Evento, que será realizado nos dias 18 e 19/08, resgata histórias reais do Paraná

continua após a publicidade

Círculo de Estudos Bandeirantes (CEB), órgão cultural da PUCPR, realiza a Mostra Paraná Revisitado, que trará aos espectadores temáticas realistas do estado. O evento, que abre as atividades do Cine Círculo, irá abordar a relação do cinema com a memória de histórias reais do Paraná. Após a exibição dos filmes, será feito um debate com diretores, produtores e personagens que participaram das produções.

A Mostra, que será realizada às 10h e 19h30 dos dias 18 e 19/08 no auditório do CEB, tem entrada franca e trará para discussão o caso de Geada Negra, que neste ano completa 40 anos, assim como o duro drama social atemporal tratado em Califa 33, dirigido por Yanko de Pino. As exibições irão contar com a participação e debate sobre os temas do diretor Adriano Justino e o jornalista Ali Chain.

O evento dá início as programações do Cine Círculo, programa que surgiu da necessidade de implantar ações culturais permanentes e criar uma identidade para o CEB de referência em memória e difusão do audiovisual.  Com a Mostra, a entidade quer divulgar e capacitar por meio de workshops, oficinas e exibições de filmes brasileiros e paranaenses a área do audiovisual. As temáticas terão conotação regional, porém há previsão também para serem realizadas Mostras de filmes estrangeiros, focados em exibir filmes que não estejam no circuito comercial. (Mayara Duarte/Assessoria de Comunicação PUCPR)

continua após a publicidade

Confira a programação:

Dia 18/08

continua após a publicidade

10h e 19h30 – Filmes a serem exibidos e debatidos: O Dia da Neve; Geada Negra. Diretor: Adriano Justino.

Dia 19/08

10h e 19h30 – Filmes a serem exibidos e debatidos: Califa 33; No Lixo do Canal 4. Diretor: Yanko de Pino.

Serviço:

Mostra Paraná Revisitado

Quando: 18 e 19/08, às 10h e 19h30min.

Onde: Círculo de Estudos Bandeirantes – Rua XV de Novembro, 1050 – Centro. Curitiba (PR).

Mais informações: (41) 3222-5193.

Margit Soares homenageia Paolo Ridolfi em projeto da Mostra Artefacto 2015

 – Foto: Daniel Katz.

Em sua 12ª participação na Mostra Artefacto Curitiba, a designer de interiores Margit Soares apresentará um projeto de loft criado especialmente para um artista plástico. A ideia do espaço se afina com a proposta da edição 2015 da mostra, que inovou ao prestigiar expoentes das artes plásticas. Chamado Loft Contemporâneo, o projeto de Margit homenageará o maringaense Paolo Ridolfi, que tem suas obras em importantes museus do país, como o Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, e o Espaço Cultural Marcantônio Vilaça, em Brasília.

“Escolhi homenageá-lo porque há anos conheço seu trabalho e especifico suas obras nos projetos que assino. São trabalhos maduros e que ganham o mundo. Além de fazer sucesso, quando as obras deles se transformam em artigos de colecionador, cria-se uma intimidade que enriquece a relação com o morador do imóvel”, avalia Margit.

Para o Loft Contemporâneo, cujo conceito percorre as ideias de equilíbrio e harmonia através de uma cartela de cores mais natural, Margit realizou um intenso trabalho de curadoria junto à SIM Galeria, que representa Paolo em Curitiba. “No total, elegi seis obras que vão valorizar ainda mais o espaço, sendo três pinturas e três esculturas de parede feitas em cobre e alumínio. As esculturas fazem parte de uma linha que valoriza o uso do metal, algo que voltou com força à decoração de interiores, e combinarão com as luminárias e arandelas com cúpulas metalizadas. Quanto aos quadros, dois são muito coloridos e darão toques de ousadia em meio à neutralidade e o terceiro, em tons de marrom, promoverá o conforto necessário para o espa&cce,dil;o do quarto”, detalha Margit.

