitiba e o Banco Itaú apresentam a Bienal Internacional de Curitiba 2013, realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Lei Rouanet). Esta edição também conta com o patrocínio Petrobras, BNDES, Votorantim Cimentos e Volvo, além da Copel e Sanepar, por meio da Conta Cultura. Tem copatrocínio da Barigui Financeira e Construtora JL, além do apoio do Governo do Paraná/Secretaria de Estado da Cultura, Sesi no Paraná e Sistema Fecomércio Sesc Senac PR.

Serviço:

Leitura de poesias em travessia de barco

Data: 19 de outubro

Local: Passeio Público

Horário: das 9h às 11h e das 14h às 17h, com saídas a cada 30 minutos

Ingresso: Gratuito

“Fantasma Civil”

Lançamento da antologia poética com leitura de poemas

Data: 21 de outubro

Local: Palacete Wolf (Praça Garibaldi, 7 | Centro)

Horário: 17h

Tel.: (41) 3321-3220

Ingresso: Gratuito

Bate-papo com autores

Com Leonarda Glück, Luci Collin, Roberto Prado, Sérgio Viralobos e Vanessa C. Rodrigues

Mediador: Ricardo Corona

Data: 22 de outubro

Horário: 19h30

Local: Livraria da Vila (Pátio Batel – Av. do Batel, 1868 I Batel I Loja 314)
Tel.: 3020-3500

Ingresso: Gratuito

Leitura de poesias em trajetos de ônibus

Linha Centenário/Campo Comprido (ambos sentidos), Linha Ligeirão Boqueirão, Linha Ligeirão Pinheirinho, Linha Santa Cândida/ Capão Raso (sentido norte e sul), Linha Aeroporto Executivo

Data: Segunda a sexta, até 1º de dezembro

Horários: Consulta disponível no site www.bienaldecuritiba.com.br/literatura

Projeção do poema “aA Momento de Simetria”, de Arturo Carrera

Data: 9 de novembro

Local: Casa da Memória (Rua São Francisco, 319 | Centro)

<,strong>Horário: a confirmar

Telefone: (41) 3321-3230

Ingresso: Gratuito

Bienal Internacional de Curitiba 2013

Redes sociais: Facebook, Twitter e Youtube

Informações: www.bienaldecuritiba.com.br