Medo de falar em público

Na hora de fazer apresentações, poucos profissionais se sentem seguros na frente da plateia, a adrenalina sobe e o ritmo da respiração

aumenta. O livro “A arte de falar em público” mostra uma série de pesquisas que comprovam que este é um medo tão comum como o de cobras!

E por mais que você queira disfarçar, o nervosismo fica evidente para as pessoas. Mas como superar este medo de falar em público?

1 – Encare a apresentação como uma oportunidade

A melhor forma de vencer o nervosismo é estimular pensamentos positivos. A motivação resulta em mais foco na mensagem da apresentação. Pense no que precisa transmitir e como estas informações irão contribuir para os demais.

2 – Treine muito

Dominar o conteúdo, conhecer todo o roteiro e as informações de cada slide são fundamentais para a apresentação. Toda a apresentação deve ter começo, meio e fim e ter um objetivo bem claro. Faça simulações em voz alta, na frente do espelho.

3- Respire

Antes da apresentação, reserve uns minutos para você e respire fundo e devagar. Isso evita de iniciar uma fala de forma afobada.

4- Conheça a sua platéia

Em alguns casos, os ouvintes não são da mesma área. Procure evitar jargões e fale de uma forma que todos possam lhe entender. Fazer analogias com temas do cotidiano e filmes pode ajudar na didática da apresentação.

5- Postura

Utilize roupas com cores neutras, segure um papel de gramatura mais grossa para não demonstrar que suas mãos tremem e evite cruzar os braços.

Muitas vezes, o mais importante é virar a chave, o que quero dizer é que ao invés de pensarmos que faremos uma apresentação, podemos pensar que iremos apresentar o que sabemos com propriedade para outras pessoas, o que irá nos deixar orgulhosos ou que iremos dar uma aula ao invés de uma palestra enfim, cada um pode dar um nocaute no medo de falar em público. A chave do sucesso é criar e treinar o seu nocaute.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo