Meu Plano B

O empresário Ricardo, 54 anos, precisou passar pela crise da meia idade para descobrir o que realmente nasceu para fazer: cozinhar. Trocou o mercado imobiliário, plano A de carreira, e um monte de colaboradores por um computador em sua casa.

Quando tinha 49 anos, me procurou angustiado sem saber que caminho seguir futuramente. Na nossa primeira conversa descobriu que já tinha conquistado tudo o que tinha traçado para si, que era ganhar dinheiro e mesmo assim, não se sentia feliz profissionalmente.

A cozinha sempre foi um hobby de final de semana em que Ricardo convidava amigos para compartilhar suas receitas. E foi num destes encontros que um de seus amigos surgiu com uma idéia: por que não dar aulas sobre o que você sabe e gosta de fazer que é cozinhar? A partir deste momento, Ricardo iniciou o plano B da sua carreira.

Começou a divulgar suas receitas na internet até tomar coragem e fazer uma nova experiência. Alguns meses depois, montou um curso básico de culinária. Este curso foi tão procurado que teve que organizar outro e assim por diante. Foi então que fundou uma oficina de gastronomia para homens que cozinham nos finais de semana. Hoje Ricardo diz que não separa mais trabalho de lazer!

‘Todo problema pode ser visto como uma oportunidade de benefícios maiores. Fica-se alerta para as oportunidades quando se está assentado na sabedoria da incerteza. E, quando a prontidão encontra a oportunidade, a solução surge espontaneamente.‘ Deepak Chopra.