Você está se aproximando de um novo estágio em sua carreira. Independente das mudanças serem impulsionadas por forças externas é hora de examinar para onde você deseja ir e como quer reordenar os vários aspectos da sua vida profissional. A opção que fizer para lidar com esta transição afetará sua satisfação pessoal e profissional nos próximos anos.
Tendo orientado profissionais de diversas áreas no redirecionamento de suas carreiras, compreendo que “não existem dois profissionais iguais”. Mesmo assim, o processo de redefinição dos caminhos profissionais engloba uma série de fatores em comum – indicadores e métodos úteis que auxiliam as pessoas a encontrarem sua próxima posição. Uma profunda avaliação da situação contextual e atual irá auxiliá-lo nas futuras escolhas para sua carreira. Então reflita:
1 – É hora de eu continuar a ser empregado ou buscar uma atividade independente?
2 – Agora é hora de tornar-se um consultor, aceitar uma posição acadêmica ou investir numa pós graduação MBA?
3 – Uma mudança de cidade ou uma posição internacional impulsionaria minha carreira neste momento?
4 – Qual será o impacto que minha decisão profissional terá na minha família?
5 – Essa é a hora de fazer o que eu sempre desejei fazer?
6 – Como irei cuidar das minhas finanças nesta fase de instabilidade?
As pessoas irão perguntar o que aconteceu e você pode não se sentir à vontade nos primeiros momentos. Não se sinta constrangido. Lide com naturalidade e racionalidade o fato de não estar mais na empresa. Tudo muda, tudo gira e tudo se transforma. Valorize quem Você É e não, o que você está. Faz sentido?.