Em Carta aberta para minha mãe – Correspondências (Planeta, 112 págs., R$ 24,90), Gabriel Chalita retrata os sentimentos que tem por sua mãe, Anisse, para, a partir deles, homenagear todas as mães. A personagem central é descrita como uma mulher forte, apesar de ter perdido dois filhos e ter abandonado a sua terra natal, a Síria. “Mãe, obrigado. Menina, mulher, deusa, fada, rainha”, destaca o autor já na introdução. Os agradecimentos àquela que abriu mão dos próprios sonhos para dar vazão aos sonhos dele se multiplicam ao longo da narrativa.

continua após a publicidade

 As cartas expressam as diferentes fases de relacionamento entre mãe e filho. Da gestação ao nascimento, aos primeiros passos e ao crescimento. Em cada uma delas a mãe é a figura central, que molda a personalidade dos filhos.

 Chalita também disserta sobre como o amor materno é pleno, absoluto, inacabável, inabalável, incondicional. Afirma que não há nada que rompa esse vínculo tão intenso, porque a mãe ama, com afeição gigantesca, antes mesmo de dar à luz. Além dessas características, a mãe carrega a “dualidade sábia de suavidade e de fortaleza, de loucura e lucidez”. E resume: “Mãe quer dizer tudo”.

 Uma vez que essa mulher recebe o dom inexplicável de dar vida e que sua dedicação é sem limites, sem esperar nada em troca por isso, Chalita alude a esse afeto como algo divino. É ela que constrói a personalidade dos filhos, o que eles são hoje. “Mãe é milagre. Desde o começo até o fim”, conclui o autor.

continua após a publicidade

 Sobre o autor

Gabriel Chalita nasceu em Cachoeira Paulista (SP), em 1969. Graduado em Direito e em Filosofia, é mestre em Ciências Sociais e em Direito e doutor em Comunicação e Semiótica e em Direito. Sua obra é composta por mais de 60 títulos, de vários gêneros, da poesia aos ensaios de Filosofia e Direito, do infantil aos contos e romances. Foi secretário de Educação do Estado de São Paulo e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação. É professor na PUC-SP e na Universidade Presbiteriana Mackenzie. É, também, membro da Academia Paulista de Letras e da Academia Brasileira de Educação.

continua após a publicidade

Serviço:

Carta aberta para minha mãe – Correspondências

 Autor: Gabriel Chalita

 Editora: Planeta

 Páginas: 112

 Preço: R$ 24,90

Palestras gratuitas sobre investimentos

A Target Invest está com inscrições abertas para cursos e palestras que ocorrerão nos meses de abril e maio.

No dia 25 de abril, o bate-papo será sobre Bolsa de Valores, Análise Técnica e Psicologia do Trader, das 20h às 22h. No dia seguinte, 26 de abril, no mesmo horário, acontece o workshop Os Segredos da Análise Técnica.

Todas as palestras serão ministradas pelo especialista Rafael Rodrigues Silva e acontecem na sede da Target Invest em Curitiba, na Rua Pasteur, 463 – no auditório. Mais informações e inscrições pelo telefone (41) 3340-9000 ou pelo www.targetinvest.com.br. As vagas são limitadas. Fonte: Expressacom