A BPW Brasil (Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil) e BPW Curitiba (Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Curitiba) vão realizar no Hotel Bourbon, no próximo dia 6 de maio, o evento “Remuneração Igual para Homens e Mulheres”, com o objetivo de conquistar parcerias entre o poder público, ONGs, sindicatos e demais entidades que tenham interesse em reduzir a diferença salarial entre homens e mulheres.

continua após a publicidade

O projeto é realizado pela BPW em diversos países do mundo para chamar a atenção sobre o período de dias e horas que as mulheres precisam trabalhar a mais para ganhar o mesmo salário que os homens. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o salário das mulheres correspondeu a 72,9% do rendimento masculino e segundo a OIT (Organização Mundial do Trabalho), no ritmo atual, sem ações dirigidas, serão precisos 70 anos para alcançar igualdade salarial, ou seja, até 2085, mulheres continuarão ganhando menos do que os homens e trabalharão mais.

Além disso, a ação da BPW também quer impedir que mulheres sejam submetidas aos estereótipos de gênero que ainda predominam em diversos ambientes de trabalho. Serão apresentados três painéis sobre a questão, um com mulheres empreendedoras, outro com representantes do Poder Público e outro com empresas e entidades. Para participar basta confirmar presença pelo e-mail secretaria@bpwcuritiba.com.br. A participação custa R$ 35 e é gratuito para associados.

O projeto

continua após a publicidade

Com origem na Alemanha, “Trabalho igual. Salário Igual” é um projeto da BPW formatado para ser executado em todo o Brasil pelas BPW locais em comemoração ao dia 1º de maio de 2015, Dia do Trabalho.

A BPW conta com a participação das associadas, da mídia e colaboração de parceiros como a SPM/PR (Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República) e deseja a adesão de todas as entidades de defesa dos direitos humanos e das mulheres, da sociedade civil e governo locais.

continua após a publicidade

Participações:

Deborah Dzierwa – Faciap e Adubos Delta

Carlos Ogliari – Volvo

Jose Eldir Ost – Centro Europeu

Lenia Luz – Empreendedorismo Rosa

Debora Dellazzari – Atuais Imóveis

Paulo Rossi – UGT

Daviane Chemin – ABRH

Luiz Fernando Busnardo – Secretaria de Relações do Trabalho

Olynpio Sotto Maior Neto – Ministério Público do Paraná.

Serviço:

Remuneração Igual para Homens e Mulheres

Data: 06/05/2015

Horário: das 14 às 18h

Local: Hotel Bourbon

Endereço: Rua Cândido Lopes, 102 – Centro – Curitiba – PR

Preço: Não associados R$ 35,00 / Associados: Gratuito

Palestra com escritor português tem ingressos à disposição no Sesc da Esquina

Os ingressos para a palestra “Apocalipses Cotidianos” do consagrado poeta, escritor e dramaturgo português José Luis Peixoto, em mais um capítulo do festival literário Litercultura, já estão à disposição do público no Sesc Atendimento ao Cliente (SAC) do Sesc da Esquina, em Curitiba. A entrada é gratuita e a palestra acontece no dia 9 de maio, um sábado, às 18h30, no Sesc da Esquina. Peixoto é ganhador do Prêmio José Saramago e tem suas obras traduzidas em mais de 20 idiomas. Ele e os escritores Hugo Valter Mâe e Gonçalo M. Tavares estão entre os maiores renovadores da prosa portuguesa. A palestra é promovida pelo Litercultura em parceria com a Escola de Escrita.

Serviço:

Palestra “Apocalipses Cotidianos”

Ministrante: escritor português José Luis Peixoto

Data: 9 de maio, às 18h30

Local: Sesc da Esquina, na Rua Visconde do Rio Branco, 969, Centro, Curitiba

Ingressos: grátis

Grow Up lança coleção ‘Nostalgia’ para o outono/inverno 2015

Uma coleção repleta de histórias, nas quais conforto e beleza têm um lugar especial. Batizada de ‘Nostalgia’, a coleção de inverno da grife infantil Grow Up foi planejada para entrar em harmonia com o mercado atual, que pede preços mais acessíveis sem deixar as necessidades básicas de lado.

