Você não está em casa!

Todo o esforço empreendido ao longo do ano, em treinamentos para o desenvolvimento das equipes e a adequação de posturas no ambiente de trabalho, pode ser comprometido se os profissionais não estiverem atentos a eventuais deslizes durante as festas corporativas, especialmente no final do ano. Amigo secreto e eventos de confraternização podem reservar surpresas nada agradáveis se a elegância e o bom senso forem deixados de lado.

Para evitar armadilhas que podem manchar o currículo profissional, é fundamental lembrar-se que, mesmo no ambiente descontraído dos eventos de confraternização, valem sempre as regras da boa educação. Para não correr o risco de errar nessas ocasiões, vale lembrar algumas orientações e dicas básicas.

Com que roupa eu vou?
Para começar, é preciso ter cuidado com roupas extravagantes ou esportivas demais. Mesmo sendo uma festa, o ambiente é corporativo.

Controle-se na comida e bebida
Não há problema algum em degustar os quitutes disponíveis na festa, desde que tudo seja feito com moderação. O mesmo serve para as bebidas que são um combustível e tanto para vexames como para os escândalos. A festa da empresa não é balada, não dance como se o amanhã existisse.

Seja pontual
Os horários devem ser respeitados. Não é elegante chegar atrasado ou sair tarde demais.

Bate papo
Comentários e brincadeiras “engraçadinhas” nem sempre são bem recebidos e podem provocar “saias justas”. Se algum colega fizer comentários maldosos, não deve ser estimulado. O ideal, nesses casos, é mudar de assunto.

Amigo secreto
A troca de presentes pede considerações especiais. É preciso cuidado no momento de escolher o presente. Bom senso e criatividade são palavras de ordem para evitar equívocos.

Familiares
Se o evento permitir a presença de familiares, é válido redobrar a atenção para não se isolar. Afinal, a proposta é de confraternização com os colegas de trabalho.

Cuidado!
Não queira aproveitar o clima descontraído da festa para ter aquela conversa com o chefe ou mandar aquelas indiretas para o colega que não trabalha. Parece que não, mas as pessoas lembram disso no dia seguinte.

Aproveite bem toda e qualquer confraternização, afinal todos nós merecemos parar um pouco e comemorar com nossos colegas o ano que passou! Tin tin!

Voltar ao topo