Aplicativo para pagar menos em restaurantes começa a operar em Curitiba

No dia 27 de Janeiro, o Centro Cultural Sistema Fiep, abre sua programação 2015 com a exposição coletiva Sesi Arte Contemporânea.

Com curadoria de Keila Kern, a exposição contará com quatro artistas que foram selecionados pelo edital do Sesi Arte Contemporânea 2015.

“A seleção foi realizada pelos professores, artistas e críticos Deborah Bruel, Ivair Reinaldim, Paulo Reis e eu que estudamos os mais de 140 projetos recebidos do país inteiro. Muitas propostas de qualidade foram, infelizmente, recusadas e isto se d,á tanto por motivos muito objetivos como o limite do espaço previsto no edital quanto por critérios curatoriais ligados à vocação do certame que está em sua terceira edição e vem apostando cada vez mais em artistas que pensam no atrito entre seus trabalhos e as especificidades deste espaço. Artistas que correm riscos ao propor trabalhos experimentais e que têm nosso apoio por sabermos da importância deste momento para artistas, instituições, colecionadores e público.”, diz a curadora.

O artista visual Chico Machado, do Rio Grande do Sul,  apresenta Aparelhos para Ritimificação, que resulta da convergência de diversos tipos de expêriencias do artista, perpassado a pintura, a escultura, o vídeo e a música.  A exposição é composta por aparelhos cinéticos sonoros e vídeos digitais, apresentando relações diversas entre eles. O artista propõe ao  público um espaço de encontro, onde o visitante poderá tanto produzir sons com os aparelhos, como assistir composições sonoras e visuais feitas a partir deles.

Eduardo Freitas, Castro – PR,  traz Relato de Expedição. Neste trabalho a  ficção tangenciou todo o processo de investigação sobre o tema abordado: a entomologia (ciência que estuda os insetos) e foi o conceito que permitiu amalgamar arte e ciência. Relato de Expedição mostra ao público a condição híbrida do ato de pintar e a técnica de moldagem em ambiente de colecionismo.

Volume Morto, de Jonas Arrabal ( Rio de Janeiro), levará para o espaço expositivo uma porção de água da Lagoa de Araruama (que passa por Cabo Frio, cidade natal do artista), que estará armazenada em 120  galões de 20 litros, além de  gravações de textos do artista. O trabalho, através de sua vivência na Região dos Lagos, interior do Rio de Janeiro, propõe uma relação entre  obra  e ação do tempo.

Em Cinema de Utilidade Pública, Vivaldo Vieira Neto, Curitiba/ PR, cria um site specific. Em uma ampla caixa preta o artista projeta dois vídeos, pensando tanto as imagens quanto o espaço como matéria. O visitante poderá conferir uma apropriação do seriado Spectreman e imagens capturadas de um inseto, vídeos que tem em sua estrutura narrativa o formato de uma fábula, dois animais com um objetivo moral, algo fechado em seus problemas, beirando ao absurdo.

A exposição Sesi Arte Contemporânea pode ser conferida até o dia 22 de Março, no centro Cultural Sistema FIEP, de quarta a domingo, das 10 às 18h, com entrada gratuita.

Serviço:

Sesi Arte Contemporânea

De 27 de Janeiro a 22 de Março de 2015

Local: Centro Cultural Sistema Fiep

(Av. Cândido de Abreu, 200 – Centro Cívico, Curitiba /PR)

De Quarta a domingo, das 10h às 18h.

ENTRADA FRANCA

**A abertura do Sesi Arte Contemporânea acontece no dia 27/01 às 20h. No mesmo dia, às 19h, haverá uma conversa com os artistas na Sala Multiartes**

Arquiteta Simone Stolfa apresenta solução prática em um mini espaço gourmet

Os espaços estão cada vez menores nos apartamentos modernos. Porém, com criatividade e bom gosto, é possível conseguir toda a sofisticação de grandes ambientes mesmo com uma metragem reduzida.

A arquiteta Simone Stolfa condensou todo este charme e funcionalidade em 6,5m2 , fazendo um mini espaço gourmet com toda a estrutura necessária. “Não é porque o espaço é pequeno que os proprietários precisam abrir mão de bom gosto e necessidades de lazer”, explica a arquiteta.

Desta forma, o pequeno espaço é grandioso em seus detalhes. Ele possui uma adega climatizada para dezenas de rótulos, de modo que o vinho fique sempre na temperatura correta para o consumo. Acima da adega climatizada encontra-se uma adega comum, que acomoda mais garrafas, aproveitando todo o espaço e deixando o canto visualmente harmônico.