Apostando no minimalismo, a Grow Up resgatou o romantismo e a delicadeza de uma época passada. Com roupinhas clássicas e cheias de encanto, a grife que veste sonhos atinge um público que preza pelas doces memórias de um tempo que não volta mais.

Sempre atenta ao mundo da moda, a Grow Up aplica as tendências de maneira infantil, sem deixar a beleza da infância de lado. Detalhes como o xadrez, courino, boinas e gorros estão presentes de maneira adequada para as crianças. Além disso, as cores do inverno como branco, tons pastéis, mescla, marrom, vermelho, azul e verde também ganham destaque nas peças da coleção ‘Nostalgia’.

Com o mote ‘Kids grow up so fast. Enjoy them’, esta coleção traz consigo uma missão: fazer os pais e até mesmo as crianças refletirem sobre como estão aproveitando o seu tempo. Longe de vislumbrar mini-adultos, a grife que veste sonhos transmite a sua mensagem: “As crianças crescem muito rápido! Aproveite cada minuto com elas. Hoje, vemos tantas crianças cheias de brinquedos, mas que não brincam… Elas fazem natação, aula de música, vão à escola. Elas chegam cansadas e mal convivem com seus próprios pais. A infância passa e vemos mini-adultos. Nossa coleção Nostalgia inverno 2015 foi inspirada num tempo em que tínhamos mais tempo. Quem se lembra do quanto brincávamos no quintal e na rua? Tínhamos principalmente nossa mãe mais perto. Vamos resgatar um pouquinho dessa época e viver o sonho de ser criança”.  

Nova tecnologia com visão 3D faz cirurgias de alta complexidade

Terminou na quinta-feira passada (30), o prazo do Hospital Erasto Gaertner, referência nacional em oncologia, para captar recursos para a implantação de um Sistema Cirúrgico Robótico. O projeto é viabilizado pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) e a arrecadação é captada por deduções do imposto de renda, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas, que podem ser de até 1% do imposto retido ou devido.

Com o novo sistema, o Erasto Gaertner será o único do Paraná e Santa Catarina a oferecer o serviço para pacientes do SUS, sendo 2% crianças e adolescentes, 42% idosos e 56% adultos entre 19 e 59 anos. A tecnologia do Da Vinci, nome dado ao sistema usado, existe há mais de 15 anos a partir de uma iniciativa militar que tinha como objetivo realizar cirurgias à distância, sem que o cirurgião se deslocasse ao campo de batalha. Em hospitais, o cirurgião opera um console que está na própria sala de cirurgia, a poucos metros do paciente.

Vantagens da cirurgia robótica

Nos últimos 40 anos, houve aumento significativo do Índice de Envelhecimento da população de Curitiba (dados do IPPUC, 2010). Além disso, a incidência maior do câncer em pessoas idosas justifica a preocupação da instituição com a  necessidade de conseguir um método comprovadamente eficaz e pouco invasivo.

Segundo Murilo de Almeida Luz, médico especializado no Tratamento de Tumores Urológicos com Habilitação Clínica para Cirurgia Robótica, as principais vantagens do Da Vinci são a visão 3D, que proporciona uma ótima noção de profundidade durante os procedimentos, além de instrumentos articulados e bastante delicados; maior estabilidade dos movimentos e magnificação de imagem. “Estas vantagens resultam em cirurgias mais precisas, com menor sangramento e recuperação mais rápida.”

