A entrevista é a fase principal de um processo seletivo e onde se buscam similaridades profissionais e pessoais para um cargo.
Hoje vamos falar um pouco sobre este processo, que pode gerar muita expectativa nos candidatos. E quanto mais informações tivermos sobre o assunto, melhor poderá ser a nossa desenvoltura neste momento. Selecionei alguns tópicos que mais comentamos durante a preparação para entrevistas:
– A entrevista não é uma ciência exata. Não existem regras mágicas ou respostas pré-fabricadas. O importante é conhecer bem o seu currículo e a área a que está se aplicando.
– Pode produzir ansiedade e alimentar incertezas sobre seu desfecho e resultado final. Portanto, o ideal é sempre manter a calma, caso não entenda alguma pergunta, não há problema algum em solicitar ao entrevistador que repita a questão.
– A entrevista necessita de preparo. Os entrevistadores, em geral, são especialistas e estão preparados para avaliá-lo. Daí a importância de você saber o que quer para sua carreira e como pode contribuir com o seu conhecimento para a vaga.
– Procure conhecer a empresa e o que ela espera do novo profissional. Pesquise sobre os produtos/serviços, clientes, nacionalidade. Faça a pergunta a você mesmo: Me vejo trabalhando nesta empresa?
E como se comportar durante a entrevista?
– Retenha no colo ou em uma cadeira ao lado qualquer coisa que esteja carregando, nunca na mesa do entrevistador.
– Mantenha atenção no entrevistador para entender as perguntas e respondê-las corretamente.
– Jamais fale mal da empresa, colegas anteriores ou se faça de vítima. Lembre-se que esta pode ser a imagem que o entrevistador poderá ter de você. E você contrataria alguém com este discurso se tivesse uma empresa?
“Você nunca terá uma segunda chance para causar uma primeira boa impressão”.