A churrasqueira é à carvão, e permite bons momentos entre amigos e familiares. Na bancada, um cooktop dis,creto, decorativo e extremamente funcional, bem ao lado da pia de inox, que serve tanto a churrasqueira quanto o fogão. “O intuito é fazer um espaço com aproveitamento e finalidade idêntica ao de um espaço gourmet amplo”, diz Simone.

Uma cristaleira em vidro preto fica ao lado da churrasqueira, e também faz as vezes de uma parede decorativa, pois parece um espelho escuro, e amplia o ambiente. “Outro detalhe são os espaços para guardar os utensílios, que ficam sob o balcão”, frisa a arquiteta, completando que o conjunto dá uma independência ao ambiente. A madeira utilizada no balcão também foi proposital, pois impõe um aspecto mais sóbrio ao local, retirando a informalidade usual da churrasqueira. Acima do balcão, granito preto como acabamento e vidro, que é sempre chique e de fácil manutenção.  Dois quadros, em molduras modernas, com fotografias artísticas, dão um charme ao espaço e um ar totalmente contemporâneo.

Iluminação indireta, proporcionada por um lustre também de madeira, dá um toque intimista e confortável ao ambiente. Cadeiras tipo bancada em estilo contemporâneo, porém forradas em camurça em tom de cinza e mais confortáveis, conferem ao mini espaço gourmet um ar diferenciado, o deixando perfeito para um bom encontro, inclusive permitindo que seja anexado à sala de estar. “As pessoas não precisam ter medo do pouco espaço que têm. Com imaginação, é possível integrar elementos inovadores a dimensões reduzidas, aumentando a área de lazer da família”, afirma a arquiteta Simone Stolfa.

Chá verde com desconto na Moncloa Tea Boutique

 Seguindo a tendência das liquidações de verão na cidade, a Moncloa Tea Boutique do Pátio Batel tem descontos de até 30% em produtos selecionados. Uma boa hora para comprar seu chá preferido com preço especial, conhecer novos sabores ou comprar um presente legal.

O Milano combina o chá verde com groselha, morango, framboesa, mamão e abacaxi. O resultado é um chá refinado, porém suave e saboroso, com toque tropical. Está com desconto de 30% nas versões lata e pouch (embalagem econômica).

Quem gosta de chá verde vai encontrar outros blends interessantes com desconto, o aromático Jade Flow (chá verde com jasmim e rosa mosqueta) e o tradicional Japan Essence (chá verde com arroz). Neste caso o valor promocional vale apenas para os pouchs.

Para preparar os chás da Moncloa, a dica é o conjunto de infusor e apoio de cerâmica Tea Strainer Dish Set da tradicional marca americana Forlife, também com 30% de desconto.

Os descontos são válidos até o dia 25 de janeiro (domingo) apenas na loja do Pátio Batel. Durante este período o estacionamento do shopping é gratuito (com exceção do serviço de valet).

Escola de Informática e Cidadania do Shopping Jardim das Américas está com inscrições abertas

A Escola de Informática e Cidadania (EIC) do Shopping Jardim das Américas está com as inscrições abertas para os cursos profissionalizantes que terão início no mês de fevereiro. Entre os cursos oferecidos está o profissionalizante de informática, destinado aos interessados a partir de 11 anos de idade, que podem aprender módulos de Windows, Word, Excel e Power Point, além de noções de internet.

A escola oferece ainda aulas de edição de fotos, com o programa Photoshop Elements 11, e de edição de vídeos, com o Premiere Elements 11 – parceria realizada pela escola com o Projeto Adobe Youth Voices. O projeto social do Shopping Jardim das Américas também conta com turmas especiais para crianças de seis a dez anos e para idosos.

A Escola de Informática e Cidadania está há mais de uma década ajudando a incluir jovens e adultos no mercado de trabalho com um currículo mais qualificado por meio de cursos destinado,s a pessoas de todas as idades. Desde a sua fundação, em 2003, a escola já formou mais de quatro mil alunos com aulas gratuitas ou a preços módicos.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 14 de fevereiro mediante a taxa simbólica de 20 reais e um litro de leite Longa Vida. O atendimento para matrículas é feito pela manhã, das 8h às 12h, ou à tarde, das 13h30 às 17h30, no Shopping Jardim das Américas – quarto piso. Mais informações pelos telefones (41) 3266-7733 e (41) 9196-7470 ou pelo e-mail eic.jam@gmail.com.

Serviço:
Escola de Informática e Cidadania Jardim das Américas

Telefones: (41) 3266-7733 e (41) 9196-7470

www.eicjam.blogspot.com | eic.jam@gmail.com

Shopping Jardim das Américas               
Av. Nossa Senhora de Lourdes, 63 – Curitiba                    
Telefone: (41) 3366-5885

www.jardimdasamericas.com.br

www.facebook.com/shoppingjardim