No trabalho, as reuniões, os emails, os telefonemas e as tarefas diárias! Todos correm contra o tempo para obedecer à palavra de ordem: dinamismo. E quando não se consegue, vem a frustração e daí culpamos a falta de mais algumas horinhas nos dias da semana. Mas será que são os ponteiros do relógio que aceleram ou as pessoas que desaprenderam a administrar seu tempo?
Muito embora temos a sensação de que o tempo é o grande vilão dos nossos dias em função de sua volatilidade, o que efetivamente compromete nossa produtividade é a conjunção entre a procrastinação (deixar para depois) e a falta de planejamento. O que occorre é que as pessoas se deixam atrair pelas tarefas mais fáceis de serem realizadas deixando de lado as atividades mais difíceis e ou importantes.
Para evitar a procrastinação, precisamos de alguns cuidados para que esse comportamento não se torne uma rotina. O ideal é que divida, quebre a atividade complexa em várias outras menores. Dessa forma, além de se organizar e estabelecer prazos para cada etapa, o profissional pode pedir ajuda a outros colegas ou delegar funções dentro daquilo que precisa ser feito.
Para aquelas situações que surgem inesperadamente e pedem um tempo além do planejado, o segredo é estar sempre esperando por elas. Estas situações ocorrem e vão sempre ocorrer independente dos nossos melhores esforços. Para não permitir que estas adversidades atrapalhem sua produtividade, basta reservar períodos de tempo entre suas tarefas para resolvê-las.
O fato é que não há uma fórmula mágica para controlar o tempo. Mas há maneiras de utilizá-la adequadamente. “Não deixe que o tempo administre o seu trabalho. Administre o seu tempo.”