Foto: Divulgação/Costa Cruzeiros

continua após a publicidade

Viajar de navio é uma atividade turística sofisticada e com preço convidativo, segundo boa parte dos passageiros. Por conta disso, os cruzeiros marítimos já têm um público cativo, que programa as férias em grandes navios que aportam pela costa brasileira. Além de piscinas, bares, cassinos, salão de beleza e outras facilidades, os passageiros terão agora requintes como jantar com a presença de chefs como o alemão radicado no Brasil Heiko Grabolle (foto acima) e o brasileiro Dalton Rangel, além de centros de relaxamento e spas.

A temporada começa esta semana, com a confirmação pelo menos 10 navios das companhias Costa, MSC, Royal Caribbean e Pullmantur. Parte dos cruzeiros é temática, como é o caso do navio que promove o show do cantor Roberto Carlos; outros têm programação específica para a terceira idade e cruzeiros com programação gourmet. Há ainda os que investem em agendas para as festas de Natal, Réveillon e Carnaval. Na temporada 2014/2015 o número de roteiros cresceu 4% e os viajantes poderão escolher entre 239 opções de viagens pela costa brasileira, além de passeios que incluem paradas no Uruguai e Argentina.

Os preços dos pacotes variam de acordo com o número de dias e roteiros escolhidos, com diferenças para cabines internas ou externas, e que variam entre R$ 1.500 a R$ 5.500 para duas pessoas em um período entre 5 a 9 noites, e que geralmente podem ser parcelados em até 10 vezes. O custo benefício muitas vezes compensa se o turista considerar que o pacote do passeio incluiu translado, hospedagem, algum tipo de diversão e ainda a pensão completa (alimentação com café, lanche, almoço e jantar).

continua após a publicidade

A educadora e empresária Maria Rejane Silva Ames, de 58 anos, programa a sua terceira viagem de navio para fevereiro. Para ela, o que mais atrai é a comodidade de ter tudo incluído em um só pacote serviços como translado, alimentação, diversão e hospedagem. “Minha primeira viagem foi de Santos à Fernando de Noronha, feita em companhia de algumas amigas. Depois fiz outro cruzeiro para assistir ao show do Roberto Carlos e o próximo vou levar minha família para um roteiro que começa em Santos e passa por Rio e Salvador”, conta.

continua após a publicidade

Expectativa de 640 mil cruzeiristas
De acordo com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos – CLIA Abremar Brasil – a expectativa é de que 640 mil pessoas aproveitem os roteiros disponíveis na temporada. A expectativa é  que a contabilizada em 2013, quando 596.532 passageiros viajaram a bordo de 11 navios que circularam pela costa brasileira.A Abremar realizou uma pesquisa em parceria com a Fundação Getúlio Vargas para mapear o perfil e os impactos econômicos dos cruzeiros marítimos no Brasil. Pelo menos 54,3% dos passageiros são mulheres, sendo que o maior percentual (24,5%) está na faixa dos 45 a 54 anos. Eles também têm nível superior ou pós-graduação (67,9%), e a maior faixa de cruzeiristas (33,7%) viaja acompanhada e tem renda entre R$ 5 mil a R$ 10 mil.

Na análise econômica dos dados, segundo o estudo da temporada passada, a movimentação financeira direta e indireta dos cruzeiros de navios chegou a R$ 1,15 bilhão, sendo que deste total, 60% corresponde aos gastos dos responsáveis pelos cruzeiros e o restante, de turistas e tripulantes. O setor de cruzeiros marítimos também gerou 15.465 postos de trabalho.Os navios que estão circulando pela costa brasileira são: Costa Favolosa, Costa Pacifica; MSC Lirica, MSC Magnifica, MSC Poesia, MSC Preziosa; Pullmantur Empress, Pullmantur Sovereign, Pullmantur Zenith; Splendour of the Seas (Royal Caribbean).

Devassa Cervejaria comemora 4 anos em grande evento

No próximo dia 10 dezembro (4ª feira), a partir das 20h, a Devassa Cervejaria recebe mais de 600 convidados para sua festa de comemoração de 4 anos. 
Para o proprietário Gustavo Costa, “esse é um evento de consolidação da marca e também da Praça Espanha como um espaço de entretenimento e cultura da cidade. Temos orgulho de fazer parte dessa história.”
 
