A noite de quarta-feira passada (21) foi de comemoração e celebração no Clube Curitibano. O presidente da agremiação, José Antonio Baggio Pereira, recebeu o prefeito Gustavo Fruet, o presidente da Confederação de Clubes (CBC), Jair Alfredo Pereira, o velejador e diretor técnico da Confederação dos Clubes, Lars Grael, e sua equipe, para selar um novo convênio. O acordo define o repasse dos recursos oriundos da Loteria Federal, mediados pelo CBC, para a formação de atletas. Foto: Paola Geremias

continua após a publicidade

Empresa ucraniana visita Tecpar para estudar entrada no mercado brasileiro via incubadora tecnológica

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) recebeu a visita da empresa ucraniana LOT Group, especializada em sistemas de gestão de transporte público. Foto: Tecpar

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) recebeu a visita de uma empresa ucraniana especializada em sistemas de gestão de transporte público interessada em entrar no mercado brasileiro com o apoio do instituto. A LOT Group estuda a viabilidade de ser residente na Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) para iniciar a operação no Brasil por Curitiba.

A visita de representantes da empresa ao Tecpar, realizada nesta quinta-feira (22), foi capitaneada pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e pelo Cônsul Honorário da Ucrânia no Paraná. Durante a reunião, foi discutida a possibilidade de incubar a empresa na Intec para viabilizar a entrada no mercado brasileiro.

continua após a publicidade

“A Intec poderia ser uma porta de entrada ao país para as operações da LOT Group. Mostramos a eles as vantagens da parceria com o Tecpar. As conversas vão continuar, mas deixamos a Intec à disposição para essa operação”, explica Gilberto Passos Lima, gerente da incubadora.

A ucraniana LOT Group reúne um grupo de empresas do Leste Europeu dedicadas ao desenvolvimento e fabricação de soluções integradas de sistemas de transporte público, sistemas de pagamento e controle de acesso. Com sede em Kharkov, segunda maior cidade da Ucrânia, o grupo atende a mais de 400 empresas da Europa, Ásia, Norte da África e América Latina.

continua após a publicidade

A Intec

Fundada em 1989, a Incubadora Tecnológica do Tecpar é a primeira incubadora de base tecnológica do Paraná e a quinta do país. Considerada uma das melhores incubadoras do Brasil, tem sede em Curitiba e atuação também em Jacarezinho, no Norte Pioneiro. Tem como missão contribuir para o desenvolvimento econômico e tecnológico regional, por meio de empresas inovadoras de base tecnológica. Ao longo de seus 25 anos, a incubadora já deu suporte tecnológico a mais de 75 empresas. No momento, seis empresas passam pelo processo de incubação: EngeMOVI, HIT Tecnologia em Saúde, Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), Grupo SaaS, 2IM Impacto Inteligência Médica e Beetech.

Projeto Mueller Ecodesign Social

O Shopping Mueller apresenta de 27 de janeiro a 1º de março a exposição fotográfica que retrata o resultado final e todas as etapas do Projeto Mueller Ecodesign Social, o qual beneficiou uma das unidades de atendimento a crianças assistida pela Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS), renovando e aprimorando a infraestrutura local. A mostra, que estará aberta ao público no Piso Cinemas do mall, conta com o patrocínio do Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba). O coquetel de abertura acontecerá no dia 27 de janeiro, às 19h, e contará com a presença dos profissionais e alunos que executaram o projeto, de representantes das empresas parceiras e das instituições FAS e Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC).

Para a gerente de marketing do Shopping Mueller, Melissa Barbosa, o projeto é motivo de orgulho para o mall, pois, juntamente com os parceiros, f,oi possível transformar o lar em uma casa dos sonhos para cada criança. “Nós comemoramos porque a iniciativa ganhou uma dimensão que não esperávamos. Foram se juntando a nós cada vez mais parceiros interessados em ajudar. Rapidamente construímos uma corrente do bem”. 

O objetivo do Projeto Mueller Ecodesign Social, que iniciou em setembro e foi entregue em dezembro, era o de renovar e aprimorar toda a infraestrutura do local, beneficiando cerca de 20 crianças moradoras da entidade, meninos de 8 a 14 anos em situação de risco e vulnerabilidade social – que já estão usufruindo das melhorias. A presidente da FAS, Marcia Fruet, acredita que a conclusão do projeto será seguida de muitas coisas boas na vida de cada atendido. “Essas crianças merecem espaços de resgate da dignidade, pois qualquer intervenção pode mudar a história de vida desse público, possibilitando que eles protagonizem uma trajetória ainda mais bonita”.

