Cinema clássico Japonês é explorado em minicurso do Sesi Cultura

Em 8 horas, participantes podem descobrir mais sobre as produções de nomes como Mikio Naruse e Kenji Mizoguchi em encontro ministrado por Miguel Haoni

A segunda guerra mundial também foi um divisor de águas, além da história, na produção cinematográfica do Japão. Antes e durante o conflito armado, diversos nomes se destacaram na cena local e eles ganham atenção especial do Minicurso de Cinema Clássico Japonês, que acontece no dia 30 de agosto, no Centro Cultural Sistema Fiep.

O encontro é ministrado por Miguel Haoni, do Coletivo Atalante, que também é responsável pela curadoria do Cineclube Sesi. No minicurso, os participantes podem explorar a maneira de observar o mundo dos cineastas da terra do sol nascente através do enquadramento de Mikio Naruse, a decupagem de Yasujiro Ozu e a mise-en-scène de Kenji Mizoguchi.

A oficina é gratuita e possui vagas limitadas. As inscrições e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3271-9560 (de terça à sexta, das 10 às 18 horas).

Serviço:

Minicurso Cinema Clássico Japonês, com Miguel Haoni 

Data: 30 de agosto;

Horário: Das 8 às 12h e das 14h às 18h;

Local: Centro Cultural Sistema Fiep – Sala Multiartes – Av. Cândido de Abreu, 200 – Centro Cívico – Curitiba/PR

Inscrições pelo telefone (41) 3271-9560 (de quarta à sexta, das 10 às 18 horas)

Vagas limitadas.

Loft da Designer de Joias

Gislaine Bezerra S. Tourinho, arquiteta e urbanista, Gustavo Fruet, prefeito de Curitiba, e  Hellen Caroline Giacomitti, designer de interiores, durante o evento de lançamento da Casa Cor Paraná 2014, realizado no último domingo (24), em Curitiba. As profissionais foram responsáveis pelo desenvolvimento do ambiente Loft da Designer de Joias, uma homenagem à Silvia Döring.

Top de Marketing 2014 celebra 50 anos da ADVB-PR

A ADVB-PR (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná) acaba de abrir as inscrições para o Top de Marketing 2014. O prêmio – considerado o principal reconhecimento aos trabalhos de Marketing e Vendas desenvolvidos no Estado – tem como objetivo reconhecer cases criativos, com ações que tenham alcançado resultados positivos nos últimos 12 meses. Podem participar da premiação empresas do setor público e privado, estabelecidas em qualquer parte do território nacional, com atuação ou presença no Paraná.

Os trabalhos podem ser escritos até o dia 3 de outubro, nas seguintes categorias: Comunicação; Educação e Ensino; Hotelaria, Turismo e Cultura; Indústria; Mercado Financeiro; Mercado Imobiliário; Saúde; Serviços; Varejo; e Veículos e Mercado Automobilístico. Além disso, entre os vencedores das 10 categorias, o case que obtiver o maior número de pontos, devido à melhor estratégia e ao resultado proporcional mais efetivo na avaliação dos jurados, será o grande vencedor do evento ao receber o Grand Prix – em 2013, o case vencedor foi: “Vivo Internet, soluções de conexão móvel”.

A festa deste ano terá inúmeras surpresas, em virtude da celebração dos 50 anos de atividades da ADVB-PR. “Vivemos um momento de grande expectativa, já que a festa também vai comemorar o cinquentenário da entidade”, revela o presidente da ADVB-PR, Ronie Pires. Algumas atrações ainda estão sendo guardadas a sete-chaves, mas o local da festa já foi revelado: será no Clube Curitibano, dia 24 de novembro.

Sobre a ADVB-PR
Há 50 anos, a ADVB-PR atua para o desenvolvimento da atividade empresarial paranaense, valorizando os profissionais e empresas do Estado por meio do intercâmbio de conhecimento, experiências e ideias ent,re associados e profissionais de expressão nacional e internacional.

Com a promoção de eventos e atividades realizadas em parceira com a iniciativa privada, visando à atualização, qualificação e aperfeiçoamento dos profissionais das áreas de Marketing, Vendas, Comunicação e Gestão Empresarial, a ADVB-PR contribui com centenas de empresas e instituições paranaenses na busca por mais eficiência, qualidade e competência. Além do Top de Marketing e do Prêmio Personalidade, a entidade ainda realiza outros eventos, como o Estrela da Manhã.

Serviço:
Top de Marketing 2014 ADVB-PR
Inscrições: até 3 de outubro
Informações: 41 3285.3124 ou www.advbpr.com.br

Gazeta do Povo apoia reposicionamento do meio jornal

A Gazeta do Povo, jornal do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), esteve presente durante as discussões do 10º Congresso Brasileiro de Jornais (CBJ), realizado nos dias 18 e 19, em São Paulo. O reposicionamento do meio jornal junto ao mercado publicitário e aos anunciantes foi tema central do evento que reuniu cerca de 650 representantes dos jornais brasileiros.

