Café a Vapor: 14 BIS – singrando os ares com Santos Dumont

Você já ouviu falar no movimento SteamPunk?

Curitiba irá sediar no próximo domingo (18), “Café a Vapor: 14 BIS – singrando os ares com Santos Dumont”, onde estarão reunidos os apaixonados por ficção científica e afins, além de homenagear Santos Dumont. Para saber mais sobre o evento, entrevistei Carlos Alberto Machado (na foto de roupa cáqui), que é doutor em educação, pedagogo e investigador de OVNIs há mais de 37 anos. Machado também é fundador e presidente do CIPEX Centro de Investigação e Pesquisa Exobiológica e consultor da revista UFO no Brasil.

Willy Schumann – O que é o SteamPunk?

Carlos Alberto Machado – Stem é vapor e punk revolução. Assim temos a revolução do vapor que trás ao Brasil um estilo diferenciado de ver a vida. O SteamPunk resgata o retrofuturismo que muitos apreciam mas não sabiam que tinha um nome pra isso.

WS –  Como este evento começou?

CAM – O estilo SteamPunk surgiu a princípio da literatura nos idos de 1980, logo após o cyberpunk, outro estilo que vigorou por algumas décadas e ainda existem seguidores no Brasil. Portanto é um sub-gênero da literatura de ficção científica.

WS – Existe um idealizador?

CAM – No Brasil podemos dizer que foram Bruno Acioly do Rio de Janeiro e Cândido Ruiz de São Paulo, que foram os precursores do movimento, mas hoje os grupos são regidos por vários steamers como somos conhecidos integrantes de conselhos regionais, também conhecidos como lojas, termo retirado dos antigos grupos maçônicos, como sociedades.

WS – Qual o objetivo do SteamPunk?

CAM – Difundir o gênero, enriquecer as mentes, incentivar e estimular a criatividade, valorizar a cultura. Para isso realizamos encontros culturais, oficinas práticas, exposições, organizamos eventos e escrevemos contos de ficção científica contendo elementos como o vapor.

WS – É você quem coordena o movimento?

CAM – Não, fui apenas um dos precursores e fundadores da Loja Paraná do Conselho SteamPunk. Somos um conselho de steamers e juntos entramos em consenso e/ou tomamos decisões.

WS – Quantas pessoas aderiram ao movimento?

CAM – Em Curitiba temos mais de 100 pessoas que participam ativamente. No mundo virtual (Face e Orkut) temos mais de 400 pessoas interessadas. Existem vários interessados na estética, no estilo ou na literatura o que subdivide os interessados em grupos. Existem os que aderem às fantasias denominadas steamplays (roupas de estilo steampunk, vitorianas com alguma tecnologia embutida); existem os que apreciam apenas a literatura e os filmes que não usam steamplays mas procuram se entrosar com os demais participando dos eventos; outros apreciam o estilo a distância conformando-se apenas com o mundo virtual (jogos, filmes, HQs, chats de comunidades virtuais e literatura). Em outros estados o número cresce cada vez mais, principalmente pela estética. Depois ocorrem especializações como grupos de teatro, filmes, telenovelas, fotonovelas, grupos literários ou que criam jogos tipo RPG, passeios e saraus literários, organizam eventos em museus, bares e ou casarões culturais.

WS – O SteamPunk é difundido internacionalmente?

CAM – Sim, começou na Inglaterra, foi para a Alemanha, França e outros países europeus. Depois chegou aos Estados Unidos e concomitantemente ao Brasil. Hoje também esta na Argentina.

WS – Quem cria os figurinos e os simulacros?

CAM – Todos os interessados criam. A única regra é seguir imaginando que é um universo paralelo onde o vapor seguiu em frente enquanto a eletricidade ficou estagnada nas válvulas. Baseado nisso criam-se personagens depois o visual deles. Solicitamos aos int,eressados que participem das oficinas mensais que realizamos um sábado a tarde por mês na Gibiteca do Solar do Barão, ou que estudem os milhares de tutoriais que hoje existem no you tube, por exemplo. A imaginação é o limite.

WS – Fale sobre o evento que vai acontecer em Curitiba.

CAM – Estamos organizando nosso quinto evento em Curitiba. Um Café a Vapor SteamPunk e nele estaremos homenageando Santos Dumont, o pai da aviação. Vários prêmios serão sorteados entre os presentes, entre relógios estilo antigo, medalhas, colares, cartolas e agendas encadernadas artesanalmente em couro. Os ganhadores do concurso de steamplay (fantasias) que ocorrerá ao final do evento ganharam troféus exclusivos, ingressos para o cinema da rede CinePlus e vales alugueis fantasias da Loja Criatura de Marte. Presenteamos os três primeiros colocados com os mesmos prêmios, sem diferenciação.

Entre as atrações principais teremos o Museu SteamPunk onde mais de 20 peças antigas estarão em exposição, dança tribal, chair dance, banda steampunk Psymer, especializada em música clássica de Joinville e exposição de peças exclusivas confeccionadas por uma artífice de Camboriú também de Santa Catarina. Ainda teremos uma palestra sobre máquinas a vapor e um DJ que atualizará os presentes com a música e clips ao estilo steampunk. Tudo isso regado a cortesia de um bom café e quitutes para degustação.

Serviço:

Café a Vapor: 14 BIS – singrando os ares com Santos Dumont

Local: AOCA Bar

Data: 18 de dezembro (domingo) a partir das 17:00 horas.

Preço: 20 reais e um brinquedo a ser doado. Faça uma criança feliz neste Natal.

Não precisa ir fantasiado. Todos são bem vindos.

blogs:

http://pr.steampunk.com.br/ (sabe o que é steampunk?)

http://oscientistas.wordpress.com/

http://www.fenomenum.com.br/

http://www.jornadanasestrelas.com/ e

http://futurantiqua.blogspot.com/,