Com o objetivo de fomentar a discussão sobre a importância de se organizar previamente às crises e catástrofes, o Grupo Cadenas em parceria com o Samu International, realizam do dia 6 a 8 de fevereiro, na Universidade Positivo, em Curitiba, o Encontro Internacional de Gestão de Crises e Catástrofes, com palestras, cursos teóricos e práticos e o lançamento no país do livro “Atendimento de Saúde a Múltiplas Vítimas e em Catástrofes”.

continua após a publicidade

Segundo o Médico e Bacharel em Segurança Pública, Dr. Michel Cadenas, o encontro acontece em um momento estratégico, em que o Brasil será palco de um evento internacional, a Copa do Mundo. “A preocupação com a segurança de milhares de pessoas deve ser primordial para o sucesso do evento e, principalmente, pela segurança dos torcedores e turistas”.

Segundo dados da Defesa Civil, na década de 1990, foram registrados 8.671 ocorrências de desastres naturais no Brasil, já na década de 2000, este número passou para 23.238 casos. Para Dr. Cadenas, acontecimentos recentes, como os desastres no Espírito Santo e Rio de Janeiro, mostram a importância de estruturar uma intervenção de forma prévia. “A prevenção é o caminho mais rápido e mais barato para salvar vidas”, destaca.

No dia 6, das 9h às 16h, acontece o curso prático de gestão de crise e catástrofes, que vai reunir autoridades de todo o Brasil, entre chefes da Defesa Civil, Ministério da Saúde, Samu International e Universidades na Gestão de Crises, Catástrofes e Ações Humanitárias. O conteúdo foi desenvolvido para capacitar chefes do poder público, profissionais da saúde, área ambiental e emergências médicas para aprimorar seus conhecimentos em situações de desastres naturais ou não, onde é de suma importância um bom treinamento para salvar vidas.

continua após a publicidade

No mesmo dia, às 17h, será lançado no Brasil a 2ª Edição do livro “Atendimento de Saúde a Múltiplas Vítimas e em Catástrofes”, que foi ampliada com dois novos capítulos em que o Dr. Michel Cadenas foi inserido como co-autor. A obra é de autoria do Dr. Carlos Álvarez Leiva, criador e comandante do Escalão Médico Avançado do Exército Espanhol, que desenvolveu suas atividades críticas nos ambientes bélicos ou de urgência humanitária de Nicarágua, Irã, Ásia, Moçambique, Kosovo, Turquia, Afeganistão, Macedônia, Bósnia-Herzegovina, Guatemala, Saraievo, Sumatra, Haiti, Marrocos e Filipinas.

Para encerrar o dia, às 18h e às 20h, o Dr. Leiva fará duas palestras gratuitas e  aberta ao público sobre o livro e a estrutura de gestão de crise mundial  trazida ao Brasil para o evento.

continua após a publicidade

Sobre a Copa do Mundo, o Dr. Leiva ressalta a capacidade de mobilização do povo brasileiro. “A população deste país é prestativa e solidária e um evento com estas proporções é a oportunidade de melhorar a assistência e os serviços, que precisam se integrar e priorizar uma organização e logística eficazes”, ressalta o especialista espanhol.

Já nos dias 7 e 8 de fevereiro o encontro internacional vai contar com cursos e palestras ministrados pelos autores do livro “Atendimento de Saúde a Múltiplas Vítimas e em Catástrofes”, Dr. Cadenas, Dr. Carlos, Dra. Juana e Dra. Patricia, que vão abordar os temas:

·Gerenciamento de Riscos – Uma visão Sistêmica;

·Introdução à Gestão de Crises;

·Equipes de Saúde em Grandes Eventos e Catástrofes;

·O papel da Universidade na pesquisa científica em catástrofes e grandes eventos;

·Medicina de Catástrofe;

·O Hospital e as Catástrofes;

·Gabinete de Crise e SCI;

·Estratégias Médicas em Catástrofes;

·Medicina Humanitária;

·Proteção e Defesa Civil no Brasil.

Os participantes dos cursos receberão certificação in,ternacional, emitida pelo Grupo Samu de Sevilha, na Espanha.

O evento conta com o apoio institucional do programa de Pós graduação em Gestão ambiental da Universidade Positivo.

SERVIÇO:

O Encontro Internacional de Gestão de Crise e Catástrofe acontece na Universidade Positivo, na Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300, Bairro Campo Comprido, Curitiba – PR.

Inscrições e mais informações no fone 41 32637900, e-mail cadenas@cadenas.com.br ou pelo sitewww.cadenas.com.br

Maquinas e equipamentos terão mais de 10 mil metros quadrados para exposição na FIQ 2014

As principais empresas de máquinas e equipamentos para a indústria da madeira estarão presentes na FIQ 2014 – Feira Internacional da Qualidade em Máquinas, Matérias Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira – que será realizada de 11 a 14 de março, no Centro de Eventos Expoara, em Arapongas/PR, e abre o calendário moveleiro de 2014.Serão mais de 80 expositores do segmento que irão aproveitar o evento para realizarem a apresentação das novas tecnologias desenvolvidas para trazerem maior competitividade e novas soluções de produtividade às indústria moveleiras.
 
