Realizado há 20 anos dentro da programação da Bienal de Curitiba, o Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba (FICBIC) passa a ser anual a partir de 2014. O evento será realizado entre os dias 28 de outubro e 8 de novembro e espalhará a sétima arte por vários ambientes da cidade. Serão mais de cem filmes exibidos entre curtas, longas e documentários nacionais e estrangeiros. Além disso, seminários, workshop e exposição de arte vão envolver os amantes do cinema durante duas semanas. A programação é totalmente gratuita.

continua após a publicidade

Com a realização anual, o evento reforça seu caráter global e didático. “Queremos contribuir e incentivar a juventude a frequentar o cinema, sendo motivadores disso nas várias propostas de mostras dentro do festival”, explica o diretor da Bienal de Curitiba, Luiz Ernesto Meyer Pereira.

As mostras principais, Panorama do Cinema Mundial e Panorama do Cinema Brasileiro, tiveram curadoria do jornalista e crítico de cinema Sérgio Alpendre e serão realizadas de 3 a 8 de novembro. Serão 20 filmes que trarão um pouco da produção de excelência em várias partes do mundo, títulos inéditos em Curitiba, participantes e premiados em festivais internacionais. O Panorama do Cinema Mundial será exibido no Espaço Itaú de Cinema (Shopping Crystal) em sessões a partir das 19h. O Panorama do Cinema Brasileiro acontecerá principalmente na Cinemateca, mas contará com exibições no Espaço Itaú de Cinema.

A programação do festival vai contar também com as sessões Cinema em Retrospectiva homenageando um nome de destaque deste universo. A mostra retrospectiva, também selecionada por Sérgio Alpendre, vai exibir obras do cineasta nascido nos Estados Unidos e naturalizado francês Eugène Green. O mais recente filme de Green, “La Sapienza”, selecionado para o Festival de Locarno (Toronto), vai participar do Panorama do Cinema Mundial.

continua após a publicidade

O FICBIC inclui em sua programação uma mostra competitiva voltada para fomentar e reconhecer a produção realizada dentro das universidades. Na competitiva do Circuito Universitário haverá, além da exibição dos filmes de novos talentos, debates e bate-papos no Portão Cultural e no Cine Guarani. A programação, que se estenderá de 28 a 31 de outubro, será aberta com o workshop “A essência do filme: identificando o que dá unidade e força a uma produção”, com Jonathan Whittaker, da New York Film Academy. Os vencedores da Mostra Universitária ganharão um curso na academia nova-iorquina.

Buscando despertar o interesse e envolvimento do público infanto-juvenil com a o cinema, o FICFIC destina parte da programação para criança e asolescentes por meio da mostra Universo Z. Como curadora foi convidada Minom Pinho, sócia-diretora da Casa Redonda Cultural e produtora-executiva de filmes como “As Melhores Coisas do Mundo”, de Laís Bodanzky. A mostra Universo Z tem como foco os alunos da rede pública de ensino e leva os alunos às salas de cinema. Além disso, o festival já trabalha desde agosto com os professores municipais e estaduais em ações de sensibilização e discussão das obras em sala de aula.

continua após a publicidade

Outra contrapartida do FICBIC é a mostra itinerante que vai levar parte do festival a cinco cidades do estado – Londrina, Foz do Iguaçu, Cascavel, Guaíra e Paranaguá.

III Seminário Nacional Cinema em Perspectiva, realizado em parceria com a UNESPAR – Faculdade de Artes do Paraná, acontece entre os dias 29 e 31 de outubro e abre mais um espaço para discussão e aprofundamento acerca do cinema com temas como corpo e subjetividades, gêneros, realismo e documentário, além de mesas redondas, simpósios e conferências.

A mostra paralela +Circuitos reúne filmes fora do circuito comercial que se destacam pelas suas linguagens, temas, abordagens e/ou formatos. A +Circuitos acontece em parceria com o Goethe Inst,itut/ SESC, Instituto Cervantes, Consulado Geral do Japão, Museu da Imagem e do Som (MIS/SEEC-PR) e Associação de Vídeos e Cinema do Paraná (AVEC).

No dia 31 de outubro, acontecerá o encerramento da primeira etapa do festival, o Circuito Universitário. A cerimônia de premiação será marcada também pela abertura da exposição do artista plástico carioca Rony Bellinho.

O Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba 2014 é organizado pela Bienal Internacional de Curitiba em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura/Governo do Paraná e Prefeitura Municipal de Curitiba/Fundação Cultural de Curitiba e conta com apoio da Universidade Federal do Paraná e a Universidade Estadual do Paraná e Ministério da Cultura do Governo Federal por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Serviço:

Festival Internacional da Bienal de Curitiba – FICBIC 2014

Data: de 28 de outubro a 8 de novembro

Locais: Cine Guarani (Portão Cultural), Espaço Itaú de Cinema (Shopping Crystal), Cinemateca de Curitiba, Sesc Paço da Liberdade, Auditório Brasílio Itiberê, Equipamentos do Portal do Futuro.

