A grama do vizinho só será mais verde se assim você enxergar. A inveja é uma relação dual: alguém quer ter ou ser o que o outro já tem ou é. Não raro identificamos aquele que deprecia o trabalho do colega, rouba ideias e se apresenta como autor criativo e comprometido com a empresa.
Infelizmente, a sociedade estimula a inveja o tempo todo, pois há competição entre as pessoas a todo minuto, já que os profissionais precisam se destacar para garantir que outra pessoa não tome seu lugar.
Rogério, um gestor comercial que atua no ramo de autopeças há 15 anos, estava com dificuldade em fortalecer sua equipe de vendas e buscou orientação profissional para criação de planos de ação para o desenvolvimento de seus vendedores.
A área de vendas é um exemplo em que a inveja pode surgir quando a avaliação de performance e a clareza de metas e resultados não forem claros, definidos e alinhados entre equipe, gestor e empresa.
Baseado nesses indicadores, Rogério estabeleceu a meritocracia produtiva na equipe, com campanhas que propiciassem um desempenho parcialmente coletivo e parcialmente individual. Assim, o resultado de cada um dependia do seu próprio esforço. Até determinada altura da campanha, todos trabalhavam em equipe e tinham as mesmas chances, minimizando um possível mal-estar entre os colaboradores.
Subir pelos próprios méritos
Esqueça dos outros e foque em você: concentre-se no que você tem e na melhor forma de usufruir de tudo isso. Para isso, trabalhe a autoestima e a autoconfiança.