O resultado pode ser conferido a partir do dia 20 de agosto, quando a mostra, que ficará aberta à visitação do público pelos próximos 11 meses, será inaugurada.

Serviço:

Margit Soares | Mostra Artefacto Curitiba 2015

Endereço: Artefacto Curitiba – Rua Comendador Araújo, 672 – Batel

Data de inauguração: 20 de agosto de 2015

Informações: (41) 3111-2300

Sites: www.artefacto.com.br e www.margitsoares.com.br

RPC abre inscrições para o Prêmio Bom Exemplo 2015


Se você tem ou conhece alguém que desenvolva um projeto original e inédito no estado do Paraná, sustentável ambiental e economicamente ou de utilidade pública, indique ao Prêmio Bom Exemplo Paraná.  Estão abertas até o dia 31 de agosto as inscrições para a edição 2015. Realizado pela RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná, em parceria com a Fundação Dom Cabral, a premiação tem como objetivo identificar e reconhecer pessoas que atuam em prol do bem comum.

Neste ano, o Prêmio será estadual e, além das categorias Cidadania e Educação, traz uma nova categoria: Inovação, para valorizar projetos que contribuam para o desenvolvimento de um ambiente urbano agradável. A participação nesta nova categoria é voltada exclusivamente para Instituições de Ensino Superior com sede nas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Cascavel, Guarapuava, Paranavaí, Umuarama ou Cianorte.

Suzana Possamai, coordenadora de Reportagem da RPC e responsável pelo projeto na emissora, conta que o prêmio Bom Exemplo é um catalizador de ideias e que vai ao encontro da missão da RPC. “Para nós, o prêmio é importantíssimo, pois, com a comunicação, podemos desenvolver a nossa terra e a nossa gente. Além de ser um projeto inovador, que estimula as universidades a trabalharem com inovação dentro das salas de aulas, replicando atitudes do bem, transformadoras e que podem ser adotadas por qualquer pessoa, em qualquer lugar do Paraná”, afirma Suzana.

Como participar?

Para se inscrever é fácil e rápido, basta acessar o formulário de inscrição no site do Prêmio, ler o regulamento do concurso e preencher o questionário com as informações do indicado. Dessa forma, a população poderá ajudar a RPC a escolher o Bom Exemplo Paraná. Os projetos selecionados serão apresentados em matérias no telejornal Bom Dia Paraná.

Calendário Prêmio Bom Exemplo Paraná:

27/07 a 31/08

Inscrições para a categoria Inovação

10/08 a 31/08

Inscrições para as categorias Cidadania e Educação

01/09 a 10/09

Seleção do projeto de Inovação, pela comissão julgadora

01/09 a 15/09

Seleção dos finalistas de Cidadania e Educação, pela comissão julgadora

21/09 a 25/09

Exibição das matérias com os finalistas da Categoria Educação 

25/09

Abertura para votação da Categoria Educação

28/09 a 02/10

Exibição das matérias com os finalistas da Categoria Cidadania

02/10

Abertura para votação da Categoria Cidadania

13/10

Encerramento das votações populares no site da RPC

Outubro

Premiação dos vencedores do Prêmio Bom Exemplo Paraná 

Prêmio Bom Exemplo Paraná

RPC em parceria com a Fundação Dom Cabral realizou, em 2013, o primeiroconcurso cultural Bom Exemplo para identificar e reconhecer pessoas que atuam em prol do bem comum nas categorias Educação e Cidadania. A premiação destacou bons exemplos de Curitiba, Londrina e Maringá.

Confira os vencedores da edição 2013

Abel Domingues e Valério Weber são os vencedores do Bom Exemplo Curitiba

Vencedores de Educação e Cidadania foram apresentados em Maringá

Hugo Gonçalves e Marcelo Casanova conquistam o Prêmio Bom Exemplo Londrina