Como funciona

Pinças especiais são posicionadas na cavidade abdominal, torácica ou na cavidade oral do paciente através de orifícios semelhantes às da laparoscopia convencional. Esses instrumentos são então conectados ao sistema robótico responsável pela movimentação e,  em outro co,nsole bastante ergonômico, o cirurgião manipula o que podemos chamar de manches, que coordenam todo o ato operatório, pinças, cautérios e a câmera.

Cirurgias realizadas pelo sistema robótico

Diversos são os tipos de cirurgias realizadas com a tecnologia Da Vinci, entre elas urológicas, ginecológicas, colecistectomias, cardíacas, hérnias, de cavidade oral e faringe ou relativas à obesidade. Ainda há escassez de trabalhos que comparem diretamente essa nova técnica com técnicas convencionais; principalmente em cirurgias mais complexas, os benefícios estão gradativamente sendo demonstrados.

Profissionalização

Para ampliar a oferta de cirurgias, o projeto do Hospital Erasto Gaertner também tem como objetivo a capacitação de uma equipe, pois é necessário um treinamento específico nesta tecnologia para que o cirurgião seja habilitado a operar o equipamento com segurança. Para o especialista do Erasto Gaertner, o sistema necessita de cirurgiões auxiliares e instrumentadores durante o procedimento. “É importante entender que este “robô” não executa movimentos, apenas repete com maior precisão os movimentos executados pelas mãos do cirurgião”, explica Murilo Luz.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (41) 3361-5266 ou 0800 643 4888, e no portal www.erastogaertner.com.br/pagina/pronon

Hospital Erasto Gaertner

R. Dr. Ovande do Amaral, 201 – Jardim das Américas

CEP 81.520-060 – Curitiba/PR

Telefone: (41) 3361-5135 e 0800-643-4888

www.erastogaertner.com.br

Mesas de doces roubam a cena nos casamentos

Independente do estilo do casamento, um dos componentes que mais chama atenção, é a mesa de doces. Ela pode ser clássica, rústica, luxuosa, ou até mesmo fora do comum, e é uma das partes da festa que mais aparece nas fotos.

Os docinhos de casamento são a parte mais gostosa da confraternização. Eles podem ser entregues como lembrancinhas, ou servidos na hora de cortar o bolo. Além do sabor delicioso, os doces também contribuem com a decoração da festa.

Com uma variedade tão grande de tipos e sabores, os noivos enfrentam o dilema de como escolher doces de casamento? Surgem dúvidas como quais fatores levar em conta, e como calcular a quantidade ideal.

Veridiana Fragoso, proprietária da Veri Fragoso Patisserie, que atua no mercado de bolos e doces há 8 anos, dá dicas para as noivas que estão neste momento pensando em como criar uma bela mesa de doces que seja encantadora, e ao mesmo tempo, deliciosa. “Primeiramente não tem como escolher os melhores doces, sem antes experimentá-los. Portanto nossa principal dica é que a noiva agende uma degustação com o fornecedor. Um atendimento personalizado sempre vai ser a melhor opção para não errar.”, afirma a confeiteira e Cake Designer.

Outra dúvida comum entre os noivos, é com relação a variedade de doces, e a quantidade por convidado. Veridiana explica “Indicamos de 8 a 11 variedades de doces, para montar uma mesa capaz de agradar a todos, e com relação à quantidade necessária para compor a mesa, sugerimos de 6 a 8 doces quando os eventos são jantares, e de 5 a 7 se for almoço.”

Entre os sabores mais pedidos, Veridiana destaca os tradicionais brigadeiros, e os de fruta como uva, morango e damasco que são coringas e estão em quase todos os eventos. “Mas além dos tradicionais, temos ótimas saídas de alguns doces que são nossas exclusividades, como melão, especiarias, envelope de nozes, mini cheese cake, maçã verde entre outros. Enfim, através de um atendimento personalizado, onde é possível degustar, não tem como errar na hora de montar a mesa de doces”, afirma a confeiteira.

Com todas estas dicas, sua mesa de doces será a maior atração da festa. Depois de você, é claro.