Em tempos de eleições em que estamos como expectadores de debates entre candidatos, analisando seus perfis e propostas de acordo com nossos valores e expectativas, pergunto a você o que mais te chama atenção em relação a forma que este políticos se comunicam?
Política é comunicação e não está presente somente na vida pública.É uma atividade humana ou seja, onde houver interação haverá política e existe dentro de casa,nos negócios, nas empresas, entre alunos e professores…
Na Grécia antiga, o filósofo Aristóteles foi um dos pioneiros a escrever sobre oratória que é conhecida como a arte de falar bem e de persuadir através da palavra falada.
Imagine que você é um candidato às eleições da sua cidade e precisa utilizar além do seu conhecimento, a sua comunicação. Que tipo de candidato você seria e como você se comunicaria com o seu público? Esta reflexão se faz para a nossa vida profissional independente do cargo que assumimos.
Converso com muitos profissionais que me falam sobre a dificuldade de se expressar em público, reuniões, com seus chefes, etc . Para você iniciar sua campanha: Quero ser mais assertivo na minha comunicação, vale estar atento à estas reflexões e dicas:
O que preciso saber para apresentar-me bem;
O que preciso treinar e desenvolver para tornar minha comunicação mais eficaz?;
O que devo fazer para aprimorar a minha comunicação?;
Fazer contato visual;
Fazer acenos afirmativos com a cabeça e expressões faciais apropriadas;
Evitar ações ou gestos distraídos;
Fazer perguntas e evitar interromper o emissor ;
Não falar demais;
Fazer transições suaves entre os papéis do orador e de ouvinte.
Seja para qualquer tipo de exposição, é necessário treino e determinação. Com este roteiro em mãos você já pode iniciar sua campanha e se comunicar de forma mais clara, pontual com seu público transmitindo a mensagem que realmente quer e precisa ser transmitida.