Você acorda cansado (a) para trabalhar? Está com uma sensação de que não dormiu bem à noite? Possui alteração constante de humor? Está se sentindo desanimado (a)? Sente uma tensão muscular crônica e sente ansiedade?

continua após a publicidade

Cuidado!

Estes são sintomas evidentes de que você está sofrendo de estresse.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o estresse não é considerado uma doença, porém afeta cerca de 90% da população do mundo inteiro e certamente é a porta de entrada para muitas doenças: hipertensão, obesidade ou potencialização de pessoas já obesas, infecções decorrentes da baixa imunidade, depressão, doenças cardiovasculares, pulmonares, além de alguns tipos de câncer.

continua após a publicidade

O estresse é uma reação orgânica do nosso corpo, cuja excitação emocional é norteada por preocupações, frustrações e irritações decorrentes dos desafios que o dia a dia nos apresenta.

Os médicos psiquiatras e pesquisadores Richard H. Rahe e Thomas H. Holmes da Universidade de Washington nos Estados Unidos, elaboraram uma escala (The Social Readjustment Rating Scale), que vai de 10 a 100, dos principais fatores causadores do estresse. São elas:

continua após a publicidade

Férias – 13

Problemas com o chefe – 23

Grandes conquistas pessoais – 28

Gravidez – 40

Reconciliação conjugal – 45

Aposentadoria – 45

Demissão do trabalho – 47

Casamento – 50

Morte de um ente querido – 63

Prisão – 63

Divórcio – 73

Morte do cônjuge – 100

           Comece o ano diferente; esteja consciente de que você precisa ter controle emocional, principalmente no ambiente de trabalho, local onde você passa grande parte do tempo; elimine, por exemplo, o consumo de café, álcool, cigarros e não absorva de maneira rancorosa e raivosa todas as dificuldades com coisas e pessoas. Eu sempre digo que as vezes é preferível “engolir gato de ré” do que ficar estressado por pouca coisa. Não leve tudo tão a sério. Estes são os princípios básicos para evitar o estresse e trazer melhorias na sua qualidade de vida.

Lembre-se; 95% das nossas preocupações são infundadas. O medo paralisa nossas vontades e sonhos. Não se antecipe em criar um problema onde não existe um. Não podemos eliminar o estresse totalmente, mas podemos aprender a conviver com ele; afinal nosso cérebro tem uma capacidade de compreensão e adaptação extraordinária.

Willy Schumann é jornalista, psicanalista e palestrante

willyschumann@hotmail.com