Para a missão da reforma, além da parceria de diversas empresas que contribuíram financeiramente ou com asdoações de materiais, foram convidados profissionais de nove escritórios de arquitetura e de design de interiores da capital paranaense – cada um responsável por um ambiente: Sandro Percicotti (banheiros e lavabo), Vinícius Trevisan (sala de refeição), André Largura e Giovana Kimak (cozinha e copa), Filipe Bender e Karla Bender (sala de estar), Hellen Caroline Giacomitti (suíte), Nadia Bentz e Vanderlan Farias (área externa), Marli Manfroi Faust (quarto 1), além da dupla Priscila Gabrielly e Fernanda Menoso Raitani (quarto 2, corredor e sala de vídeo game). A equipe conta com a coordenação técnica dos arquitetos Rose Guazzi e Marcelo Calixto (área externa, sala de informática e biblioteca) – que também assinaram espaços -, e tiveram o desafio de aplicar as tendências de arquitetura e design dentro do contexto da ecossustentabilidade. Um grupo de acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores do Unicuritiba também participaram da revitalização da entidade sob a orientação da coordenação técnica do projeto. “Estamos muito emocionados com os resultados obtidos. Esse projeto é um amadurecimento em todos os sentidos e, só foi possível, por meio da ajuda de nossos parceiros”, comemora o sucesso do projeto, a superintendente do Shopping Mueller, Daniela Baruch.

O Projeto Mueller Ecodesign Social, que está na sua primeira edição, é uma evolução da Mostra Ecodesign, que aconteceu por seis edições, e que mantém, portanto, como principal pilar a sustentabilidade. A proposta é levar a exposição do mall para espaços reais. A iniciativa é uma realização do Shopping Mueller e conta com o apoio Núcleo Paranaense de Decoração, Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS) e do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC). Os parceiros do projeto são: Alto Vale Marmoraria, Almofadas – Studio Gross, Ambibrasil, Artesanal Mais,  Avex Technology, Box 33, Caixa Filosofal, Casa Nova Interiores Batel, Casa Sul (revista e programa), Casa +, Casa Nova, CBB Asfaltos – Grupo CR Almeida, Cerrado Rent a Car,  Construtora Monreal, Decormade, Demarco Gás, Depósito de Materiais de Construção Nichele Ltda, Espaço Goya, FGVTN Acessórios, Floricultura Primavera, Galeria Zilda Fraletti, G. Baraldi, Gesso Mercosul, Grameira Pereira, Grey House, Grupo Adamus, Grupo Adsive, Hidroforma, IKAT, Ilumishop Iluminação, Irma Comércio de Cortinas, Invetto – Arquitetura de Interiores, JG Transportes, Livrarias Curitiba, Lopar Painéis Decorativos, Marcenaria Arco Iris, Madeplast, Mantra, Marili Decor, Masisa, Masterpiso, Mobilara Marcenaria, Nenad Estúdio Fotográfico, Nova Acabamentos, Novit Light Design, NSwash, Pastilhart, PB Kids Brinquedos, Peserpolis, Philodendron Paisagismo, Piccola Brotto, Placo Centro, Pintura e Cia, Positivo Informática, Projevidros, Puffolandia, Rafinatto, Renner, Rede de Mercados Santa Helena, Santa Luzia Molduras, Shadow Decor, Seu Zelador, Sunshine Cortinas e Persianas, Tech House System, Tintas Coral, Todeschini Alto da XV, Tortta, Tradiç&,atilde;o Comércio de Areia e Terra, Triunfante Parara Alimentos, Unicuritiba (patrocinador da exposição fotográfica e equipe de acadêmicos) e UtilizzarZe.  

Serviço:

Exposição Fotográfica – Projeto Mueller Ecodesign Social

Local: Shopping Mueller | Avenida Cândido de Abreu, 127 – Centro Cívico – Piso Cinemas

Período: de 27 de janeiro a 1º de março de 2015

Horário: Segunda-feira a sábado – 10h às 22h

                Domingos e feriados – 14h às 20h

Entrada: Gratuita