Um dos principais pontos de atenção nos momentos atuais de instabilidade econômica e principalmente se você está na fase de transição de carreira ou sem trabalhar é o controle financeiro que permite que você passe com maior tranquilidade pelas dificuldades financeiras.
E a primeira pergunta é você sabe quanto gasta? Saber onde e quanto se gasta é o fator determinante para o seu equilíbrio financeiro. Anotar as despesas e as receitas, planejar os gastos, eleger prioridades irão ajudá-lo a entender seus hábitos de consumo e possibilitar um melhor futuro para você e sua família.
Gerencie seus gastos
Evite comprometer seu orçamento e analise a necessidade de uma compra. Na hora de comprar, pense antes: Quero realmente este produto? Preciso deste produto? Devo comprar este produto?
Dicas para ajudar as finanças
Cortes de despesas que afetam outras pessoas da familia deverão ser discutidos em conjunto e não decididos individualmente;
Não deixe de fazer atividades de lazer mas prefira as de baixo custo ou gratuitas;
Evite cortes de despesas que lhe dão um alívio no momento, porém proporcionam riscos no futuro: plano de saúde, seguro do carro;
Cuidado para não se impressionar com o valor da sua rescisão;
Evite emprestar dinheiro neste momento;
Faça uma planilha para anotar o quanto diponibiliza financeiramente, seus gastos e até quando poderá contar com este dinheiro. Isto lhe dará clareza da sua situação atual e poderá evitar gastos desnecessários ou por impulso.