Conhecido como Leonideas, fenômeno, que será mostrado no Planetário FTD Digital Arena, acontece no céu em novembro

continua após a publicidade

Durante as madrugadas de novembro, quem olhar para o céu, na direção do nascer do Sol, poderá observar um espetáculo de estrelas cadentes conhecidas como “Chuva de Meteoros Leonideas”. Para apresentar este fenômeno de perto, o espaço tecnológico educativo e planetário digital FTD Digital Arena, localizado no Câmpus Prado Velho da PUCPR, irá realizar, no sábado 22/11, às 16h, a sessão de planetário digital “Chuva de Meteoros Leonideas”.

Além de apresentar o fenômeno, a atividade de planetário digital irá ensinar o participante a localizar no céu a Constelação de Leão, contextualizando sobre a origem desta constelação e as histórias mitológicas relacionadas a esse grupo de estrelas, em especial Régulos, a mais brilhante e Denebola, a segunda mais brilhante.

A Chuva de Meteoros Leonideas tem este nome por apresentar seu ponto de origem na Constelação de Leão e derivar da poeira deixada pela passagem do cometa Tempel-Tuttle, que registrou sua mais recente passagem em 1998. “Este comenta completa uma órbita em torno do Sol a cada 33 anos e, sempre nessa época, a Terra passa por essa região do Universo colhendo o material, na forma de grãos de areia ou pequenos pedregulhos deixados pelo cometa, resultando no espetáculo da chuva de meteoros”, explica Oliveira.

Serviço:

continua após a publicidade

Chuva de Meteoros Leonideas

Data: 22/11 (sábado)

continua após a publicidade

Horário: 16h

Valor: R$ 28,00 (inteira) | R$ 14,00 (meia-entrada)

O FTD Digital Arena oferece valor especial para pacote-família, na compra de 3 ou 4 ingressos.

Mais informações: 41 3271 6322 |  www.ftddigitalarena.com.br

Moncloa Tea Boutique inaugura franquia em Balneário Camboriú

A Moncloa Tea Boutique inaugura neste sábado, dia 22 de novembro, no Balneário Shopping, em Balneário Camboriú (SC). É a quarta loja da marca que busca os melhores blends do mundo, para oferecer o chá gourmet como uma experiência ampla, um ritual, que envolve todos os sentidos: visual, espiritual, os cheiros e os sabores.

Segundo Henrique Oliva Viana, franqueado da marca, as expectativas com a abertura da Moncloa em Balneário Camboriú são as melhores, já que a cidade tem grande fluxo de pessoas durante o ano inteiro, com picos no verão e finais de semana. A expansão do shopping possibilitou a chegada de grandes marcas à região. A cidade recebe turistas e moradores de cidades próximas como Itajaí, Itapema, Porto Belo, Brusque, Blumenau, Joinville, Florianópolis e Curitiba.

“Acredito no segmento de chás. A Moncloa me surpreendeu desde o início pelo visual contemporâneo, cores, produtos e por trabalhar com uma cultura milenar em evolução.”, afirma Viana.

Os chás gelados, como o Good Feelings, refrescante infusão de maçã, hibisco, groselha, laranja, rosa mosqueta, mamão, abacaxi, morango e framboesa, é perfeito para hidratar o organismo depois de um dia de praia. Para relaxar após a prática de atividades físicas, o Morocco Mint, feito com chá verde e hortelã-pimenta, é a sugestão.

Já o Strawberry Champagne, inusitada combinação de chá verde, chá branco, morango, malva, rosa mosqueta e pimenta-rosa, tem tudo a ver com os sunsets típicos do verão. Pode inclusive ser utilizado para incrementar deliciosos drinks, grande aposta da marca para o verão em uma das cidades mais badaladas do sul do país.

Nova loja

O lugar escolhido para a segunda franquia e quarta loja ,da marca foi o Balneário Shopping em Balneário Camboriú (SC). O espaço tem 47m² e foi projetado pelo escritório Arquea Arquitetos, seguindo o padrão da matriz que fica no Pátio Batel em Curitiba. O espaço é contemporâneo, com um ambiente clean e prateleiras acessíveis para que o cliente tenha facilidade de sentir os mais diversos aromas. A iluminação permite enxergar as cores das folhas, flores, frutas, raízes e especiarias que compõem os blends dos chás distribuídos no entorno da loja. O convite é para uma degustação harmonizada com quiches, biscoitos, bolachas, alfajores e waffles Moncloa, proporcionando um momento agradável e tranquilo.

