O que podemos aprender com Michael Phelps, nadador norte americano vencedor de 23 medalhas de ouro? Vale a pena ler a entrevista do seu técnico Bob Bowman e por que não, também começar a praticar?
Além do treinamento físico e do incrível talento nas piscinas, Phelps já afirmou que sua preparação mental também é um diferencial que o coloca na frente dos demais nadadores.
O atleta contou que tem um segredo na hora de se concentrar e se preparar para a prova que o ajuda bastante. Antes de cair na água, ele visualiza diferentes cenários, tanto positivos quanto negativos e bola planos de ação para cada um deles. “Ele é o melhor, em termos de visualização de prova”, disse Bowman.
Da prova perfeita aos mais diversos contratempos – como óculos de natação quebrados ou traje rasgado, por exemplo – tudo passa pela cabeça do atleta.
Segundo o técnico, Phelps tem, de antemão, em seu “banco de dados”, uma programação para cada um dos diferentes cenários que se apresentarem durante a prova.
Pergunto: qual a vantagem disso para Phelps e para qualquer profissional que fizer a mesma coisa? A confiança de saber que há um plano para tudo.
Fica então a reflexão para a nossa carreira fora da água. Conseguimos criar diferentes cenários e soluções para cada problema? O quanto estamos preparados tecnicamente e sendo preventivos nas tomadas de decisão? Pode ser que não seremos um Phelps mas podemos ser nossa melhor versão profissional. Basta treinar, e muito!