Na semana passada tive o prazer de participar de um bate papo com empreendedoras na faixa de 30 a 45 anos que representam uma marca curitibana de semi jóias que deixaram suas carreiras full time e agora por terem filhos optam pela flexibilidade de ter seu próprio negócio.
Entretanto, existem ainda algumas barreiras em relação a trabalhar com o novo formato de trabalho. Algumas ainda tendem a comparar o ganho financeiro empreendendo com o que estariam ganhando se estivessem empregadas, se autoboicotando inconscientemente e não respeitando o projeto de empreendedorismo que iniciaram.
Ter a ciência do que fizeram para chegar até aqui e do porquê de terem optado pela nova carreira, saber que em tudo há prós e contras com suas respectivas conseqüências são pontos fundamentais para quem quer ter e vivenciar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
“Estar mais tempo com os filhos e fazer o que gosta é fundamental e isso compensa a “perda de ganho mensal”. Eu perdia de aproveitar tudo o que tenho de maravilhoso nessa nova carreira comparando com a que tinha e que não gostava”
A empresária Chieko Aoki que revolucionou o mercado hoteleiro do país costuma ser lembrada pela capacidade de inovação e pelo empreendedorismo e em sua fala pontuada por uma encantadora
sabedoria oriental ressalta que não devemos olhar se o concorrente é melhor ou pior e sim, fazermos uma reflexão: o que está faltando em mim?
E baseado nesta reflexão, compartilhamos 5 tópicos para estas mulheres que querem se sair bem em suas carreiras e que ajudarão na construção e desenvolvimento de perfil mais empreendedor:
1- Desenvolva sua auto-estima
Fundamental porque te faz igual aos outros
2- Tenha disciplina
É a forma de respeito com você e com os outros
3- Não crie limites para você
Se permita a vivenciar novas experiências
4- Crie laços
Tenha interesse genuíno pelos seu colegas, isso fortalece suas relações pessoais.
5- Pense além
Pense sempre em outras alternativas