A diretora da Unidade de Jornais do GRPCOM, Ana Amélia Cunha Pereira Filizola, apresentou as estratégias elaboradas pelo trabalho “Jornais em Movimento”, realizado durante um ano nos comitês da Associação Nacional dos Jornais (ANJ). “Nós nos acostumamos a olhar para a força do meio papel por um ângulo que o empequenece. O jornal não é só papel. Precisamos ressignificar o termo jornal. Hoje, as empresas são multiplataforma”, destaca.

Essa percepção tem impacto direto na relação entre o mercado e os jornais. “A equivocada mensuração do alcance dos jornais com base apenas no número de exemplares vendidos e não na audiência e do preço passa a sensação de falta de efetividade do meio”, explica Ana Amélia. Segundo dados de pesquisa da Ipsos Marplan, 62% dos leitores de jornal não fazem outra atividade enquanto estão lendo. “Isso quer dizer que a mensagem publicitária tem uma chance infinitamente menor de dispersão do que em outros meios como, TV, rádio e internet. Além disso, a pesquisa mostra ainda que os leitores de jornal têm o maior recall de propaganda”, acrescenta.

Na ocasião foi apresentada a campanha publicitária de reposicionamento dos jornais, assinada pela Lew Lara /TBWA, e foi feito o lançamento de dois novos produtos para facilitar o relacionamento das agências e anunciantes com os jornais: o Digital Premium Jornais, sistema que permite a veiculação de anúncios digitais num pool de sites de jornais, em um mesmo dia. E o Market Place Jornais, uma ferramenta que disponibiliza todas as informações essenciais para que o profissional de mídia defina a escolha dos jornais durante o planejamento de veiculação de uma campanha.

Construtora Hugo Peretti leva dois empreendimentos à feira Ademi 2014

Para a edição 2014 da Feira Imobiliária da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi – PR), a construtora paranaense Hugo Peretti levará ao público seus mais recentes lançamentos residenciais – os empreendimentos Vogue e Brickell Key. A Feira de Imóveis da Ademi PR 2014 acontecerá no Expo Renault Barigui, no Parque Barigui, entre os dias 27 e 30 de agosto.

Em construção no Alto da Glória, na Rua Ubaldino do Amaral, 124, em frente ao estádio Couto Pereira, o edifício Vogue segue o posicionamento da empresa de iniciar suas obras antes mesmo do início da comercialização. O Vogue é destinado ao público que exige sofisticação, terá a especificação e acabamentos em alto padrão e uma completa e elaborada área de lazer que inclui piscina, salão de festas, academia, SPA, espaço gourmet e salão de jogos. O projeto, assinado pelo escritório Baggio Schiavon Arquitetura, contem,pla apartamentos com 92m² de área média privativa, dois dormitórios e um atributo singular: pé direito duplo na sala. “Concebemos um prédio moderno, contemporâneo e realmente inovador. Não encontramos em Curitiba nenhum edifício com arquitetura similar”, afirma o engenheiro e diretor da construtora, Hugo Peretti Neto.

O Brickell Key, por sua vez, terá apartamentos com 130m² de área privativa, com opção de uma suíte e duas demis, ou duas suítes, além de duas vagas de garagens. O terreno está localizado em área nobre de Curitiba, na Rua Almirante Tamandaré. Na área comum, destaque para dois salões de festas (um com churrasqueira e uma gourmeteria), sala de ginástica, cancha de futebol com grama natural, estacionamento para visitantes e brinquedoteca.

Para ambos os empreendimentos, a localização – um dos pontos altos do portfólio da construtora – mais uma vez privilegia a região norte da cidade, cuja revitalização acontece em função de edifícios modernos e cada vez mais arrojados. “Há muitos anos enxergamos o potencial dessa região nobre para receber os projetos com a nossa grife. Trabalhamos com produtos exclusivos, dedicados a um consumidor específico que valoriza os atributos de bairros como o Cabral e Juvevê e agora o Alto da Glória”, finaliza Hugo.

Serviço:

Construtora Hugo Peretti na Feira de Imóveis da Ademi 2014

Datas: entre os dias 27 e 30/08

Horários: das 14h às 22h

Local: Expo Renault Barigui – Parque Barigui – Rodovia do Café – km zero – BR 277 – Santo Inácio

Ingressos: entrada gratuita

Informações: www.ademipr.com.br e (41) 3253-6233

Arena Sabores do Litoral atrai visitantes em Festival do Litoral

A Arena Sabores do Litoral foi um dos destaques do 4º Festival de Turismo do Litoral do Paraná, realizado nesse fim de semana na Associação Banestado de Praia de Leste, em Pontal do Paraná. O evento, que teve a parceria do Senac, reuniu seis chefs renomados para ensinar o preparo de pratos típicos do litoral do Paraná.

