Cristais de Murano e Máscaras de Veneza dão toque italiano na Feiarte Curitiba

Máscaras de Carnaval de Veneza: nobres as usavam para poder misturar-se ao povo. (Foto / Divulgação)

A Itália da arte romana e da tradição do artesanato medieval estará representada na Feiarte Curitiba, em agosto deste ano, com um estande exclusivo em que se destacam os cristais de Murano e as máscaras de Carnaval de Veneza, famosas na Idade Média.

A história da Ilha de Murano e da invenção do cristal aventurine datam do século XIII a partir de um acontecimento inusitado. Em 1291, todos os cristaleiros de Veneza foram obrigados a mudar-se para Murano devido ao risco de incêndio freqüente, uma vez que a maioria dos edifícios da cidade italiana era construída em madeira. Com a vinda dos novos moradores, Murano em pouco tempo tornou-se o maior produtor de cristal da Europa, vindo depois a consolidar o fabrico de lustres, louças e jóias.

De acordo com Luciano Alessio, artesão italiano radicado em Minas Gerais, os mosaicos e pedras confeccionadas em cristal de Murano estarão entre as peças vendidas na Feiarte deste ano.  Entre elas, destacam-se o colar de muranos italianos transparentes e opacos em tons cor-de-rosa com miçangas também de cristal na mesma cor, além de brincos e pulseiras que realçam a beleza do aventurine.

Expositor na feira desde sua segunda edição, há nove anos, Alessio deve trazer também, entre as novidades, as famosas máscaras de Carnaval de Veneza, cuja tradição remonta ao século XVII, quando os nobres italianos as usavam para misturar-se ao povo nas folias de rua.

“A Feiarte de Curitiba é uma das melhores feiras do país. O público é receptivo, de bom gosto e conhecedor do artesanato genuíno”, afirma Alessio.

Primeira feira comercial do Expo Renault Barigui, a Feiarte Curitiba será realizada de 3 a 12 de agosto no horário das 15h às 22h (segunda a sexta), das 14h às 22h (sábado) e das 14h às 21h (domingo). O novo pavilhão projetado pelo arquiteto Manoel Coelho, construído no mesmo local do antigo centro de exposições, no Parque Barigui, dispõe de 5 mil metros quadrados de área útil e foi concebido dentro de modernos conceitos de sustentabilidade ambiental. Fonte: Imprensa Diretriz

Show