A programação terá shows com Os Milagrosos Decompositores e Outsider no Palco Devassa montado especialmente para o evento logo na entrada do bar. Conta ainda com a apresentação dos DJs Paulo Antonio e Pedro Fontan no Inferninho Devassa localizado no piso superior.
 
Durante toda a noite serão servidos os cinco estilos de chope Devassa como a Loura (pilsen), Ruiva (pale ale), Negra (dark ale), Sarará (trigo) e a Índia (índia pale ale) e também soft drinks.
 Os mais tradicionais petiscos da casa ganham pequenas porções volantes como o clássico bolinho de bacalhau Do Manel, a Pimentinha que é um croquete de carne apimentado, o Casadinho que é o tradicional aipim com carne-seca e a Batatosa que são batatas fritas cobertas com cheddar e um toque de bacon.
 Na decoração, o bar se transforma numa verdadeira casa de shows com balões comemorativos e projeto lumino-técnico assinado por Marcelo Castilho. Quem quiser pode adquirir ingressos em qualquer uma das duas unidades (Praça Espanha e Itupava).
 
Os Milagrosos Decompositores
Desde 2004, tocam música brasileira no estilo samba rock, funk e soul com um repertório de músicas de Jorge Ben Jor, Mart’nália, Seu Jorge e Pedro Luís e a Parede. Fazem um show divertido que mistura ritmos contagiante os integrantes: Ariel Mujica (voz e harmônica), Fabio Abu (guitarra), Macarrão do Pandeiro (percussão e voz) e Luis Rolim (bateria).
 
Outsider
Banda de rock formada, em 2009, por Will Cornelius (voz), Dado Guimarães (guitarra), Beto Tarle (baixo) e Beto (bateria). Seu repertório é baseado nos clássicos da cena pop rock dos anos 80. São covers das principais bandas estrangeiras como U2, The Police, Man at Work, David Bowie, Midnight Oil, Pretenders, Simple Minds e as nacionais Legião Urbana, Paralamas do Sucesso e Titãs.
 
História
Inaugurada em 2010, a Devassa Cervejaria da Praça Espanha (Curitiba-PR) apresentou a marca para mais de 144 mil pessoas na cidade. Com um perfil eclético, é adorada pelo púbico feminino. O ano de 2011 foi marcado pelo Carnaval na praça que reuniu diariamente atrações musicais em uma ação promocional com distribuição de kits com camisetas e bandanas. No inverno, começou a ser servido um buffet de sopas feitas com cerveja no pão italiano.
 
Em 2012, passou por uma mini-reforma de revitalização que transformou o jardim frontal em uma área de ocupação externa quando teve início o Palco Devassa com bandas locais. Começou as degustações com mestres cervejeiros (Workchopes) e também os almoços na casa, além do lançamento da Devassa By Playboy.
 
A marca foi consolidada com a inauguração da Devassa Itupava, em 2013. Foi feita uma reformulação do espaço arquitetônico buscando adequar a marca ao perfil do consumidor do sul do país. Neste momento, teve início o projeto Inferninho Devassa mostrando o melhor da música eletrônica no piso superior da Praça Espanha.
 
Em 2014, o bar tornou-se ponto de informação turística (TIP) para atender aos visitantes durante a Copa do Mundo. Todos os colaboradores receberam treinamento e o sistema de áudio e vídeo foi renovado. O piso superior ganhou um guarda-corpo de vidro buscando maior interação com a área verde da Praça Espanha. No fim do ano, a Devassa Itupava passou a oferecer amplo espaço para confraternizações e meetings de empresas.
  