No primeiro dia, a chef Eva, do Bar do Vitor, apresentou a Gastronomia Sustentável, que tem quatro conceitos como base: produtos orgânicos, regionais, produtos que não estejam em extinção e o reaproveitamento total do alimento. Seguindo esses conceitos, a chef Eva apresentou o arroz de siri. “Esse é um dos mais tradicionais dos nossos restaurantes, o arroz de siri, assim como todo nosso cardápio, segue essa linha de gastronomia sustentável”, afirmou Eva.

Logo depois foi a vez da cozinha dos Campos Gerais com a chef Rosane, do Restaurante Girassol. Ela apresentou um prato da cidade de Palmeira, o Pão no Bafo. “O prato consiste em costelinha de porco refogada e massa de pão caseiro, em forma de bolas, cuidadosamente acomodada em cima das costelinhas e abafada. O pão cozinha na panela e recebe todo o sabor da costelinha”, explicou.

O chef Mario Meirelles, do Senac Caiobá, regionalizou a paella. Prato tipicamente espanhol, foi adaptado por Mario, que recebeu a tradicional cambira, e foi muito bem aceito por todos os participantes da aula-show. Viviane Assumpção, moradora de Guaraqueçaba, achou que a cambira deu um toque especial para o prato. “Eu achei maravilhoso esse prato. O peixe defumado deu um toque muito especial. Lembrei o bagre defumado que fazemos lá em Guaraqueçaba”, disse.

A última apresentação teve fila de espera para a aula de ostra com gorgonzola e mel, do chef Nereu de Oliveira, do Sítio Sambaqui. Nereu apresentou todos os tipos de cultivos e deu uma verdadeira aula sobre o molusco. Desde as sementes, como são chamados os primeiros estágios do cultivo, até o reconhecimento de uma ostra própria para consumo. Logo depois, o chef mostrou como preparar o prato.

No dia seguinte, no sábado, a Arena Sabores do Litoral teve início com o chef Plínio Aguiar, que apresentou a famosa cambira, tainha seca e defumada tradicional da região. Em seguida, a simpatia do chef Mario Meirelles prendeu a atenção de todos os participantes na apresentação do medalhão de barreado com purê de mandioca e banana chips. &ldquo,;Esse prato é uma reinvenção do barreado. Foi uma invenção minha e do meu sócio que também é instrutor, Kaio Trevisan. Ele fez com a vitela, e nós pensamos em fazer com o nosso barreado. E deu certo!”, contou o chef. E para fechar a participação no Festival do Litoral, o chef Kaio Trevisan, apresentou o hambúrguer de siri e o escondidinho de cambira, e a sobremesa ficou com conta da chef Carla com o mousse de caipirinha.

No final, a equipe do Senac Caiobá fez uma apresentação bem humorada e criativa da história de Lampião e Maria Bonita, oferecendo doses da famosa cachaça de Morretes.

Descarte seu lixo eletrônico neste sábado, 30, em Curitiba

A segunda edição da campanha E-Lixo em Curitiba será realizada no próximo sábado (30), das 9h às 17h, nos bairros Boqueirão, Pinheirinho e Cajuru. O objetivo é recolher resíduos eletrônicos como computadores, impressoras, televisores e aparelhos de fax em desuso e fazer a correta destinação do material sem prejudicar o meio ambiente. Somente na primeira edição, realizada no dia 31 de maio, o SESCAP-PR arrecadou mais de 9 mil toneladas de lixo eletrônico em dois pontos de coletas.  

A campanha é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curitiba e ocorrerá nos seguintes bairros:

– Boqueirão – Praça Colonização Menonitas (Rua Antonio Kosovski); 

– Cajuru –  Eixo de Animação Jardim das Américas (no canteiro central da Rua Prof. João Doetzer/Rua Capitão Leônidas Marques, entre as ruas Dr. Carlos Bruno Breithaupt e José Choinski) 

– Pinheirinho – Praça Zumbi dos Palmares (Rua Eloi Orestes Zeglin)

Sucesso por onde passa

Desde 2011, quando foi lançada pelo SESCAP-PR, a campanha já recolheu mais de 160 toneladas de resíduos, nas cidades de Toledo, Maringá, Paiçandu, Guarapuava, Umuarama e Cascavel. Os resíduos arrecadados nessa campanha de responsabilidade ambiental são destinados a empresas especializadas no reaproveitamento dos materiais. Na última campanha, o material foi destinado ao Instituto Pró-Cidadania de Curitiba.

O presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke, alerta para a importância da participação dos curitibanos. “Convocamos a população a participar conosco desta campanha. É a oportunidade para se desfazer desses materiais que só ocupam espaços em nossas casas e escritórios e, assim, cumprir nosso papel na responsabilidade socioambiental”, salientou Kalinke. 

Informações: SESCAP-PR (41) 3222-8183 – ramal 234, com Sileide