A capital paranaense ganhará, na próxima segunda-feira (09/03) durante coquetel marcado para às 18h, mais um espaço cultural voltado à arte contemporânea. A Boiler Galeria, localizada na Alameda Presidente Taunay, 314, no bairro Batel, inicia as suas atividades em Curitiba com o intuito de promover o diálogo da arte com o público, manifestado por diversas linguagens. A galeria irá dispor de obras de arte originais e exposições fotográficas de artistas brasileiros, escolhidos por meio de um programa curatorial que, além de técnica apurada, busca originalidade nas criações apresentadas.

continua após a publicidade

Para a abertura, a galeria preparou uma exposição que irá exibir jovens artistas que vem se destacando no cenário local: Diego Cagnato, Jaime Silveira, Lidia Ueta e Samuel Dickow. O fio condutor da exposição é apresentar dois universos contrastantes, que dialogam em certo momento: a fotografia e a pintura realista. “A Boiler Galeria tem como intenção incentivar a arte local e apresentá-la de maneira profissional aos admiradores de arte contemporânea. Acredito que o público curitibano é exigente e tem um alto nível cultural. É um público aberto à linguagem cosmopolita da Boiler Galeria”, afirma a proprietária, galerista e artista visual, Lívia Fontana.

A exposição, com curadoria de Lívia Fontana e texto crítico do artista plástico, Cleverson Oliveira, é aberta ao público, de 09 de março a 20 de abril, de terça à sábado das 11h as 19h. Ainda serão disponibilizadas para compra, edições limitadas de fotografias fine art e pinturas em diversos formatos.

Essa primeira exposição dará início a uma série de acontecimentos artísticos que acontecerão ao decorrer do ano. Ao todo estão agendadas cinco exposições para 2015.

continua após a publicidade

Com projeto arquitetônico de Aline Roman, a galeria conta com 60 m² de área total. Os artistas com obras disponíveis na Boiler Galeria são: Diego Cagnato,Gustavo Francesconi, Jaime Silveira, Lidia Ueta, Marilia Diaz, Samuel Dickow, Thais Beltrame e Rony Belinho. A Boiler conta, ainda, com uma programação cultural com workshops, feiras de gravura e meetings que visam a estabelecer um diálogo entre a arte e o público. “A Boiler Galeria inicia as suas atividades com o intuito de promover o encontro de linguagens múltiplas que estimulem o diálogo e a manifestação de ideais por meio da arte”, analisa a proprietária.

Serviço:

continua após a publicidade

Boiler Galeria

Endereço: Alameda Presidente Taunay, 314 – Conjunto 12 | Batel | Curitiba – PR

Estacionamento: convênio com o estacionamento Park Me, na Rua Vicente Machado, 772

Telefone: 41 3040-8016

Horário de atendimento da galeria: das 11h as 19h, de terça-feira à sábado.

A Volta ao Mundo em 80 dias

O espetáculo da Cia Solas de Vento,  A Volta ao Mundo em 80 dias , com patrocínio do Banco Itaú, chega a Curitiba para uma curta temporada no Teatro Londrina. As apresentações acontecem dia 7 e 8 de Março, às 16 horas, com entrada franca.

Criado em 2011, este é o primeiro espetáculo infantil da companhia, sucesso de crítica, resultou no prêmio APCA 2011 de Melhor Ator (Bruno Rudolf) e Melhor Direção (Carla Candiotto) e no prêmio FEMSA 2011 de Teatro Infantil na categoria de Melhor Ator, além das indicações de Melhor Produção e Melhor Cenografia. Na temporada de estreia teve copatrocínio do Instituto Alfa de Cultura – Projeto Alfa Criança 2011 e realizou temporadas nos principais teatros paulistanos  percorrendo cidades do interior e litoral paulista através do PROAC-ICMS.

A adaptação do romance de Júlio Verne é contada por apenas dois atores que dão vida a mais de 10 personagens revezando-se em cena durante todo o espetáculo para proporcionar à aventura um ritmo alucinante.

A manipulação de peças de fer,ro, rodas e sucatas proporciona uma transformação constante do espaço cênico onde são construídos barcos, trens, montanhas e até um elefante, convidando o público a usar a imaginação para viver essa grande aventura.

O espetáculo surpreende pela utilização de 03 câmeras de vídeo e projeção ao vivo que oferece ao público pontos de vista inusitados dos personagens, transportes e cenários dos países visitados.

“A Volta ao Mundo em 80 Dias” é um convite para levar o espectador a uma jornada cheia de surpresas e visitar o mundo de forma lúdica.

Leonardo Boff em Curitiba

Celso Hartmann, diretor-geral do Colégio Positivo; Rosaura Rigon, diretora do Colégio Positivo – Ângelo Sampaio; Leonardo Boff;  Audry Castello Branco, diretora do Colégio Positivo Internacional; e José Wilson Cardoso, diretor do Colégio Positivo Júnior. – Foto: Marco Charnesk

O teólogo, escritor e professor universitário, Leonardo Boff, realizou palestra, na última terça-feira (24), no Colégio Positivo – Jardim Ambiental. O evento contou com a presença de pais, professores e convidados do Colégio Positivo. Boff falou sobre valores, educação e formação humana.

Solar do Rosário inicia cursos de março

O mês de março traz novos cursos e oficinas para o Solar do Rosário. Eles se juntam aos cursos regulares e rápidos oferecidos no espaço cultural. A oferta é grande, em variadas áreas, que passam por música, literatura, história, idiomas, artes plásticas, fotografia, paisagismo e jardinagem, fotografia, psicologia, estamparia, ateliês práticos, entre outros. Há opções em diversos horários, de segunda a sexta pela manhã, tarde ou noite e aos sábados de manhã, dependendo dos cursos.

Muitos têm início já na segunda-feira (2/3), como “História e Literatura” com os professores Guilherme de Vasconcellos e Francisco Escorsim, com sete encontros das 19h30 às 21h30. O curso apresenta um panorama do século XIX e mudanças que inspiraram movimentos literários.

Em arte, o curso “Impressionismo e Pós Impressionismo” explora o surgimento destes modelos de arte, seus desenvolvimentos e influências. As aulas acontecem às terças, a partir do dia 3, das 14h30 até 16h30, ministradas por Helena Teresa Barreto Kantek.

Outro destaque é “Psicanálise e Arte”, do professor Sady Raul Pereira. A partir de 19 de março, às quintas-feiras de 14h30 a 16h30, o curso discute o processo de criação artística sob a ótica das descobertas da psicanálise. Todos os cursos necessitam inscrição de R$ 35 e contam com mensalidades a partir de R$ 195.