Editor do jornal The New York Times vem a Curitiba para curso e palestra na Universidade Positivo

O editor de notícias interativas do jornal norte-americano The New York Times, Aron Pilhofer, dará uma palestra para os alunos de Jornalismo e um curso para os estudantes da Especialização em Produção e Avaliação de Conteúdos para Mídias Digitais da Universidade Positivo (UP), nos dias 22 e 23 de novembro, respectivamente, no câmpus da instituição. O tema será o uso de dados e tecnologia na produção de notícias. Aaron vem a Curitiba exclusivamente para o encontro com os alunos de Comunicação da UP.
“Essa apresentação traz a experiência de um profissional que comanda uma área em um dos jornais mais importantes do mundo. Além do tema ser interessante e atual, pois Aron vai falar sobre jornalismo guiado por dados, que é tendência no mercado”, ressalta o professor de Jornalismo da UP, Felipe Harmata. Aron faz parte de uma nova vertente do Jornalismo, em que a condição das coberturas jornalísticas é convergente, utilizando-se de diversas possibilidades proporcionadas pela tecnologia.
Para Harmata, apesar de todas as tecnologias disponíveis, ainda são poucos os jornalistas que conseguem aliar os benefícios da tecnologia para ampliar a busca por informação ou divulgação. “E não é só isso, muda também a maneira como o público consome as informações. É um formato ainda mutante, em constantes transformações e que precisa ser estudado”.
A tecnologia na produção de notícias
O impacto das tecnologias digitais de informação e comunicação sobre as práticas jornalísticas são perceptíveis em todos os meios. Basta acessar um portal de notícias ou assistir a um telejornal, para perceber que não bastam somente texto e imagens, é necessário aliar à comunicação fotos, podcasts, vídeos, enquetes, abertura para participação do público – que, por sua vez, ainda poderá complementar a informação enviando seus vídeos, áudios ou imagens.
Além disso, o profissional deve saber produzir conteúdos em diversas combinações de linguagens ao mesmo tempo: para rádio, televisão, tablets, smartphones, entre outros. Tudo isso, faz surgir uma nova necessidade de profissionais, que são capazes de lidar com diversas mídias. “Eu acho que é possível – talvez necessário – para cada jornalista ter pelo menos alguma familiaridade com essas ferramentas e técnicas, mesmo que ele mesmo não vá usá-las. É fundamental saber o que é possível [fazer com as ferramentas], para saber como usar essas técnicas e como elas podem ajudar a contar histórias que, de outra forma, não poderiam ser contadas ou não teriam sido encontradas”, afirma o editor do The New York Times, Aron Pilhofer.
Para Pilhofer, essa tendência modifica, portanto, a maneira de fazer e ensinar o Jornalismo. “As novas técnicas permitem que jornalistas cheguem a histórias que de outra forma não teriam alguma maneira de fazer. Coisas simples como web scraping, por exemplo, pode ser uma maneira de contornar os funcionários públicos que não querem dar-lhe os registros desejados. Do lado da apresentação, nós estamos começando a procurar maneiras de contar histórias que são nativas do digital. O digital está se tornando um meio primário para contar histórias, e não apenas uma reflexão tardia. Isso é uma grande mudança para a indústria”.
Serviço para a imprensa
* A Universidade Positivo disponibilizará ingressos à imprensa para a palestra de Aron Pilhofer no dia 22 de novembro, às 10h. Além disso, Aron estará também à disposição para entrevistas.
Data: 22 de novembro (sexta-feira)
Horário:  10h
Local: Câmpus da Universidade Positivo
Endereço: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido

Sicredi passa a recolher taxas, multas e outros débitos do DETRAN Paraná

A partir de 16 de dezembro, o contribuinte do estado do Paraná tem uma nova alternativa para realizar o pagamento de taxas, multas e, outros débitos do Departamento de Trânsito do Paraná. O Sicredi passa a ser a segunda instituição financeira do Estado a ser credenciada para a arrecadação de guias do DETRAN PR.

Um convênio assinado em outubro pelo diretor administrativo financeiro da instituição, Ivaldo Pedro Patrício, e pelo presidente da Central Sicredi PR/SP e Sicredi Participações S/A, Manfred Dasenbrock, oficializou a inclusão do Sicredi na lista de instituições aptas a receber os pagamentos dos contribuintes.