“Para esta feira, apostamos no que há de mais avançado em termos de tecnologia, modernização e praticidade. A fresadora Router CNC faz, por meio de um Scanner, trabalhos em 3D, corte e acabamentos no geral em madeira mdf, mármore, alumínio, vidro, entre outros materiais. Para demonstração, entregaremos banquinhos de mdf feitos na hora, com toda agilidade e praticidade que a Router oferece para que os visitantes tenham uma noção mais completa da eficiência da máquina”, afirma Amanda Oliveira, secretária executiva da Sanches & Neves, com mais de seis anos de mercado e sede em São Paulo.
 
A Dalmaq, com sede em Santa Catarina, aposta em máquinas equipadas com controladores de dados para auxiliar o PCP no gerenciamento e acompanhamento da produção, com acesso via rede local ou remoto via internet. “Com a utilização do sistema, as indústrias moveleiras terão total controle sobre o processo de produção e consequente otimização da produção”, destaca Johnny Schmidt, administrativo da Dalmaq que possui, entre os principais produtos, fresadoras copiadoras, coladeiras de bordo e customização de máquinas.
 
O Rolo de Impressão Inferior, um equipamento elaborado para a aplicação da impressão na parte inferior da peça pintada na linha UV, será uma das apostas da Crippa Máquinas na FIQ 2014. O produto diminui o retorno da peça a ser passada mais uma vez na linha para a pintura interna ou traseira. Outra novidade é o Túnel UV com deslocamento por Tapete e o Túnel de Secagem de Bordas por UV. “O Rolo de Impressão Inferior e o Túnel de Secagem de Bordos irão auxiliar na melhoria da competitividade das empresas, diminuindo os processos de fabricação e o tempo de produção”, destaca Alexandre Pastrolin, Supervisor Comercial da Crippa, empresa com mais de 20 anos no mercado e sede no interior de São Paulo.
 
A Usikraft, com sede em Curitiba/PR, adianta que fará o lançamento de máquinas que aumentarão a produtividade, a qualidade e o design dos móveis. “Temos nos destacado pela qualidade dos produtos e vamos levar toda esta tecnologia para ser apresentada na FIQ 2014”, salienta Gilson Ari, gerente comercial.
 
A TCR, de Arapongas/PR, elegeu a FIQ 2014 para lançar a linha própria de máquinas e equipamentos, entre elas coladeiras de bordo, esquadrejadeiras de precisão, coletores de pó, tupias, desempenadeira, serra de fita edestopadeira pneumática. “Nossa linha de máquina é destinada às marcenarias que produzem móveis sob-medida e móveis planejados, além de pequenas e médias indústrias de móveis. A nova linha de máquinas vai aumentar a produtividade e permitir a confecção de móveis com melhor acabamento”, afirma Marcos Antônio Rosa, diretor.
 
MP Maquinapack, com sede em Bento, Gonçalves, vai apresentar no evento o novo sistema de embalagem para peças moveleiras capaz de reduzir custos em torno de 60%. Entre os produtos da marca estão linhas de embalagem com seladoras e tuneis de encolhimento de plástico, envolvedoras horizontais de file stretch, sistemas de paletização por esteiras motorizadas ou robotização, máquinas para agrupamento de acessórios e ferragens e máquinas para confecção de caixas de papelão.
 
Com resultados surpreendentes em vendas na edição anterior da FIQ, a Serilon Brasil, com sede em Londrina/PR, vai apresentar na FIQ 2014 sete novas máquinas, entre elas equipamentos de impressão digital UV, Têxtil Sublimação, Solvente e Ribbon, além das tecnologias Router CNC e Laser. As principais atrações serão os equipamentos de tecnologia UV – Anapurna M2050, que imprime em MDF de até 45 mm de espessura em 2,05 de largura, com 7 cores em velocidade de até 53m²/h. “Já para o segmento têxtil moveleiro teremos o equipamento E-Jet, de tecnologia sublimática, onde é possível transferir imagens em tecidos com até 1,80m de largura e mínimo de 70% poliéster em sua composição. E ainda, na tecnologia Solvente, o equipamento Velajet 3204D que surpreenderá nas impressões em couro e courvin, pois utiliza tinta ecológica inodora”, afirma Carolina de Sotti, coordenadora de marketing da Serilon, hoje a maior distribuidora de produtos para Comunicação Visual do Brasil, com 33 unidades de negócios distribuídas nas principais capitais e cidades do país.