Seja você é uma cabeleireira, dono de um posto de gasolina, vendedor de roupas, etc, conhece seus concorrentes? Sabe o valor e o diferencial de seus serviços, a forma que atuam, região e público alvo? Pois bem, para se beneficiar das forças e fraquezas de seu concorrente, primeiro é preciso saber quem ele é.
Você não compete apenas com pessoas que vendem o mesmo serviço ou produto que você, compete também com negócios que satisfazem a mesma necessidade de seus consumidores. Assim, uma concessionária concorre não apenas com outras lojas de automóveis novos e usados mas também com todas as outras formas de transporte que aquele cliente possa utilizar, por exemplo: ônibus, motocicletas, caronas, táxis. Podemos ir além: tudo o que evita que o cliente tenha essa necessidade de ir de um lugar a outro também é seu concorrente como serviços de entrega, a facilidade de trabalhar em casa… complexo, não é?
O mais importante disto tudo é descobrir primeiramente em que negócio você está e o que seus clientes buscam quando falam com você.
Manter-se perto dos concorrentes pode gerar bons negócios e parcerias.
Seus concorrentes são uma força de melhoria, portanto, evite copiá-los e sim, criar novas formas e estratégias para atender seu público.
Não entre na guerra de preços, ninguém ganha com isso, nem a sua empresa, nem a do seu concorrente e nem o seu cliente.
Use tudo que seus concorrentes têm a lhe oferecer. Pode ser a força que faltava para aumentar as suas vendas! Acredite no seu trabalho, no seu produto, na sua empresa. O sucesso de cada um reside na fé que depositamos no produto e na empresa. Ninguém é capaz de vender ou cuidar de algo que não acredita ou compraria.