Escritores participam de encontro na comemoração dos 167 anos do CEP

Na manhã da quinta-feira passada (14/03), duzentos alunos do Colégio Estadual do Paraná – CEP participaram de um encontro com três escritores que moram e atuam na capital paranaense. O jornalista da Gazeta do Povo Mauri Konig, o colunista do Paraná-online Willy Schumann e o editor do Instituto Memória Anthony Leahy .

A proposta teve como objetivo abrir um ciclo de encontros com escritores, para incentivar a leitura dos jovens e principalmente despertar o interesse em escrever seu primeiro livro, ou simplesmente seu primeiro conto.

Durante o evento os jovens foram convidados a escrever seu primeiro texto, os quais poderão ser divulgados no Café Sabor Leituras. Além disso, o Colégio Estadual do Paraná está promovendo um concurso de Contos de Terror, destinado aos alunos do primeiro ano do ensino médio. A prática da escrita já é um processo constante no Colégio, que tem além desse concurso, outros prêmios como livro de poesias já há alguns anos.

A Fundação Cultural de Curitiba também esteve presente no encontro . O mediador de leitura Alison Adissenh explicou aos estudantes detalhes das possibilidades dos eventos que são organizados pela FCC. Espaços destinados à literatura sob responsabilidade da prefeitura.  Na ocasião Adissenh convidou os alunos para fazer parte das ações promovidas pela Fundação Cultural de Curitiba.

A Livrarias Curitiba também apoiou o encontro, disponibilizando livros para serem sorteados entre os alunos e professores. Motivados pela mesma ação os escritores entregaram obras de sua autoria para o sorteio. (Fonte: Café Sabor Leituras).

BTG Viagens abre loja em Santa Felicidade

A BTG Viagens – empresa do Grupo Brazil Travel – inaugurou no início do mês uma nova loja em Curitiba, no bairro Santa Felicidade.

A abertura da nova unidade faz parte do plano de expansão do grupo, traçado pelo empresário do turismo José Martins, diretor geral da BTG. “Estávamos à procura de um ponto estratégico no bairro desde o final do ano passado e a loja da Manoel Ribas atendeu as nossas expectativas”, afirma.

Situada a poucos metros do ponto de ônibus da Linha Turismo, a BTG Viagens Santa Felicidade registrou intenso movimento já em seus primeiros dias de funcionamento. A loja foi projetada para seguir o design clean e elegante da primeira loja da empresa, no centro da capital paranaense. O atendimento em ambas as sedes é feito por profissionais altamente qualificados.

Segundo Martins, o diferencial estético e o modelo ágil da administração são atrativos para investidores que têm interesse em modelos de franquia da agência de viagens. Este, certamente, será o próximo passo de expansão da agência capitaneada pelo Brazil Travel Group Turismo, que é composto pela BTG Viagens, BTG Hotéis & Resorts e BTG Operadora.

Serviço:

BTG Viagens

Rua Visconde do Rio Branco, 1501 – Centro – 41 3044.1011

Avenida Manoel Ribas, 5966 loja 6 – Santa Felicidade – 41 3076.6400

Aprovado projeto de Leprevost para manter museus, bibliotecas e prédios históricos abertos no feriado de 15 de novembro

A Assembléia Legislativa aprovou esta semana projeto de lei do deputado Ney Leprevost instituindo no Calendário Oficial do Estado do Paraná, o “Dia Estadual do Patrimônio Histórico e Cultural”.

O projeto de lei, que está sendo encaminhado para sanção do governador, estabelece que no feriado de 15 de novembro os prédios públicos, edifícios históricos, museus, universidades, bibliotecas, assembléias e tribunais deverão permanecer abertos para visitação pública.

As secretarias estaduais de Turismo e de Cultura ficarão responsáveis por promover nesta data apresentações musicais e culturais que representam os povos colonizadores do Paraná.

Países como Estados Unidos, Uruguai, Peru e Chile, já tem iniciativas semelhante,s a que está sendo proposta por Leprevost.

“Será um dia dedicado a cultura e a cidadania. Uma data em que os pais poderão levar os filhos para conhecer um pouco da história, com visitas guiadas. Um momento para as pessoas refletirem sobre a importância de preservar o patrimônio público que a elas pertence”, afirma Ney.

A idéia foi levada ao parlamentar pela senhora Anita Zippin e pelo desembargador Joatan Marcos de Carvalho.