“Cuidado, a vida é para valer. E não se engane não, tem uma só. Duas mesmo, que é bom, ninguém vai me dizer que tem sem provar muito bem provado, com certidão passada em cartório do céu e com firma reconhecida”.

continua após a publicidade

A frase acima é do poeta Vinicius de Moraes, numa das partes faladas do Samba da Benção que nos faz pensar sobre estar bem com a vida, de bem com o tempo, de bem com os outros e de bem com o que se faz. O que fazemos para viver, evidentemente é o nosso trabalho. Ele nos dá o sustento e a dignidade mas pode nos dar mais, pode nos dar o verdadeiro sentido da vida.

Todos os trabalhos são dignos mas temos que ouvir nossa vocação e perceber o significado daquilo que fazemos. Assim, teremos não só um trabalho mas sim, uma carreira e não realizaremos apenas tarefas e sim, causas.

Não acho que para quem o trabalho seja um peso possa ser feliz de fato. Você se contentaria em ser feliz só depois do expediente?

continua após a publicidade

Um dos fatores que contribuem para a felicidade na carreira é o fato do profissional ter desafios constantes, se sentir útil, respeitado e reconhecido por colegas e líderes. E acrescento, ter relacionamentos respeitosos no ambiente de trabalho, ter perspectivas e segurança são os itens que mais contribuem para a satisfação profissional.

Esses fatores porém não são estanques, uma vez que a nossa carreira e o mercado de trabalho estão em constante mudança. O que precisamos entender é que a felicidade não existe no trabalho em si, mas sim quando estamos de bem com nós mesmos e com o que fazemos.

continua após a publicidade

Andréa Montrucchio
É coach e atua para o desenvolvimento da sua carreira.
contato@andreamontrucchio.com.br