Patrocínio: Petrobras e Copel

Promoção: Gazeta do Povo, Mundo Livre FM e RPC TV

O Rappa vem a Curitiba com novo trabalho

Curitiba tem um novo encontro com O Rappa. Marcelo Falcão(voz)Xandão Menezes(guitarra)Lauro Farias(baixo) eMarcelo Lobato (teclados), retornam à cidade nos próximos dias 17 e 18 de outubro com a turnê de seu mais recente trabalho, “Nunca Tem Fim…”. Com realização da Prime, as apresentações serão realizadas no Spazio Van (BR116, Linha Verde, 15000), a partir das 23h59. Na bagagem, as novas músicas dividem o palco com os clássicos de 20 anos de estrada.

Em seu novo disco, O Rappa sonoriza a força que o brasileiro emprega em seu dia a dia, em cada uma de suas batalhas. Em terras tão arredias com os que mais precisam, soa como uma feliz teimosia. Feito isso, estabelece fé e esperança como balizas, que espelham um caminho que se percorre sempre pra frente, guiado por um norte de positividade, de dias melhores.

Para vestir esses sentimentos, melodias esculpidas em dub, reggae, rock e hip-hop. O denominador comum desses sons é o DNA d’O Rappa, que costura esses elementos com novos acessórios, como solos de guitarras mais presentes, loops e programações variadas, metais e timbres até então não explorados e até uma menção a um clássico de Bebeto, maestro do samba-rock.

O resultado dá seu cartão de visita na faixa de abertura, o poderoso dub “O horizonte é logo ali”, mas também dá as cartas no compasso reggae de “Boa noite, Xangô”.  E como sempre fez, O Rappa olha para as mesmas terras arredias, as ruas de qualquer cidade, para tirar sua poesia, como na provocativa“Doutor, sim senhor!”, e também em “Sequência terminal” e “Vida rasteja” (que carrega versos intimamente ligados protestos que se espalharam pelo país: “a máquina desgovernada consome a vontade de ficar na paz; orgasmo de raiva, e a vida aqui vale muito mais”).

Os dois primeiros singles, que já davam amostra do que vinha por aí, foram muito bem recebidos pelo público. “Anjos (Pra quem tem Fé)”, tem mais de 13 milhões de views no YouTube e, assim como “Auto-reverse”, o segundo single, ocupou a posição das mais vendidas no iTunes. Hits como “Rodo Cotidiano”,“Me Deixa”, “A feira”, “Minha alma (A paz que eu não quero)” e covers explosivos como “Hey Joe” podem fazer parte do set list.

Serviço:,strong>
O RAPPA – Turnê “Nunca Tem Fim…” 
Local: Spazio Van (BR116, Linha Verde, 15000) 
Quando: 17 e 18 de outubro de 2014 (Sexta e Sábado)
Horários: Abertura dos portões: 21h / Início do  show: 22h30
Ingressos: variam de R$56,00 (meia-entrada) a R$186,00 (inteira), de acordo com o setor. 
Informações p/ o público: 41 33150808 / www.maisumadaprime.com.br 
Realização: Prime

Instituto Ciência e Fé da PUCPR promove conferência internacional sobre Ciência e Religião

O Instituto Ciência e Fé da PUCPR e o Instituto Faraday, da Universidade de Cambridge promovem a I Conferência e Debate Internacional, que leva  como tema: “Ciência e Religião: questões histórias e filosóficas”. O encontro acontece no dia 14 de outubro, às 19h30, no auditório Maria Montessori (Bloco Amarelo) da PUCPR.

Na ocasião, Hilary Marlow, PhD pela Universidade de Cambridge e diretora do Instituto Faraday, e Mário Antônio Saches, pós-doutor em bioética pela Universidade Pontifícia Comillas e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Bioética da PUCPR, são os convidados para um diálogo sobre o tema.

O evento contará com tradução simultânea e possui vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo e-mail icf@pucpr.br ou pelo telefone (41) 3271-1426.

Hilary Marlow

Diretora de Cursos do Instituto Faraday para Ciência e Religião e professora afiliada na Faculdade de Teologia da Universidade de Cambridge. Possui formação em Ciências Sociais (Universidade de Manchester) e Estudos Bíblicos (Kings College de Londres). Em seu PhD pela Universidade de Cambridge (2007) examinou os profetas do Antigo Testamento à luz da ética ambiental contemporânea.

