Fui demitido. Dicas para entrevista

Toda boa entrevista consiste numa troca mútua de informações e neste momento sua postura e expressões verbais e corporais são analisadas. A preparação para uma entrevista inicial de emprego é primordial para que se tenha maior probabilidade de sucesso. Pensando nisso, listamos algumas considerações primordiais que irão te ajudar nesta etapa do processo.

. Conheça-se e revise suas realizações, para poder ilustrar suas áreas fortes com exemplos específicos.
. Vista-se apropriadamente e com capricho, planeje chegar um pouco mais cedo para que se sinta mais tranquilo e relaxado.

. Seja educado e agradável, as pessoas contratam pessoas das quais elas gostam e de quem suas secretárias gostam.

. Deixe que quem o está recebendo indique onde você deve sentar e evite apoiar-se ou colocar qualquer coisa sobre sua mesa.

. Seja cuidadoso controlando sinais de nervosismo como balançar os pés e estralar os dedos.
. Concentre-se em suas realizações, experiências, resultados e capacidade de superar problemas.
. Demonstre entusiasmo, interesse e confiança.

. Evite uma discussão antecipada  do salário, não fale sobre compensação até que seu valor tenha sido estabelecido; estes serão negociados em um momento apropriado.

. Seja um ouvinte alerta e observador, responda de acordo.

. Concentre-se na idéia de fazer uma contribuição em um ambiente de equipe,  a competência sozinha não vende; você deve ser visto como uma pessoa que será produtiva de uma maneira compatível.

. Siga o ritmo do entrevistador, construindo interesse no sentido de seu objetivo. Se a conversa acabar, faça perguntas que mergulhem mais em áreas nas quais o entrevistador já mostrou interesse.

. Respeite a confidência de empregadores passados e demonstre um entendimento de quaisquer dificuldades que eles possam ter tido, incluindo aquelas que causaram sua saída. Você pode estar falando com seu futuro empregador e estará demonstrando quanta consideração você provavelmente mostrará em uma situação de dificuldade.

Acima de tudo, seja você mesmo e não o que você acha que outra pessoa espera que você seja. Mantenha sua dignidade e autorrespeito.

E lembre-se, o entrevistador quer contratar alguém!

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna