Para melhor compreender o tempo e o quanto podemos aproveitar dele, é preciso estabelecer prioridades e este hábito exige determinação muito grande, já que o ser humano tem propensão a priorizar aquilo que muitas vezes não é relevante mas sim o que é mais fácil de ser executado.
Mas como gerenciar a vida de forma eficaz?
Para se ter uma idéia do controle do tempo, é necessário concentrar as atividades importantes e não urgentes como planejamento o qual é a melhor ferramenta para gerenciar as atividades cotidianas, pois ajuda a identificar as tarefas mais importantes, ordená-las, atingi-las além de eliminar as que não têm importância e que roubam horas do seu dia.
Saber dizer não
Para poder dizer sim a prioridades importantes mas não urgentes, é preciso aprender a dizer não a outras atividades que normalmente são coisas aparentemente urgentes.
O mais difícil é distinguir entre o que é importante e o que não é.
A saída é parar e pensar um pouco antes de dizer sim ou não. O dizer não muitas vezes afeta outras pessoas.
Então, antes de dizer não, é necessário justificar e ponderar a respeito do impacto que isso irá causar nas pessoas e nos resultados esperados.