Observe os torcedores e os jogadores em um estádio de futebol. Os torcedores assistem ao jogo, motivam o time e os jogadores querem vencer o adversário. Cada pessoa está assistindo a partida de forma individualizada, ainda que possa haver comunicação e energia coletiva. A equipe de jogadores também é um conjunto de pessoas, só que com algumas atitudes bem específicas.

continua após a publicidade

Nos treinamentos de trabalho em equipe gosto muito de comparar o esporte com nosso ambiente empresarial enfatizando algumas atitudes que podem garantir o bom desempenho individual dentro das equipes:

1 – Seja participante – Procure estar sempre atento aos acontecimentos do dia a dia e apresente sugestões de melhoria geral.

2 – Tenha senso de autocrítica – Reconheça suas falhas de desempenho evitando perdas de tempo e desgaste de outras pessoas com justificativa sem fundamento.

continua após a publicidade

3 – Saiba ouvir – Todos têm o direito de expressar opiniões. Devemos deixar as pessoas concluírem sua linha de raciocínio antes de argumentar.

4 – Tenha senso de urgência – Tudo tem um tempo para ser feito. É nosso dever fazer com que as coisas aconteçam no tempo previsto. Se puder diminuir esforços e reduzir o tempo da execução, melhor.

continua após a publicidade

5 – Administre com objetividade – Não aja ou julgue com base na teoria do “achismo”. O fato por si só, basta como evidência.
6 – Seja persistente – Busque sanar as dúvidas através de auto treinamento. Caso não consiga, busque recursos e lembre-se: esperar de bandeja é próprio dos acomodados.

7 – Não destrua – Criticar com espírito destrutivo demonstra falta de habilidade. Reflita: o processo de implosão destroi em segundos um edifício que demorou anos para construir.

8 – Acredite no trabalho/produto/empresa – O sucesso de cada um está na fé que se deposita no produto/empresa. Ninguém é capaz de vender ou cuidar de algo que ele(a)próprio(a) não acredite ou compre.

Se faltar uma destas atitudes no seu time, cuidado. Provavelmente não está numa equipe de trabalho e sim, num grupo que não irá atingir grandes conquistas.