Serviço:
Devassa Cervejaria 4 Anos
Show com Os Milagrosos Decompositores, Outsider, Dj Paulo Antonio e Dj Pedro Fontan
Data: 10 de dezembro (4ª feira)
Horário: a partir das 20h
Ingresso: a partir de R$40 (feminino) e R$60 (masculino)
Endereço: Praça Espanha
Tel.: (41) 3044-7003
Reservas: franquiacuritiba@cervejariadevassa.com.br
Redes sociais: Facebook, Instagram, Foursquare, Twitter
www.cervejariadeva,ssa.com.br

MEC atribui nota máxima ao curso de Ciências Contábeis em EAD da Uninter

O curso de Ciências Contábeis – na modalidade de educação a distância (EAD) – do Centro Universitário Internacional Uninter acaba de receber o conceito máximo (na escala de 1 a 5) do Ministério da Educação e Cultura (MEC). A graduação está entre as melhores do Brasil. Apenas três instituições de ensino superior alcançaram nota 5 na avaliação do curso nesta modalidade. A nota 5 é atribuída pelo MEC somente aos cursos considerados de excelência e estes se tornam referência nacional.

McDonald’s University – Treinamento é a alma do negócio

A McDonald’s University completa 17 anos de Brasil esse ano. Próxima da maioridade, a instituição é a única da empresa na América Latina e atende cerca de 18 mil alunos/ano. No mundo, a entidade é a segunda mais antiga – perdendo apenas para a universidade corporativa da GE.

A McDonald’s University está ligada à área de Treinamento da Arcos Dorados, maior franquia mundial da marca McDonald’s. Sua grade possui 23 cursos. Segundo Íris Barbosa, diretora de Treinamento para a América Latina e responsável pela universidade corporativa, atualmente, ser um facilitador na universidade é símbolo de orgulho e status entre os colaboradores. “Quando começamos, foi um trabalho de formiguinha. Identificamos os formadores de opinião dentro da companhia e fizemos os primeiros convites”, conta. “Hoje, temos fila de funcionários que querem dar treinamento.”

Os cursos são voltados para os níveis de gerência e alta direção da empresa. Há ainda os Centros de Treinamento, localizados em restaurantes de  várias regiões do país, para atenderem coordenadores, treinadores, etc. “Treinamento é um dos mais fortes pilares dessa companhia. Todas as pessoas que entram na empresa, sem exceção, são treinadas também nos restaurantes”, explica Íris. “Isso faz com que todos se lembrem que estão trabalhando para quem está lá na ponta, atendendo o cliente.” Sim, todos os colaboradores, um dia, já fritaram batatas, montaram hambúrgueres e prepararam casquinhas.

A própria executiva é um exemplo de como o treinamento é degrau importante para deslanchar o plano de carreira dentro da empresa. Íris começou, ainda adolescente, como atendente de restaurante. Depois, passou para as áreas de gestão e administrativas, cursou faculdades de Economia e Pedagogia, e hoje é a responsável pelo treinamento do McDonald’s em toda a América Latina.

A McDonald’s University atua com três escolas de formação:

– Escola de Excelência Operacional

3 cursos presenciais (sendo 20 turmas no ano)

Temas:

Serviço ao Cliente,

Produtos, processo e Equipamentos

Gestão de Segmentos

– Escola de Negócios

12 cursos presenciais

Temas:

Tecnologia e Inovação

Gestão Estratégica

Finanças

– Escola de Liderança

3 cursos presenciais

Temas:

Gestão de Pessoas

Cidadania e Cultura Corporativa

Responsabilidade Social e Sustentabilidade

A McDonald’s University conta também com 46 cursos online e 5 na modalidade Webinar, além de programas abertos na área de educação e parcerias com renomadas instituições de ensino.

Sobre a Arcos Dorados 

A Arcos Dorados é a maior franquia McDonald’s do mundo, tanto em vendas totais do sistema como em número de restaurantes. A Companhia é a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe, com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios, incluindo Argentina, Aruba, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Equador, Gui,ana Francesa, Guadalupe, Martinica, México, Panamá, Peru, Porto Rico, St. Croix, St. Thomas, Trinidad & Tobago, Uruguai e Venezuela. Diretamente ou por meio de franquias, a Companhia opera mais de 2.086 restaurantes da marca McDonald’s na região, com mais de 90 mil funcionários atendendo cerca de 4,3 milhões de clientes todos os dias. Reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO).  Para saber mais sobre a Companhia visite nosso site www.arcosdorados.com.