Construtora Laguna inaugura o Iguaçu 2820

No dia 25 de fevereiro, às 19h, a Construtora e Incorporadora Laguna fará a inauguração do Iguaçu 2820, no Copacabana Iguaçu, que fica no térreo do edifício. O empreendimento foi projetado para ter o menor impacto ambiental possível e seguiu padrões rígidos de sustentabilidade como a reciclagem de 98% dos resíduos gerados pela obra. Isso possibilitou a conquista da pré-certificação Green Building com o LEED Gold (Leadership in Energy and Enviromental Design), selo verde de maior reconhecimento internacional. “O Iguaçu 2820 foi um desafio e, sem dúvida, o maior e mais importante projeto da história da Laguna”, afirma Gabriel Raad, diretor geral da Laguna.

De acordo com o executivo, no Brasil ainda são poucos os empreendimentos certificados com o LEED, se comparados aos padrões mundiais. “O selo não define apenas os parâmetros de sustentabilidade da obra, mas também estabelece métricas de qualidade. Seria o mesmo que dizer que um produto é certificado pelo Inmetro, por exemplo. O empreendimento está muito acima dos padrões do mercado nacional e a certificação é uma garantia disso”, afirma.

O edifício tem cerca de 35 mil m² de área construída, conta com 22 pavimentos na torre comercial e sete na torre corporativa, além de  cinco subsolos com capacidade para 384 carros, sendo algumas vagas exclusivas para veículos VBE (Veículos com Baixa Emissão de Poluentes), e um heliponto. Entres os principais pontos de preocupação ambiental do edifício estão os equipamentos e sistemas que contribuem para reduzir o consumo de água e de energia elétrica, bem como uma série de fatores que aperfeiçoa o uso do ar-condicionado.

O empreendimento também foi equipado com um sistema que melhora a performance de automação predial, o BMS (Building Management System), que possibilita monitorar toda a infraestrutura, reduzindo custos de manutenção. O controle é feito por uma sala de operações que verifica o funcionamento de todos os sistemas. “Para a segurança do usuário as catracas são interligadas aos elevadores, que identificam por meio do cadastro na recepção qual o andar do usuário, sem a necessidade de acionar botão”, esclarece o diretor. Os elevadores também foram projetados para reduzir o tempo de espera e otimizar os intervalos de embarque e desembarque de passageiros, além de funcionarem com alta velocidade, cerca de 180 metros/minuto. “Um dos primeiros edifícios de Curitiba a operar com essa velocidade nos elevadores”, completa.

Em todas as salas comerciais o piso foi elevado, método bastante utilizado em edifícios corporativos e que possibilita projetar o ambiente conforme a conveniência de cada proprietário. “Isso reduz problemas com instalações elétricas, já que as fiações podem passar por baixo, sem a necessidade de fazer adaptações nas paredes ou no teto”, conta Gabriel Raad.

Sobre a Construtora e Incorporadora Laguna

A Construtora e Incorporadora Laguna atua desde 1996 no mercado imobiliário. A empresa é referência na construção de edifícios residenciais, comerciais e corporativos de alto padrão. A Laguna tem como principal conceito a inovação nos empreendimentos desenvolvidos que, além de diferenciados, estão localizados nas regiões mais disputadas de Curitiba. A construtora é pioneira na implantação de certificação ambiental como a conquista do LEED (Leadership in Energy and Enviromental Design), o selo verde de maior reconhecimento internacional, com o Condomínio Logístico São Carlos, em São Paulo, e com o Edifício Iguaçu 2820, em Curitiba. Mais informações no site www.construtoralaguna.com.br ou pelo telefone (41) 3259-1800.

Sanduíches com pães especiais são destaque no cardápio do Caffè Trieste

Além de cafés que estão entre os mais cultuados do planeta – assinados pela illycaffè -,  a cafeteria gourmet Caffè Trieste ofere,ce uma seleção de saborosos sanduíches, inspirados pela cozinha italiana. Recém-inaugurada no Shopping Pátio Batel, a loja conta com sete pratos criados com pães exclusivos. Da baguete ao pão de cevada, do centeio ao integral, o cardápio busca apetecer todos os paladares.