As taxas veiculares, licenciamento e segunda via de Carteira Nacional de Habilitação, além de multas veiculares e outras arrecadações poderão ser pagas nas mais de 330 Unidades de Atendimento do Sicredi no Paraná, por meio dos caixas, ou nos mais de 800 agentes credenciados do Sicredi, totalizando uma rede de mais de 1.130 pontos distribuídos pelo Estado. Além disso, os associados Sicredi ainda dispõem dos canais de autoatendimento da marca (caixa eletrônico e internet banking).

De acordo com o presidente da Central Sicredi PR/SP, mais de 400 mil associados do Sistema no Paraná terão a vantagem de efetuar os pagamentos das taxas do Detran com mais comodidade.

O Sicredi possui uma das maiores redes de atendimento de serviços financeiros no Paraná, o que também irá beneficiar os demais contribuintes, uma vez que poderão usufruir da capilaridade do Sistema de Cooperativas de Crédito para realizar os pagamentos do Detran. “O Sicredi é a única instituição financeira em 71 municípios do Paraná”, reforça o presidente.

Para o Secretário da Fazenda do Estado do Paraná, Luiz Carlos Hauly, é uma satisfação ter uma cooperativa de crédito na rede de arrecadação de impostos do Governo do Paraná, uma vez que o estado é referência nacional do setor cooperativista. “Acredito no cooperativismo, assim como acredito na microempresa, como modelos de negócio para movimentar a economia do Paraná, fomentando o desenvolvimento das comunidades e gerando emprego e riquezas”, finaliza o secretário.

Na foto acima: Manfred Dasenbrock, presidente da Central Sicredi PR/SP e da SicrediPar – Foto: Eduardo Ribeiro / Central Press

Uma janela para o documentário estudantil

Valorizar e difundir a produção documental realizada em escolas, universidades e cursos livres em todo o mundo. Essa é a premissa do FIDÉ – Festival Internacional do Documentário Estudantil, que há seis anos acontece na França e, desde o ano passado, é realizado também no Brasil, aqui em Curitiba.

De 22 a 24 de novembro de 2013, a Cinemateca de Curitiba, espaço mantido pela Fundação Cultural de Curitiba, recebe a segunda edição do festival que exibirá documentários, entre curtas, médias e longas-metragens de mais de 10 países, com legendas em português. Na sexta-feira (22), a sessão especial de abertura exibe o documentário Linha Vermelha, do diretor português José Filipe Costa, que estará presente para um bate-papo com o público. A mostra estudantil acontece no sábado (23) e domingo (24), com a projeção de filmes produzidos por alunos de importantes centros pelo mundo, como a Wajda School, na Polônia, a ScreenAcademy Scotland e a francesa La Fémis.

Assim como o evento francês, o FIDÉ Brasil não é uma mostra competitiva voltada a premiações, mas uma vitrine ampla e diversa para promover o trabalho de jovens realizadores. Os filmes selecionados para as sessões também apontam tendências de linguagens e de temas, sinalizando os novos caminhos da produção documental mundial. A curadoria do evento é de Eduardo Baggio, Demian Garcia, Elisandro Dalcin e Mariana Sanchez, além dos curadores convidados, para esta edição Ana Johann e João Menna Barreto.

Origem – O FIDÉ (sigla para Festival International du Documentaire Étudiant) nasceu do desejo de estimular e apoiar a produção de documentários, sendo o único festival dedicado exclusivamente às produções documentais estudantis na França. Ao longo de cinco edi&ccedi,l;ões, desde 2008, cerca de 150 filmes e documentários sonoros foram exibidos ao público, originários de mais de 25 países, como Bulgária, Inglaterra, Rússia, Marrocos, Líbano, República Tcheca, Eslovênia, Birmânia, Espanha, entre outros. Além das sessões, o evento privilegia debates, performances musicais, entre outras atividades.

Serviço:
FIDÉ Brasil 2013
2ª edição brasileira do Festival Internacional do Documentário Estudantil
Dias: 22 a 24 de novembro (6ª feira a domingo)
Horários das sessões: 6ª feira, 20h, sábado a partir das 15h e domingo a partir das 16h.
Local: Cinemateca de Curitiba
Entrada franca.

Informações e programação completa:
Site oficial: www.fidebrasil.com
Fanpage:www.facebook.com/fidebr

Fonte: Assessoria de imprensa Fidé Brasil