Novos rumos de Carlos Tietjen

O arquiteto se reinventa e lança um conceito inovador de ambientes planejados

Criar, inovar e inspirar. Essas características sempre acompanharam o trabalho do arquiteto Carlos Tietjen. Há 20 anos respirando arquitetura, Tietjen tem como base para seus projetos elementos da arte, como fotografia, moda, pintura, escultura e tudo que envolve o comportamento urbano. 

No início da sua carreira atuou em projetos de arquitetura como técnico em Edificações, sendo que cinco anos mais tarde, já formado em arquitetura, concluiu sua especialização em Urbanismo e Interiores na Universitè de Technologie de Compiègne, na França. Em 2003, Tietjen foi exercer sua profissão na área militar, como Tenente Arquiteto da Aeronáutica por cinco anos. Durante esse período cursou dois MBAs: em Gestão de Projetos no Comando da Aeronáutica e Design e Arquitetura de Interiores na Universitá degli Studi di Ferrara, na Itália. 

Nos últimos seis anos, Tietjen atuou como arquiteto especialista em Inovação no desenvolvimento de produtos para a indústria moveleira e suas aplicações na arquitetura de interiores, na empresa Masisa. Além disso, está em constante aperfeiçoamento em cursos livres de moda e tendências em Nova Iorque, Milão e Paris. 

A experiência e o talento do profissional o levaram a expandir seus projetos, apresentando um novo conceito para mobiliar e decorar a casa em parceria com a grande indústria moveleira Celmar. “A nova proposta é personalizar os espaços através das percepções de mercado com produtos a serem combinados com os móveis, cores, desenhos e texturas”, adianta Tietjen.

Para isso, a Celmar by Carlos Tietjen irá oferecer projetos de ambientes planejados aos clientes, que contemplem design e qualidade. Além disso, os espaços possuirão a marca assinada pelo arquiteto. “A ideia é envolver o cliente em uma atmosfera de experiência e acolhimento para aquilo que ele vem buscar, a realização de seu espaço”, finaliza o arquiteto.

Coral da UFPR se apresenta no Santuário Cristo Rei e São Judas Tadeu

O Santuário Cristo Rei e São Judas Tadeu recebe o coral da Universidade Federal do Paraná neste domingo, 23 de novembro. O coral, sob a regência do maestro Álvaro Naldony, se apresenta após a missa das 19h30, por ocasião das comemorações da Festa do Cristo Rei.

Embalagem de Lilium Recanto é premiada e ganha destaque estadual

A embalagem da linha Premium dos cosméticos Lilium Recanto, ganhou o primeiro lugar no Prêmio Gaúcho de Qualidade. A embalagem utilizada para comercializar os produtos da linha premium é toda verde, preto e dourado, mostrando em sua fronte flores de Lilium estilizadas. O primeiro lugar foi conquistado na categoria Embalagens Semirrígidas com recursos gráficos. Vencida essa etapa, agora a marca enfrentará novo desafio. Vai concorrer ao Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini. A cerimônia de premiação deste será realizada em São Paulo, no dia 25 de novembro.

Paranaguá sedia fase final do Bom de Bola


Paranaguá, no litoral do Paraná, está sediando até o próximo domingo (23) a fase final dos Jogos Escolares do Paraná – Bom de Bola. As partidas, no feminino e no masculino, nas categorias A (15 a 17 anos) e B (12 a 14 anos), acontecem nos estádios Medrado Dias e Gigante de Itiberê e nos campos do Centro de Esportes Olímpio Possas. Estão previstos mais de 100 jogos, envolvendo  72 equipes de 55 escolas, que representam 51 municípios que fazem parte de 30 Núcleos Regionais de Educação (NRE). São mais de 1.300 atletas. A fase final dos Jogos Escolares Bom de Bola é realizada pelo Governo do Estado, com apoio dos Núcleos Regionais de Educação e da prefeitura de Paranaguá e  patrocínio da indústria de alimentos Parati.