Oferta de trabalho

Na ânsia por encontrar uma nova oportunidade de trabalho, é comum que os candidatos caíam na armadilha de aceitar a primeira oferta que aparece, pois tudo parece melhor que o emprego anterior. Entretanto a decisão deve ser pautada numa análise minuciosa do que é proposto pela nova empresa.

Salários maiores e benefícios mais atraentes nem sempre são sinônimos de evolução profissional. Mais do que remuneração, é importante você verificar se a empresa oferece oportunidade de crescimento e perspectiva de futuro para os colaboradores.
Outro fator a ser analisado é como a empresa lida com a cobrança de resultados dos seus colaboradoes. Mais do que esta cobrança e comprometimento com o trabalho realizado, o ideal é que preze também por ambientes de trabalho saudáveis que valorizem a presença de valores humanos, pois toda empresa tem sua missão, visão e valores. É imprescindível que estes três quesitos sejam compatíveis com nossa missão, visão e valores pessoais e profissionais. Tenho falado sobre isso nas minhas palestras sobre O Sentido do Trabalho.

Quanto maior a congruência dos valores da empresa com o do colaborador, maior é comprometimento e o sentido de pertencimento neste ambiente e quanto mais nos sentimos pertencentes, mais produzimos e encontramos um Trabalho com Sentido.

Deve existir também um alinhamento entre o que você quer para o seu future e o que a empresa tem a oferecer. Não caia na sua própria armadilha. Os erros de escolha podem ocorrer pelo imediatismo, falta de planejamento e de autoconhecimento profissional.

O emprego ideal não existe mas o adequado sim. Reflitir sobre como você tem vivido a sua vida profissional , como quer construí-la e o que realmente é importante para você somado a um planejamento de carreira são os melhores indicadores para se tomar a decisão certa.