Carta aberta para minha mãe – Correspondências

Em Carta aberta para minha mãe – Correspondências (Planeta, 112 págs., R$ 24,90), Gabriel Chalita retrata os sentimentos que tem por sua mãe, Anisse, para, a partir deles, homenagear todas as mães. A personagem central é descrita como uma mulher forte, apesar de ter perdido dois filhos e ter abandonado a sua terra natal, a Síria. “Mãe, obrigado. Menina, mulher, deusa, fada, rainha”, destaca o autor já na introdução. Os agradecimentos àquela que abriu mão dos próprios sonhos para dar vazão aos sonhos dele se multiplicam ao longo da narrativa.

 As cartas expressam as diferentes fases de relacionamento entre mãe e filho. Da gestação ao nascimento, aos primeiros passos e ao crescimento. Em cada uma delas a mãe é a figura central, que molda a personalidade dos filhos.

 Chalita também disserta sobre como o amor materno é pleno, absoluto, inacabável, inabalável, incondicional. Afirma que não há nada que rompa esse vínculo tão intenso, porque a mãe ama, com afeição gigantesca, antes mesmo de dar à luz. Além dessas características, a mãe carrega a “dualidade sábia de suavidade e de fortaleza, de loucura e lucidez”. E resume: “Mãe quer dizer tudo”.

 Uma vez que essa mulher recebe o dom inexplicável de dar vida e que sua dedicação é sem limites, sem esperar nada em troca por isso, Chalita alude a esse afeto como algo divino. É ela que constrói a personalidade dos filhos, o que eles são hoje. “Mãe é milagre. Desde o começo até o fim”, conclui o autor.

 Sobre o autor

Gabriel Chalita nasceu em Cachoeira Paulista (SP), em 1969. Graduado em Direito e em Filosofia, é mestre em Ciências Sociais e em Direito e doutor em Comunicação e Semiótica e em Direito. Sua obra é composta por mais de 60 títulos, de vários gêneros, da poesia aos ensaios de Filosofia e Direito, do infantil aos contos e romances. Foi secretário de Educação do Estado de São Paulo e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação. É professor na PUC-SP e na Universidade Presbiteriana Mackenzie. É, também, membro da Academia Paulista de Letras e da Academia Brasileira de Educação.

Serviço:

Carta aberta para minha mãe – Correspondências

 Autor: Gabriel Chalita

 Editora: Planeta

 Páginas: 112

 Preço: R$ 24,90

Palestras gratuitas sobre investimentos

A Target Invest está com inscrições abertas para cursos e palestras que ocorrerão nos meses de abril e maio.

No dia 25 de abril, o bate-papo será sobre Bolsa de Valores, Análise Técnica e Psicologia do Trader, das 20h às 22h. No dia seguinte, 26 de abril, no mesmo horário, acontece o workshop Os Segredos da Análise Técnica.

Todas as palestras serão ministradas pelo especialista Rafael Rodrigues Silva e acontecem na sede da Target Invest em Curitiba, na Rua Pasteur, 463 – no auditório. Mais informações e inscrições pelo telefone (41) 3340-9000 ou pelo www.targetinvest.com.br. As vagas são limitadas. Fonte: Expressacom