A mágica tem nome: Feedback

No meio de várias discussões sobre as mudanças que vêm ocorrendo no mercado de trabalho e na gestão de pessoas, um empresário me perguntou o que se deve fazer para as empresas continuarem a serem competitivas e as pessoas a se manterem motivadas e comprometidas. Parei para pensar por alguns instantes e o que me parece é que as pessoas pensam que existe uma fórmula mágica, algo muito especial e do outro mundo que irão ajudá-los. Será?

Vamos falar sobre princípios básicos de gestão de clientes internos (nossos funcionários) e externos (nossos clientes) que eu e você vivenciamos todos os dias. O que é ser um bom líder/gestor e o quanto destas habilidades você já tem desenvolvido? Como você avalia seus funcionários, quais os indicadores para esta avaliação e como seus funcionários ou sócios (caso tenha) avaliariam o seu desempenho?

As suas respostas te ajudam a entender a importância de se ter informações e percepções de pessoas que temos contato frequente a respeito das nossas competências e/ou comportamentos para nos autoconhecer profissionalmente e criar planos de ação como formas de desenvolvimento para crescimento, melhora de performance e consequentemente resultados.

O feedback como ferramenta de desenvolvimento de pessoas

Quais os resultados que quer alcançar para sua empresa? O que tem feito para atingir estes resultados? O que faz seus clientes serem clientes da sua empresa? Como eles avaliam seu produto e ou serviço x atendimento? O que faz seus funcionários trabalharem na sua empresa? O que falta para ter mais resultados, maior satisfação dos clientes e uma equipe comprometida? Some tudo isso e monte a sua forma de atuar. Pronto, a fórmula mágica já existe e se chama feedback, que representa um fortificante para as empresas voltado ao crescimento pessoal e profissional. É uma oportunidade para fazer correções quando estamos “errando o alvo”.

O feedback deve ser realizado por alguém que tenha contato com o profissional avaliado para poder fornecer informações pontuais em relação ao seu desempenho.

E como praticar? Veja na prática algumas dicas e leve-as para a sua realidade:

‘ Informe o objetivo da conversa
‘ Concentre-se no assunto
‘ Informe qual foi a situação indesejada
‘ Ouça a opinião do colaborador
‘ Identifique as eventuais dificuldades
‘ Criem um plano de ação em conjunto
‘ Estabeleça prazos e agende uma reunião de acompanhamento.

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