Venho de uma família empreendedora e faz parte do meu trabalho orientar profissionais em transição de carreira. Assim, conheço diversos tipos de pessoas: aspirantes a empreendedores e os que já estão na estrada há algum tempo. E hoje, vou falar para vocês sobre as algumas ilusões sobre ser empreendedor.
Não vou ter chefe
A meu ver esse é o principal erro cometido ao abrir um negócio. A partir do momento em que decide abrir uma empresa todos os seus clientes passam a ser seus chefes.
Vou ter muito tempo livre
Você pode fazer o seu horário, mas todos os empreendedores de sucesso que conheço trabalham mais de 12 horas por dia e nos finais semana. Nos primeiros anos de vida de um negócio é onde o seu fundador é mais exigido.
Vou ganhar muito mais em pouco tempo
Uma das grandes ilusões do aspirante a empreendedor é acreditar que vai ter um salário maior do que se ganha como funcionário. São meses trabalhando sem receber salário para não onerar a empresa ou tirando o mínimo suficiente para a própria sobrevivência.
Só vou fazer o que gosto
Acredite, você vai fazer o que gosta. E vai fazer muitas outras tarefas que não é do seu agrado.
Meu parente será meu sócio
Avalie se a pessoa tem características e habilidades importantes para o negócio que você não tem. Veja se o seu parente está alinhado com o que você planeja para o futuro da empresa.
Não estou desencorajando ninguém a empreender. Só estou trazendo um pouco de realidade para as pessoas que estão buscando esse caminho. Existe hoje um certo glamour em torno do empreendedorismo criado pela mídia mas que na prática é um pouco ou muito diferente!