Ouvi recentemente uma metáfora que talvez ilustre como nossas crenças nos impedem de provocar mudanças em nossas vidas.
Para que não fuja do circo o filhote de elefante, mesmo que não represente grande perigo, é amarrado a um pequeno tronco de árvore com uma corda. Aos poucos vai crescendo e se torna um animal enorme com muita força. Porém, continua preso ao mesmo tronco e com a mesma corda. E por alguma razão, não tenta sair dali porque não sabe o poder que possui.
Os hábitos nos limitam e nos fazem parecidos com este elefantinho. É preciso que tenhamos sonhos além do circo e força para arrebentar a corda e o tronco da árvore. Mas para isso temos que nos questionar se realmente queremos mudar algo em nossas vidas. E esta vontade pode surgir aos 20, 30, 40, 50 anos. Ou nunca existir.
Pensando na sua carreira, analise como era sua vida profissional a 10, 5, 1 ano atrás. Acredito que hoje você seja um profissional diferente, mais maduro e experiente do que no passado. Caso pense que sua vida profissional tenha estagando, reflita se suas crenças não estão fazendo-o agir como o elefantinho preso a corda, ou seja se você não está se autoboicotando.
Tenha orgulho e gratidão pelas suas experiências positivas ou não na sua vida profissional. São estas passagens que te guiaram até aqui.
O tempo passa rápido. Valorize quem você é hoje e projete quem você quer ser.
Tenha esperança no futuro e caminhe com fé, um dia de cada vez mesmo que canse e desanime mas não deixe de caminhar. A magia só acontece quando saímos da nossa zona de conforto.