Mario Antônio Sanchez

Pós-doutorado em Bioética na Cátedra de Bioética da Universidad Pontificia Comillas, em Madrid. Doutor em Teologia, pela EST/IEPG, de São Leopoldo, RS. Atualmente é professor no Programa de Pós-Graduação em Teologia, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioética da PUCPR. Líder do Grupo de Pesquisa Teologia e Bioética da PUCPR, membro da SBB/PR e membro do Comitê de Ética em Pesquisa. Professor visitante no Instituto Superior de Filosofia e Teologia D. Jaime G. Goulart, Dili, Timor Leste.

Serviço:

Data: 14/10

Hora: 19h30

Local: PUCPR | Auditório Maria Montessori ( Bloco Amarelo – 1º Andar)

Inscrições: Gratuitas pelo email icf@pucpr.br ou pelo telefone (41) 3271-1426.

Schultz fecha novo acordo para vender África

O destino já faz parte dos produtos da Schultz Operadora, mas dessa vez o continente africano complementa os pacotes da empresa com diferenciais que vão desde receptivo a hotéis luxuosos. Para atender à demanda solicitada pelos agentes de viagem, a operadora fechou, recentemente, mais um acordo com o fornecedor da África do Sul, a Ker and Downey Africa.

A Schultz agora tem pacotes especiais oferecidos pela empresa africana, como tour de golfe, tour equestre (safári montado), tour de vinho e turismo de pesca, todos em língua portuguesa. “Oferecemos todos os serviços, como traslado e excursões, e hotéis em 15 países no sul e leste africano, com qualidade e confiança, pois temos bons acordos com todos os fornecedores da África, sendo relacionamentos longos, já que a empresa existe desde 1946”, explica o consultor da Ker and Downey, Jonathan Pereira.

De acordo com Aroldo Schultz, presidente do Grupo Schultz, a ousadia do novo acordo está justamente em desmitificar a África. “Vamos fazê-la deixar de ser somente um destino exótico, mas de fácil acesso para quem quer viajar para ver ,belas paisagens e desfrutar de conforto a um preço que se encaixa no bolso dos viajantes.” Segundo Jonathan, antigamente, a África era vista só como mercado de viagem de luxo. “Agora, estamos ampliando a variedade de produtos, serviços e estruturas oferecidas para o turismo, que é de primeiro mundo, mas tem valor acessível”, afirma.

Pereira ainda admite que o projeto do Aroldo é diferente dos demais apresentados. “As outras operadoras oferecem a África só como destino exótico, e agora, além disso, queremos torná-la um destino acessível com a ajuda do Aroldo.” Ainda segundo o consultor, é necessário educar agentes, operadoras e até mesmo a mídia em relação à África, em longo prazo.

Além da Ker and Downey, a Schultz tem acordos com outros fornecedores da África do Sul e também com a companhia aérea South African Airways. “Hoje, temos 17 vários roteiros para venda, sendo que quatro já são com a Ker and Downey, pois iniciamos o acordo com ela no ano passado e em nosso caderno temos publicados pacotes especiais: Lua de Mel, Vinhos e Gastronomia e alguns de luxo”, comenta Ana Maria Moreschi, gerente de Produtos Internacionais da operadora.

A operadora produziu 20 mil catálogos sobre os destinos africanos com 55 páginas contendo diversos produtos para vários segmentos, que foram distribuídos na ABAV Nacional deste ano e nas agências de viagem, além de os pacotes já estarem no site para venda on-line. “O projeto com a Ker & Downey inclui o lançamento de roteiros novos e tradicionais e com diferentes ofertas para o destino, com saídas regulares para grupos”, finaliza Moreschi. Mais informações no site www.schultz.com.br.

Outubro Rosa na Companhia Athletica

A Companhia Athletica entra no clima do Outubro Rosa e prepara ações pra lá de especiais. Durante todo o mês os bonecos ecológicos Wilson e Wendy – que nascem cabelos a medida que são regados – estarão à venda, pelo preço de R$ 12,00, na academia localizada no piso G6 do ParkshoppingBarigüi. Toda a renda arrecada será revertida para o Hospital Erasto Gaertner.

Os valores das taxas de matrículas realizadas entre os dias 27 e 31 serão doadas para o Instituto Humsol, que tem como objetivo em disseminar informações sobre a doença, por meio de palestras, danças, oficinas entre outras ações que colabore para a prevenção e conscientização da importância do diagnóstico precoce.

Durante o mês de Outubro, a Companhia Athletica se transformará em um posto de coleta de cabelos que serão doados à Humsol para confecção de perucas. Os cortes acontecerão, entre os dias 27 e 31, na estrutura que será montada na academia.

Serviço:
Academia Companhia Athletica
Local:
 ParkshoppingBarigüi – Piso G6, Loja 419
Endereço: R. Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 600, Mossunguê
Telefone: (41) 3241-5000
Site: www.companhiaathletica.com.br
witter: https://twitter.com/ciaathleticacwb
Facebook: https://www.facebook.com/CiaCuritiba