Quantas vezes ouvimos um líder se queixar que o colaborador não compreendeu o que era para fazer e o colaborador reclamar que não é compreendido pelo chefe? Se pararmos para pensar sobre isso, muitos mal entendidos se originam de informações vagas, e-mails confusos, feedbacks desastrados ou da dificuldade das pessoas em ouvir atentamente o que se tem a dizer.
Se você é daqueles profissionais que assina papéis e verifica e-mails enquanto ouve o outro. Ou é do tipo advinho que no meio da conversa já sabe onde o outro quer chegar? Em caso positivo, você nao está escutando de forma ativa. Mas o que isto significa? É ouvir o outro com atenção, sem julgamento e com a intenção de entender a pessoa que fala. E para começar a praticar a escuta ativa, podemos evitar distrações, interrupções durante conversas importantes deixando o computador de lado e silenciando o celular por exemplo.
Saber ouvir, saber claramente o que quer e manter a congruência entre palavras e ações fazem parte do plano de ação para qualquer profissional que queira ter uma comunicação mais eficaz nas suas atividades.
Você sabia que 55% da nossa comunicação é transmitida pela expressão corporal, 38% pelo tom da voz e 7% pelas palavras? Sendo assim quando existe congruência entre o que dizemos e fazemos, a comunicação é mais eficaz pois a nossa expressão não verbal reforça o que dizemos.
Veja alguns comportamentos que poderão te ajudar no dia a dia da sua prática para que você se comunique com mais eficiência:
Faça contato visual
Faça acenos afirmativos com a cabeça
Evite ações ou gestos distraídos
Faça perguntas
Use paráfrase
Evite interromper o emissor
Não fale demais, alterne entre perguntar, ouvir e responder