Um dos maiores desafios dos donos de empresas, principalmente em tempos de crise, é saber como e quando começar um processo de demissão porque em tempos difíceis, de restrições econômicas exige-se que as empresas apertem os cintos e consequentemente reduzam o quadro de funcionários.
Demitir é uma tarefa gerencial das mais árduas. Como se não bastasse o custo financeiro, a empresa também precisa se preocupar com o custo emocional que esses processos trazem.
Por todos esses motivos, cuidar para que um desligamento seja bem feito é muito mais do que necessário, é um imperativo. Para tentar facilitar essa tarefa, seguem algumas dicas que poderão minimizar as consequências indesejáveis desse processo:
1. Planeje
Realize estudos que permitam o domínio dos números, dos impactos, do nível de perda de conhecimento.
2. Esteja preparado
Tenha o domínio dos valores envolvidos, dos direitos legais e dos benefícios que estão sendo concedidos, ou não, por sua empresa. Estar preparado é ter respostas para as principais perguntas e saber o que e como fazer.
3. Seja cuidadoso
Cuide dos detalhes, separe um local para que a conversa aconteça sem interrupções, esteja preparado para as mais diversas reações possíveis desde choro a ameaças. Nunca faça desligamentos coletivos, por telefone ou por email.
4. Finalize com respeito
Essa é talvez a parte mais difícil, momento em que você precisará pegar de volta itens que pertencem à empresa como crachá, telefone celular, computador, documentos e outros.
5. Continue a trabalhar
Seja transparente e cuide para que as pessoas consigam voltar mais rapidamente a sua rotina normal. Processos mal compreendidos podem gerar questionamentos e perdas de motivação e desempenho.
Espero que o seu desafio maior nesse momento seja contratação de pessoas. Mas se a crise estiver batendo à sua porta, espero que essas dicas possam ajudá-lo. Afinal, crises passam, bons profissionais podem retornar em tempos melhores e a organização precisa continuar enfrentando o desafio permanente de sobreviver e crescer.