O Panino Caprese combina a ciabatta au levain com recheio de pesto de salsinha, manjericão, nozes, alho escaldado, tomate, mussarela de búfala e azeite. Já o Prosciutto com Burro e Formaggio Emmenthal é preparado com pão rústico de cevada e malte, manteiga extra, presunto cru e queijo emental.

Para os fãs de típicos sabores italianos há duas opções marcantes. A Focaccia Marguerita é servida como pizza: focaccia com tomate cereja e azeite de manjericão, coberta com tomate cereja, molho de tomate fresco, mussarela de búfala, folhas de manjericão azeite. O Crema di Gorgonzola, com Salame Italiano, é preparado na mini baguette, traz creme de gorgonzola, salaminho italiano e baby folhas.

O Panino di Verdure, por sua vez, traz o pão camponês integral com sementes de linhaça e girassol, coberto com pasta de tomate seco, picles de berinjela e abobrinha, queijo gruyere e baby folhas. Adeptos das carnes podem saborear o Arrosto di Manzo com Cipolla conta com pão de centeio recheado com rosbife, cebola caramelizada no vinho tinto e amora, com mostarda em grãos. Para fechar a lista de boas opções, a casa oferece ainda o Formaggio Caldo, feito com pão de forma branco ou integral, com manteiga, catupiry e queijo gruyere.

Sem dúvida, os cafés gourmet do Caffè Trieste estão em boa companhia.

CAFFÈ TRIESTE

Shopping Pátio Batel – Piso L2 – LOJA 223

Endereço: Av. Batel, 1868 – Batel – Curitiba

Funcionamento: Segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, domingo das 11h às 22h

Fone: (41) 3020-3411

Quintana promove evento em prol de animais carentes

Acontece no Quintana Café e Restaurante, na sexta-feira, dia 28 de fevereiro, um evento especial em homenagem à exposição “Pet Art”, em cartaz no local e assinada pela artista plástica Aninha Sacchelli. A ação, que tem início a partir das 12 horas, traz um cardápio especial produzido especialmente para a ocasião. Além disso, 15% da renda do restaurante arrecadada entre os clientes que optarem pela mesa gastronômica livre na data do evento será doada à Sociedade Protetora dos Animais, associação em prol de animais carentes e maltratados.

A artista Aninha Sacchelli, responsável pelas obras, é amante de animais e de todas as suas características. A produção da série foi concebida por meio da observação do relacionamento entre as pessoas e seus animais de estimação. “Percebi que a força que os une é a mesma, em qualquer canto deste mundo”, explica. Na data, o Quintana Café e Restaurante, que já é palco da exposição desde o mês de janeiro, contará com opções de pratos feitos em homenagem à artista e às obras, todos produzidos especialmente para a ocasião pela chef de cozinha Gabriela Vilar de Carvalho. Um deles é o pilaf turco preparado com berinjela, em homenagem a Marcel e Sero, da Turquia. Outro é uma sobremesa tradicional da Austrália, em homenagem a Lili e Ginger. Trata-se de uma pavlova de frutas frescas e creme de gengibre.

Segundo a artista, a PET ART retrata animais já adotados e portanto presentes em uma família estável, e outros que ainda aguardam a adoção. Para ela, através do olhar de cada um deles é possível perceber a distinção entre os dois mundos. Animais que possuem família, mostram-se tranquilos e seguros . Outro fato presente nas obras é o questionamento da qualidade das relações humanas: a confiança, a felicidade e luta contra a solidão. “Minha pesquisa versa pela busca do alívio instantâneo para a dor do vazio que a sociedade contemporânea impõe”, explica Aninha. Estes animais, que ganharam espaço de destaque nas famílias de hoje em dia, demonstram o afeto e o carinho presentes neles e em outros membros importantes da sociedade. Nã,o só eles, mas também familiares, amigos e pessoas queridas, podem ir às paredes por meio do trabalho da artista plástica.

A exposição permanece em cartaz no Quintana Café e Restaurante até o dia 18 de março.

Serviço: Almoço especial “Pet Art”. Dia 28 de fevereiro, a partir das 12 horas. Quintana Café e Restaurante. Av. Batel, 1440 – Batel – Curitiba. Informações: (41) 3078-6044. www.quintanacafe.com.br.